Qual é o Significado da Páscoa Para os Cristãos?

Você é o tipo de pessoas que se anima com a proximidade da páscoa? Basta os primeiros ovos de chocolate serem colocados nos mostruários aéreas das lojas e supermercados para começar a planejar a distribuição do chocolate entre seus familiares e amigos? Se sim será que você conhece o significado da páscoa para os cristãos? Continue lendo e entenda.

Significado da Páscoa Para os Cristãos

Para os cristãos, a Páscoa, é uma das festividades mais relevantes uma vez que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus e nosso Salvador. A comemoração anual acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, o começo da primavera no Hemisfério Norte e começo do outono no Hemisfério Sul. Essa data acontece sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

É interessante mencionar que existem diferentes religiões cristãs de maneira que são realizadas celebrações distintas da Páscoa. Os católicos e os protestantes comemoram a data de formas diferentes. Os primeiros não comem carne durante o período da Quaresma, algo que não está restrito para os últimos. Os católicos celebram todos os dias da Semana Santa, algo que os protestantes também não fazem. Para os protestantes a relevância para celebração está na Sexta Feira Santa e no próprio Domingo de Páscoa.

Significado da Páscoa

Significado da Páscoa

Quaresma e Semana Santa

A Quaresma é um período de 40 dias que precede a Semana Santa e a Páscoa em que os católicos passam por penitências para relembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto e do sofrimento que ele enfrentou ao ser crucificado. O início da Semana Santa se dá com o Domingo de Ramos em que os católicos relembram o momento em que Jesus entrou em Jerusalém. As pessoas cobriram a estrada com folhas de palmeira como uma forma de celebrar a chegada do filho de Deus.

Por sua vez a Sexta Feira Santa tem como objetivo relembrar a crucificação de Jesus. O domingo de Páscoa é a comemoração da Ressurreição de Cristo e a primeira aparição que eles faz para os seus discípulos.

Libertação da Escravidão no Egito

É importante ressaltar, no entanto, que a páscoa já era festejada antes do Cristianismo como uma celebração da libertação do povo hebreu do regime de escravidão em que viviam no Egito. Os hebreus foram escravos por cerca de quatro séculos e conforme a Bíblia, Jesus, teria participado de diversas celebrações de páscoa quando era adolescente.

Aos doze anos ele teria sido levado para a primeira comemoração pascal por seus pais, Maria e José. Dentre essas menções a esse tipo de celebração a mais famosa com certeza é a “Última Ceia” em que Jesus e seus apóstolos realizaram a comunhão do sangue e do corpo de Cristo sob os símbolos do vinho e do pão, respectivamente.

Páscoa dos Judeus

Os judeus comemoram na Pessach (Páscoa) a libertação do povo hebreu da escravidão em que viviam no Egito. A libertação aconteceu no período da primavera, no mês hebraico de nissan, que acontece nos últimos dias de março e primeiros dias de abril. Os festejos então se fundiram com tradições religiosas do povo hebreu. O Cristianismo ampliou o poder de alcance da Páscoa por atribuir um novo sentido a comemoração.

A comemoração dos judeus se dá da mesma forma como é apresentada no Êxodo da Bíblia. As festividades de Pessach / Pesach incluem fazer um jantar especial para celebrar o “Sêder de Pessach” com o objetivo de promover a reunião de toda a família. A Páscoa é celebrada durante sete dias pelos judeus.

Significado dos Símbolos da Páscoa

A seguir vamos apresentar os significados dos principais símbolos da Páscoa.

Ramos de Palmeira

Ramos de Palmeira

Ramos de Palmeira

Durante as celebrações da Semana Santa as igrejas usam folhas de palmeira na decoração como uma forma de lembrar as folhas de palmeira que foram usadas para cobrir a estrada quando Jesus estava se encaminhando para Jerusalém. Hoje em dia as folhas de palmeira são um sinal de boas-vindas a Jesus Cristo.

Cordeiro

Cordeiro

Cordeiro

Um símbolo bastante antigo da Páscoa e que faz referência a aliança que Deus fez com o povo hebreu no Antigo Testamento. A comemoração da Páscoa naquela época era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o cordeiro de Deus responsável por tirar todos os pecados da humanidade.

Círio Pascal

Círio Pascal

Círio Pascal

Trata-se de uma vale de grande porte ornamentada com as letras gregas alfa e ômega cujo significado é ‘início’ e ‘fim’, respectivamente. Essa vela é utilizada durante as missas realizadas na Semana Santa. Os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz são inseridos nessa vela durante a Vigília Pascal. Essa vela é acesa no Sábado de Aleluia e sua luz é a representação da Ressurreição de Cristo.

Peixe

Símbolo dos apóstolos que eram pescadores, representa a vida e a palavra peixe em grego, IXTUS, era usado como acróstico de “Iesus Xristos Theos Huios, Sopter”, traduzido como “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”. Uma das tradições da Páscoa cristã consiste em comer peixe na Sexta Feira Santa.

Simbolo Pascoal - Peixe

Simbolo Pascoal – Peixe

Ovo de Páscoa

Os povos antigos do Mediterrâneo tinham como hábito presentear as pessoas a quem queriam bem com ovos já que eles simbolizam o nascimento e a vida. Nas festas de comemoração do início da primavera – época em que acontecia o plantio – ovos eram cozidos, pintados e distribuídos como presentes para representar a vida e também a fertilidade.

Esse hábito passou a fazer parte dos festejos cristãos de Páscoa sendo que os ovos eram decorados com imagens de Jesus e Maria. Inclusive em muitas culturas é possível encontrar esse hábito dos ovos pintados atualmente. No mundo moderno os ovos são de chocolate.

Coelho de Páscoa

O coelho é um símbolo da fertilidade e da vida pelo fato de ser um animal com grande facilidade de reprodução. Representa a esperança de vida que a Ressurreição de Jesus Cristo traz. O animal já era um símbolo de fertilidade em diversas culturas já que no começo da primavera esse era o primeiro animal a sair da toca. Hoje em dia é possível saborear coelhos de chocolate na Páscoa.

Gostou de saber mais sobre a Páscoa? Curta e Compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.