O Que Fazer Para Diminuir a Vontade de Fumar?

 Estima-se que ao redor do planeta mais de 20 % da população mundial seja fumante, portanto mais de 1 bilhão de pessoas que possuem uma dependência, que pode ser tanto física quanto psicológica, em uma substância presente na constituição do tabaco: a nicotina, um tipo de droga que causa um vício severo em seus usuários. 

 A prática de fumar é ancestral e realizada há muitos séculos pelos nossos antepassados que viviam na América, continente de onde o tabaco é originário, e que foi até mesmo exportada para vários países quando os europeus chegaram nas terras americanas, evento que ocorreu a cerca de 500 anos. Nos anos posteriores, de tanto que este hábito ficou popular, uma indústria gigantesca foi formada voltada exclusivamente para a área do tabagismo, ela foi, e ainda hoje é, capaz de movimentar uma quantidade abundante de dinheiro, transformando seus donos em verdadeiros magnatas. Contudo o passar do tempo também trouxe avanços na área das ciências, o que possibilitou a constatação definitiva de  que fumar não é nada saudável e pode acarretar problemas seríssimos para os seus usuários. Desde que essa descoberta foi feita, há um esforço promovido por muitas áreas para que tal prática deve ser largada o mais rápido o possível, os profissionais da saúde, os governos e até mesmo religiosos fazem extensivas campanhas para este fim, no entanto como acontece em qualquer outro vício, abandonar o hábito de fumar não é nada fácil. porém é necessário a todos que se importam com a própria saúde, assim como a dos demais, afinal .

 Neste artigo conheça os principais males causados pelo uso dos cigarros e confira também dicas para reduzir, ou até mesmo parar,com a vontade de fumar.

Problemas Que o Tabagismo Causa

 O tabagismo é uma prática traiçoeira, enquanto no começo do hábito o fumante pode não sentir quaisquer perturbação no seu cotidiano, o passar do tempo vai certamente trazer algumas complicações. Dentre os mais de 50 problemas possíveis, veja agora os mais comuns.

– Mau Hálito, Cáries e Dentes Amarelados

 A boca é um dos primeiros componentes do corpo humano a sofrer com o impacto causado pelo hábito de fumar, e o mais visível também, afinal é uma das partes que mais ficam expostas e é extremamente sensível. O mau cheiro no hálito é um dos primeiras problemas enfrentados pelos fumantes, ele ocorre devido às substâncias presentes na nicotina, além disso fumar resseca a boca e atrapalha a respiração, o que provoca este incômodo. Já as cáries surgem porque os cigarros afetam as gengivas, que são essenciais para a circulação e manutenção da arcada dentária. Os dentes amarelados advém da nicotina e do alcatrão, elementos presentes no tabaco, cujas substâncias penetram os dentes fazendo a coloração deles sofrer alterações.

– Impotência Sexual

  Assim como todas as partes do corpo, o pênis precisa que haja sangue passando por ele, quando há a necessidade de ficar ereto para relações sexuais, este membro recebe o fluido de forma muito mais rápida, sendo que é através de vasos sanguíneos que ele chega até o órgão sexual. Contudo quando se é fumante este sistema é seriamente prejudicado, isto ocorre principalmente porque o hábito do tabagismo entope os vasos sanguíneos, o que não permite que o sangue circule corretamente.

Impotência Sexual

Impotência Sexual

– Doenças Respiratórias

 O aparelho respiratório sofre muito com o tabagismo, e é a fumaça um dos responsáveis por isso, pois a inalação dela queima as estruturas que leva o ar até os pulmões, resultando em uma dificuldade para respirar. Além disso também se forma uma concentração de pus nos pulmões, o que causa muita tosse e o famoso pigarro. 

– Entupimento dos Vasos Sanguíneos

Entupimento dos Vasos Sanguíneos

Entupimento dos Vasos Sanguíneos

 O hábito de fumar, como revelado anteriormente, prejudica muito o trabalho dos vasos sanguíneos, o que causa uma série de problemas que vão além da impotência sexual, pois as artérias vão se atrofiando, o que impossibilita que o sangue flua corretamente, isto no futuro pode levar o paciente a desenvolver uma dificuldade para caminhar ou mais futuramente a ter trombose ou até mesmo causar um acidente vascular cerebral (AVC).

– Perda das Capacidades Cognitivas

 Após vários anos de pesquisas, especialistas conseguiram comprovar que fumantes sentem mais dificuldade na hora de adquirir conhecimento, portanto as capacidades cognitivas, como por exemplo a memória, o raciocínio, a atenção e associação, são seriamente afetadas.

– Câncer

Dentre todos os males causados pelo constante uso do cigarro o câncer é o que ganha maior destaque, isso porque essa é uma das doenças cujo tratamento é mais complicado, sendo que alguns tipos não tem nem mesmo cura. Diversos tipos de tumor tem como principal fator o tabagismo, entre os mais comuns se encontram o câncer de pulmão, o de laringe e o de faringe, no entanto ele também pode causar os de boca, os de bexiga, os de estômago e uma série de outros. Estima-se que atualmente cerca de 30 por cento dos casos de câncer tem como origem a dependência no cigarro. 

O Que Fazer Para Diminuir a Vontade de Fumar?

 Parar com o tabagismo é um passo fundamental para uma melhoria significativa na saúde, no entanto este processo, para ser executado corretamente, precisa de um acompanhamento profissional para auxiliar no decorrer dessa jornada. Algumas dicas podem ser seguidas por vontade própria, mas se puder contar com ajuda médica, procure o mais rápido o possível, pois além de facilitar a desintoxicação, irá torná-la mais segura.

Quebrando o Cigarro

Quebrando o Cigarro

 Quem planeja ou já enfrenta este processo precisa ter sempre em mente uma noção básica, a de que não existe nenhum tipo de milagre para se livrar da dependência, o que existe é tempo e vai ser ele o responsável por se livrar, ou até mesmo apaziguar, o vício. Em razão disso aqueles que estão procurando parar com o tabagismo precisam ter paciência e nunca deixar o desânimo os abater. Deslizes e recaídas, por mais que não sejam recomendadas, são comuns, assim elas não são motivos nem desculpas para abandonar completamente o objetivo final.

– Pratique Exercícios Físicos 

 Durante o processo de desintoxicação é comum que haja, por parte dos ex-fumantes, grandes ataques de ansiedade, a prática de exercícios físicos diários ajudam bastante nestes períodos, pois controlam a fissura, frequente neste período.

Pratique Exercícios Físicos 

Pratique Exercícios Físicos

 Outra vantagem advindas das atividades é a perda de caloria, pois é comum que as pessoas que estão tentando parar com o tabagismo consumam mais quantidade de comida que o comum, deste modo é frequente o ganho de peso que pode ser indesejável para muitos, portanto exercícios são a melhor alternativa para evitar isso.

– Procure Terapia

 Além de cuidar do corpo tomar conta da mente também é fundamental, e este processo pode levar a um desgaste psicológico que pode prejudicar toda a evolução. Por estes motivos procure acompanhamento de um profissional deste ramo, assim saberá lidar mais corretamente com emoções indesejadas que podem eventualmente surgir.

Terapia Para Parar de Fumar

Terapia Para Parar de Fumar

– Faça Atividades Terapêuticas

 Outro elemento que pode auxiliar a terapia é a prática de atividades terapêuticas, elas servem tanto para estimular como para acalmar a rotina do paciente e é uma ótima pedida para um processo tão turbulento. Essa atividades podem incluir ler, cozinhar, meditar ou qualquer forma de arte. É ideal que seja algo prazeroso para quem a pratica.

– Reconsidere as Companhias e os Ambientes 

 Rever a nossa vida social é um ponto de importância durante o processo de abandono de um vício, o lugar onde frequentamos e quem nos acompanha pode prejudicar a evolução, pois está em um lugar onde as companhias são fumantes não é nada bom para quem busca abandonar o vício, pois além de poder causar um desejo excessivo, não é raro que haja pessoas neste ambiente que desmotive quem busca parar com o tabagismo.

– Remédios

Há alguns casos em que o paciente encontra uma dificuldade extrema para parar de fumar, nestas situações o médico pode vir a indicar alguns medicamentos. Contudo nunca se deve tomá-los sem prescrição, pois eles tem vários efeitos colaterais que podem levar a quadros graves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.