Em Que Ano Estão os Chineses?

China E Sua Cultura

A China é um país que se localiza na região oriental do continente asiático, sendo o mais populoso do mundo – contando com mais de 1,4 bilhão de habitantes, o que é um número extremamente considerável, já que esse número corresponde a praticamente um quinto da população total do planeta. O país atualmente adota o regime de ser uma república socialista, tendo como responsável pelo governo o Partido Comunista da China, que é o único partido legal lá existente e que atua em cima de quatro municípios, vinte e duas províncias, cinco regiões autônomas e duas regiões administrativas especiais. Por todo o motivo do regime adotado pelo país, o nome oficial de lá é, na verdade, República Popular da China.

Por ser um país extremamente grande – possuindo quase dez milhões de quilômetros quadrados de território – e muito populoso, é totalmente compreensível o fato de que a cultura da China seja extremamente rica, sendo que um outro fator que contribuiu muito para a construção de toda essa riqueza cultural é o fato de o país já ter uma história bastante longa e densa, que foi composta por muitos períodos e pontos marcantes, que influenciaram extremamente para que a China conseguisse chegar até o que conhecemos dela atualmente. É claro que tudo isso continua em uma constante evolução, mas nos dias de hoje a relevância da cultura chinesa já é muito alta, e por isso falaremos dela agora.

Hoje em dia o governo da China já aceita grande parte dos elementos tradicionais da cultura chinesa como de fato uma parte que compõe a sociedade atual do país, ainda que por muito tempo isso não tenha sido assim. Conforme o neocolonialismo do país foi ascendendo e a Revolução Cultural teve o seu fim, os itens como a arte tradicional, a música, o cinema, a literatura, a moda e a arquitetura do país sofreram uma espécie de renascimento. Junto com essa recriação e fortificação da cultura chinesa, o folclore e as artes como um todo também passaram a chamar mais atenção no país, despertando tanto o interesse dos chineses, quando o interesse internacional.

Um dos fatores que mais influenciaram a cultura chinesa, desde os tempos antigos, são as filosofias de caráter mais conservador e o confucionismo – que é o sistema filosófico criado e difundido por Confúcio, um filósofo Chinês. – Com essa influência, por muito tempo no país, as oportunidades de avanço e  progresso social só podiam ser alcançadas por meio de exames que eram aplicados pelo imperador, e dessa forma, as pessoas precisavam mostrar um alto desempenho nessas espécies de provas, para que assim pudesse adentrar entre os burocratas da época. Isso tudo acabou por refletir em vários outros aspectos na China, que perduram até os dias de hoje, já que de modo geral o país é bastante autoritário e racional, transpassando isso para toda a população também.

Confúcio

Confúcio

Um ponto muito importante e que caracteriza a cultura de todos os países é sua culinária, e com a China isso não seria diferente. De maneira geral, a culinária chinesa é baseada em muitos e muitos anos de história, e é isso que a torna tão diversificada. Na época da dinastia chinesa, os imperadores tinham o hábito de promover imensos banquetes (que chegavam a contar com a disponibilização de mais de cem pratos em um único evento), e para isso eram necessários muitos cozinheiros e auxiliares, o que acabou popularizando toda essa culinária de forma gradativa. O principal alimento utilizado como base de muitos pratos chineses é o arroz, porém, além dele, pratos com carne também são muito servidos no país.

Além desses aspectos que foram apresentados a respeito da cultura da China, um dos mais curiosos, e que é inclusive o foco do artigo de hoje é a respeito do formato do Ano Novo Chinês, que é bastante diferente do que estamos acostumados, tanto no que diz respeito ao cronograma e as datas propriamente ditas, quanto as formas de comemoração e celebração, e são sobre todos esses fatores que serão tratados logo abaixo com maiores detalhes.

O Ano Novo Chinês – Em Qual Ano Estamos Nessa Perspectiva?

Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês é uma data que faz referência ao dia que é comemorada a virada do ano não só na China, mas em vários outros países do oriente, já que eles seguem um calendário diferente do qual seguimos aqui no ocidente, que é o chamado calendário chinês. Esse calendário especifico do oriente, é o calendário mais antigo do qual a humanidade tem conhecimento em toda a história, e ele tem como suas bases tanto o Sol, quanto a Lua. Esse calendário proporcionou ainda o surgimento do horóscopo chinês, e como já foi dito anteriormente, não é só a China que segue essa forma de cronologia, mas sim, vários outros países asiáticos.

A base do calendário chinês é feita em cima da lua e do sol, e o termo utilizado nessa situação é que ele é um calendário lunissolar. Dessa forma, cada ano chinês conta com doze lunações, o que equivale a um total de trezentos e cinquenta e quatro dias. Porém, para que o calendário chinês não perca a sincronia om o ciclo solar – que conta com 365,25 dias – a aproximadamente cada três anos, é acrescentado um mês nesse calendário, e assim, a sincronia tanto com o sol, quanto com a lua é mantido.

Diferentemente do que acontece com o calendário gregoriano – que é o calendário utilizado no Brasil e em vários outros países ocidentais – no calendário chinês, cada ano conta com uma data de início diferente, e isso acontece também pelo fato de ser um calendário lunissolar. Para a determinação dessa data de virada de ano é considerado que o inicio do novo ano acontece na noite de lua cheia que estiver mais próximo do dia em que o sol está passando pelo décimo quinto grau de aquário, ou seja, ainda que seja algo variável, é também algo muito preciso.

Além disso, outra coisa muito curiosa que acontece em relação a esse calendário, é que os chineses sempre relacionam o ano a um dos doze animais que compõe o horóscopo chinês. Esses animais são mitologicamente, aqueles que atenderam o convite de Buda para uma reunião, e como uma forma de agradecimento, Buda os tornou os signos dessa astrologia. Esses animais apontados na lenda são o rato, o búfalo, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o javali, e eles são atribuídos aos anos nessa ordem.

Existem muitas tradições realizadas nas comemorações do ano novo chinês, como a de troca de envelopes vermelhos com dinheiro dentro como forma de presente e para atrair prosperidade, juntamente com a troca de outros tipos de lembranças, que podem ser comidas, doces ou até mesmo frutas e alguns presentes mais singelos. Existe também o costume de soltar fogos de artifício durante a comemoração, e de as pessoas se vestirem com cores vibrantes, como também o vermelho, que para os chineses é uma cor que espanta a má sorte e os espíritos malignos.

Esse ano, o Ano Novo Chinês se iniciou no dia 25 de janeiro, adentrando no ano 4718 e regido pelo Rato. Como já foi apontado acima, o Rato é o primeiro animal da ordem do horóscopo chinês, e por isso muitas pessoas acreditam que esse é o início de uma nova fase e momento de recomeço para várias situações, já que um novo ciclo esta começando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.