Costumes que Herdamos dos Franceses

1)A História Francesa e sua Relevância Para o Mundo

Dentre as nações que contribuíram culturalmente para a sociedade contemporânea, uma das que mais se destaca, indubitavelmente é a França. Não é atoa que inúmeras palavras francesas invadiram todos os idiomas, sem serem traduzidas. Assim como a cultura inglesa e americana, (que impuseram sem força, palavras em inglês pelos dicionários das mais diversas nações), não é incomum encontrarmos nomes de comidas, comportamento, e invenções modernas, sendo chamadas por nomes em francês ou derivados dessa língua.

Mesmo que não seja a língua mais falada do mundo, o idioma da terra de Napoleão se espalha por 5 continentes. No total são 47 países e 247 milhões de pessoas falando o francês. Em muitos casos, como no Canadá, a língua francesa está presente em uma grande área ( no caso Quebec), circundada por outros territórios, que falam outra língua dentro do mesmo país.

Mesmo que a língua tenha sido uma imensa contribuição para a humanidade, existem outras que se encontram presentes em toda a sociedade moderna. Podemos citar a Revolução Francesa, que se trata de um dos movimentos sociais mais marcantes de toda a história. A história trata o desenvolvimento das relações humanas, como antes e depois da Revolução Francesa ( a Revolução Francesa marca o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea). Essa revolução denotou papel superior a burguesia, dando menor destaque ao proprietários de terras. Dessa forma o capitalismo rompeu definitivamente todos os traços que ainda restavam do feudalismo e suas megalomanias aristocráticas, se aliando a um movimento que nascia na Inglaterra, conhecido como Revolução Industrial.

História Francesa

História Francesa

Outro lado da Revolução Francesa que transcendia a economia, era o atrelado as relações sociais. Antes do período de 10 anos que compreendeu a revolução, uma monarquia (comumente absolutista) dominava a França, e os outros países da Europa. A população que passava necessidades básicas ligadas a moradia, alimentação e saneamento, assistia de longe os luxuosos estilos de vida de toda a realeza, que era acompanhada das nobrezas que a cercavam. Depois de duas guerras em sequencia (Guerra da Independência e da Guerra dos Sete anos), um movimento encabeçado pela burguesia francesa , começou através do pensamento iluminista a pregar igualdade, e o fim dos benefícios nababescos que  toda a primeira e segunda classes possuíam. Em suma este movimento se espalhou por todos os países do mundo, resultando em revoluções que alteraram toda a história da humanidade.

2) Costumes Herdados Pelos Brasileiros Vindos da França

É inevitável que alguns costumes sejam passados de pessoas para outras, inclusive é muito salutar. Pais passam costumes para seus filhos, que no fim das contas acabam vindo de seus avós. Entre os países isso também é muito comum.

Um dos costumes franceses que o Brasil mais tomou para si, é o de ser politizado. Pode parecer normal que um país se interesse pela política, mas não são todas as nações que se interessam tanto pela vida politica de seu país. Esse costume é vindo da França, que tem seu povo engajado desde meados da Revolução Francesa, e toda a insatisfação que o movimento procurou traduzir em protestos.

Brasileiros na França

Brasileiros na França

A leitura é algo que os franceses exportaram com muito força para o Brasil. Hoje o mercado de livros físicos, e e-books, é um grande gerador de renda no Brasil, superando muitos outros setores, que em teses teriam muito mais atratividade ao consumidor final. O costume da leitura também é, em grande parte, trazido pelos franceses. Na França, é muito comum encontrar habitantes lendo pelas ruas, procurando sempre exercitar a mente, ao mesmo tempo que se divertem. Pelas praças, ruas e margens de rios, podemos observar franceses lendo, enquanto relaxam e elevam seu intelecto. A livraria mais famosa do mundo está na França, a gigante Shakespear & CO.

A reivindicação de direito trabalhistas que tanto marcaram o Brasil nos anos 80 e 90, como os movimentos do ABC paulista, também são originários da França. Por lá, as greves eram muito costumeiras, por conta do lado crítico que os franceses possuem, sempre requisitando seus direitos. A solidariedade e compaixão, é uma posição sempre presente entre os franceses, assim como sempre se fizeram presentes entre os brasileiros.

Um costume muito peculiar entre os franceses é a abertura e bom humor, que os garçons tem no trato com os clientes e bares e em restaurantes. Essa informalidade que hoje no Brasil é quase como uma entidade, proporciona a grande paixão que o brasileiro tem pelos barzinhos. Muitas vezes clientes e garçons se tornam amigos, e isso faz com que a economia se aqueça, pois as pessoas preferem sair, do que comer e beber em casa. Mas engana-se quem pensa que em todos os lugares do mundo isso acontece. Na maioria dos países a relação entre clientes e garçons é bem profissional, portanto o costume brasileiro de ter uma relação ampla e bem espirituosas com os garçons, nos tornam tão especiais quanto aos franceses.

 3) Presença da Cultura Francesa no Brasil

Existem muitos aspectos da nossa vida que tem a presença francesa, com frequência constante e as vezes imperceptível.

3.1) Revoluções Influenciadas pela Revolução Francesa

Os impactos da Revolução Francesa no Brasil, não apenas foram diretos, como estarão nas bandeiras de estado e livros de história por toda a eternidade. Vamos enumerar a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira.

3.2) Presença da Língua Francesa no Dicionário e no Cotidiano

Precisaríamos de uma matéria toda dedicada a presença das palavras em francês no nosso idioma. Existem muitos itens do nosso cotidiano, que levam nomes advindos do idioma francês. Para começar, podemos citar o metrô. Esse meio de transporte presente nas grandes cidades brasileiras, vem da palavra “metropolitaine”. Essa palavra faz menção aos grandes centros urbanos e as adaptações necessárias que o sistema tem de fazer, para arquitetar a adaptação ao constante aumento de pessoas e meios de transporte.

A palavra “menu” presente nos cardápios, controles remotos, aplicativos e sites também vem do francês. Em restaurantes também pode ser trazida como cardápio. A palavra traz a ideia de uma lista com várias opções, uma espécie de repositório que serve de escolha para os clientes, indicarem aquela que mais lhes agradam.

Língua Francesa

Língua Francesa

Para fechar podemos lembrar daquele famoso ligar presente em todos os barzinhos e restaurantes por todo o Brasil conhecido como “Toalete”. Muitas vezes é tido como uma maneira mais formal de se referir aos banheiros. No francês a palavra é “toilette”, e assim como do inglês “WC”, referencia aos sanitários espalhados pelos mais diferentes locais.

3.3) Automóveis Franceses

As marcas de automóveis francesas são de grande qualidade, altamente identificáveis, e estão presentes por todas as ruas brasileiras. Podemos começar com a Renault. A Renault está presente inclusive na maior competição de automobilismo do mundo, a F1. Com o slogan “Passion for Life”, a Renault já tem 121 anos e foi criada por Louis Renault.

Outra montadora muito presente no Brasil é a Peugeot. A Peugeot ( pronúncia Pejô), foi criada em 1896, e no meio do século passado chegou ao Brasil. Seu fundador Armand Peugeot, conseguiu com que sua empresa chegasse a vários países do mundo, inclusive no Brasil. No nosso país, há muitos anos, se encontra na lista das montadoras com carros mais vendidos.

3.4) Alimentos Franceses

A culinária francesa é muito presente nos países pelo mundo, e no Brasil não é diferente. Quantas vezes você foi numa churrascaria ou restaurante, e por lá não se encontrava a opção “a la carte”? Esse termo é francês e significa, o pagamento por aquele item exclusivo.

Na culinária dos doces podemos destacar o “petit gauteau” que na tradução literal é o pequeno bolo, uma iguaria francesa que mistura bolo, cobertura e sorvete. Além dessa, vale destacar o “croissant”. Do francês com tradução literal “crescente”, pode ser doce (forma mais comum), mas também salgado. Uma iguaria francesa encontrada nos bares e restaurantes brasileiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.