O Que é Ginástica Contemporânea?

Em tempos de quarentena, procuramos a todo tempo por novas atividades para não ficarmos no tédio. A maioria do tempo as pessoas desejam ser produtivas, fazer novos cursos online, aproveitar o tempo para desenvolver novas habilidades, aprender novas línguas e novas receitas, realizar atividades físicas.

Em alguns sites especializados mostram que nossas pesquisas feitas nos sites de pesquisa mudaram totalmente durante esse período, antes o número de pessoas pesquisando “looks” para festas, ou então tutoriais de maquiagens era absurdo, hoje esses números vão sendo dispersados por pesquisas inusitadas para aprender a cozinhar e principalmente para fazer algum tipo de exercício físico em casa. Seja você idoso ou jovem, pode encontrar um tipo de exercício que o agrade.

Sabemos que exercícios pesados são complicados quando somos totalmente sedentários, por essas razões muitos profissionais estão investindo em vídeos e até treinamentos personalizados para conseguir manter seu trabalho e ainda ajudar as pessoas a se manter ativa.

A intenção da maioria é realmente manter o corpo em movimento, deixando de lado a preguiça e usando que seja um espaço bem pequeno da casa e o próprio tapete da sala. O grande problema é que exercícios de forma errônea podem ocasionar lesões no corpo.

Por isso para você que está a muito tempo parado, ou nunca fez alguma atividade, é interessante começar com algum tipo de ginástica, que vai manter seu corpo em movimento, mas não irá forçar muito dele.

Ginástica

É um tipo de atividade física muito antiga que se desenvolveu na Grécia Antiga, mas que com o tempo foi se modificando até a ginástica que conhecemos hoje, sendo considerado até mesmo um esporte. Inicialmente foi adotada para ajudar no treinamento de soldados para ajudar em sua mobilidade, por exemplo, ao montar um cavalo.

Mesmo tendo algumas variações a maioria dos movimentos da ginástica envolvem flexibilidade, coordenação motora e até mesmo força. É uma das primeiras formas de se exercitar e levaram ao surgimento de diferentes vertentes.

Historicamente a ginástica deixou de ser praticada por um tempo até voltar a ser importante no século XVIII com algumas escolas Alemãs, que já trouxeram a ginástica juntamente com a música, colocando ritmo e até mesmo aparelhos. Nesse período surge a Ginástica artística.

Hoje vemos diversas modalidades, algumas delas sendo praticadas por hobby e saúde e outras realmente como uma modalidade esportiva, participando até mesmo de competições grandes como Jogos Olímpicos.

As que estão presente nos jogos são Ginástica rítmica, acrobática e trampolim. Para outros fins a ginástica aeróbica e a localizada são a mais conhecida.

A ginástica localizada, também chamada de geral, trabalha principalmente séries com várias repetições afim de tonificar músculos diferentes. Diferente da musculação a ginástica presa por outras habilidades além da força como melhor coordenação motora e também aumentar a capacidade cardiorrespiratória, tentando utilizar o máximo possível o peso do corpo em movimentos mais lentos e constantes.

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

Já a ginástica artística, necessita de muita prática para levar a movimentos com agilidade, elasticidade e principalmente força.

Ginástica Contemporânea

A ginástica como conhecemos só foi realmente reestruturada no final do século XIX, para se tornar uma modalidade competitiva somente no século XX. No final da década de 80 do século XX, a ginástica chegou às academias como uma proposta de ajudar na estética, sendo assim o surgimento da ginástica da Ginástica Contemporânea.

Que tal conhecer um pouco mais de algumas dessas modalidades e um pouco dos seus benefícios? Vamos dar ênfase principalmente nas que conseguimos realizar em casa por conta própria.

Aeroboxe

Aeroboxe

Aeroboxe

O nome já se assemelha ao boxe, porém os movimentos são mais suaves e a intenção é realmente a queima de gordura, já que une com a aeróbica tradicional que traz mais movimento ao corpo e torna os treinos mais dinâmicos. Para praticar ele é necessário obter uma luva, assim facilita que os golpes sejam mais bem feitos e não se machuque.

É um exercício que consegue trazer uma mudança no metabolismo corporal, perdendo cerca de até seiscentos calorias por hora aula. Consegue também trabalhar vários músculos como pernas, abdômen, ombros e peitoral. Ajuda a melhorar a frequência cardíaca e também diminuir o estresse.

Ginástica Aeróbica

Ginástica Aeróbica

Ginástica Aeróbica

A intenção desse tipo de ginástica é totalmente para manter o corpo em movimento, tentando deixar o metabolismo mais acelerado e ajudar no processo de emagrecimento. Os movimentos são bem variados e são tanto para membros inferiores quanto para superiores.

Consegue além de ajudar fisicamente, mas também a saúde mental, aumentando a autoestima, estimulando a convivência em grupo, promovendo o bem-estar.

Ginástica Localizada

Ginástica Localizada

Ginástica Localizada

É uma das mais comuns na academia, principalmente pelo fato de trabalhar um segmento muscular de cada vez, sendo indicada para pessoas que queiram adquirir mais força, equilíbrio e até mesmo fortalecimento dos músculos.

Alongamento

Diferente dos outros tipos de ginástica, essa tenta trazer maior flexibilidade, com alguns exercícios repetitivos, para estiramento das fibras musculares, permitindo movimento mais intensos, chegando a movimentos nunca antes pensados.

Alongamento

Alongamento

Além dessa flexibilidade, ajuda a diminuir tensões musculares, relaxar o corpo e deixar movimentos mais leves.

Ginástica Alternativa

Engloba tanto Pilates, Yoga e Shiatsu que são ginásticas de baixo impacto, a maioria de origem oriental. Podendo ajudar principalmente a melhoria da má postura corporal, diminuição do stress e até reabilitação em casos de acidente.

Ginástica Alternativa

Ginástica Alternativa

Qual dessas você acha que é mais sua cara? Para essa quarentena temos muitas opções para testar. Não esqueça de sempre procurar não forçar o seu corpo mais do que deve e isso pode ser prejudicial.

Ginástica Artística

São várias as modalidades que participam principalmente de competições, mais difícil de se praticar em qualquer lugar, a maioria possui acrobacias e diferentes aparelhos. É lindo de ser ver na televisão, porém é bem difícil de praticar. Sendo comumente chamada de olímpica, por ser a primeira a entrar nos jogos. Dentro das competições atuais existe barras paralelas, cavalo com alça, argolas, salto sobre cavalo e subida a corda. Atualmente são quatro provas femininas e seis masculinas.

A ginástica artística é mais complicada para esse momento, mas se for de sua vontade não deixe de começar desde já a praticar a partir de movimentos básicos de outras modalidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.