O Que Acontece Com a Pessoa Que Fuma Narguilé?

Existe uma falsa ideia de que o uso do narguilé não causa danos à saúde. Mas se engana quem pensa assim, pois o narguilé prejudica, e muito, a saúde de quem faz uso do mesmo. Muitos acreditam que pelo fato de inalar vapor ao contrário de fumaça o narguilé é inofensivo, isso é uma tremenda de uma inverdade.

Uma pessoa que permanece por uma hora em uma seção de narguilé inala uma quantidade absurda de fumaça, que equivale a fumaça de cem a duzentos cigarros. Isso é realmente um número assustador.

Isso acontece pelo fato de que, quando a pessoa fuma um cigarro, ela fica exposta a fumaça do fumo por alguns minutos. Já em uma seção de narguilé, a pessoa fica por uma ou mais horas em contato com a fumaça.

O narguilé, em termos de saúde, acarreta inúmeros malefícios assim como o cigarro. Confira abaixo alguns deles:

  • Aumenta as chances de uma pessoa ter um câncer de pulmão;
  • Promove a redução na capacidade de respirar;
  • Causas doenças cardiovasculares (AVC e infarto, por exemplo);
  • Câncer de bexiga e câncer de boca;
  • Insuficiência respiratória;
  • Causa também a dependência química,
  • E muito mais…

Alguns outros malefícios não tão graves causados pelo narguilé são:

  • O envelhecimento precoce,
  • A pessoa que faz uso do narguilé sente falta de fôlego ao praticar um esforço físico.

As pessoas que fazem uso do narguilé costumam falar que o mesmo não é tão ofensivo à saúde, pelo fato de que a fumaça, ao passar pela água, é filtrada, tendo a sua concentração de nicotina na fumaça reduzida.

E é justamente aí que mora o perigo. Havendo menos quantidade de nicotina na fumaça inalada, a pessoa tem que inalar uma quantidade muito maior de fumaça para obter um nível de nicotina satisfatório para, assim, saciar a dependência.

Fuma Narguilé

Fuma Narguilé

A consequência disso é que com mais inalações de fumaça pelo usuário de narguilé, ele acaba ficando mais tempo exposto a gases tóxicos e substâncias cancerígenas como, por exemplo, o monóxido de carbono.

Para queimar o tabaco usado no narguilé, usa-se um carvão, o qual libera algumas substâncias químicas, como é o caso do alcatrão e o benzeno, por exemplo, o que faz o grau de toxidade da “Shisha” se elevar.

Assim, mesmo que sejam usados outros tipos de ervas e folhas para substituir o tabaco, o uso do narguilé se mantém prejudicial à saúde de uma pessoa. Pois, mesmo dessa forma, ele não deixará de produzir substâncias tóxicas junto com a sua fumaça.

Uma pergunta que muitas pessoas costumam fazem é se o o uso do narguilé é mais prejudicial do que o uso do cigarro.

O Que é o Narguilé?

Conhecido como hookah, e também como shisha, o narguilé se trata de um aparelho usado para o indivíduo fumar tabaco. Dentro deste dispositivo tem água, por onde será filtrada e resfriada a fumaça produzida pela queima de tabaco, que também é feita dentro do narguilé. Essa fumaça será inalada pelo usuário por meio de uma mangueira.

A aparência inofensiva do narguilé é enganosa, pois ele causa dependência da mesma forma que o cigarro. Além disso, também aumenta os riscos de o usuário ter as seguintes doenças: câncer de boca, câncer de bexiga, câncer de pulmão, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos, mais de 6 milhões de indivíduos morrem por doenças relacionadas ao consumo de tabaco. Desse total, 75% das pessoas que são fumantes no Brasil, começaram a fumar antes de chegar à idade de 18 anos.

As pessoas que têm o hábito de fumar cigarro ou narguilé, têm muito mais possibilidades de terem um câncer, e outros tipos de doenças fatais e crônicas, do que as pessoas que não fumam.

O cheiro e o sabor adocicado da fumaça produzida pela queima do tabaco do narguilé pode ser a explicação para que tantos jovens e adolescentes façam uso do mesmo.

É de conhecimento de todos que as chances de jovens e adolescentes que fumam, continuarem fumando quando adultos são muito maiores.

Além do vicio no tabaco, as pessoas que começam a fumar muito jovens têm chances de fazer uso de outros tipos de drogas e de desenvolverem diversas doenças, como as já citadas aqui.

Narguilé

Narguilé

No narguilé, existem inúmeras substâncias toxicas que também existem no cigarro. Algumas destas substâncias são: Hidrocarbonetos, monóxido de carbono, formaldeído, nicotina, e mais alguns. Elas podem causar a diminuição da capacidade de respirar e o bronquite, caso a pessoa use o narguilé por um ano.

Além do mais, há uma concentração de nicotina, de alcatrão e de monóxido de carbono no tabaco do narguilé, que é muito maior que a existente no cigarro.

Os malefícios causados pelo uso do narguilé podem ser intensificados ainda mais pelo fato de que a pessoa, ao fazer uso do mesmo, acabar inalando tanto toxinas do tabaco, como as do carvão que é usado para queimar o tabaco. Ambas são ligadas ao aparecimento do câncer de pulmão, de doenças do aparelho respiratório e outros tipos de doenças.

A fumaça do narguilé por si só, já causa diversos malefícios. Além disso, há também o compartilhamento da “Shisha”, fato que contribui ainda mais com a transmissão de inúmeras doenças como: hepatite, herpes e alguns outros tipos de doenças infectocontagiosas, que são transmitidas por meio de secreções de pessoas infectadas.

Uma pergunta muito interessante é: será que fazer uso do narguilé eletrônico é prejudicial à saúde?

A resposta para essa pergunta é que, não tem muitas evidencias que comprovem que o narguilé eletrônico prejudique a saúde. No caso de não haver presença de nicotina no narguilé usado, a possibilidade de causar uma dependência é muito pequena.

Em se tratando do narguilé eletrônico, a queima do tabaco não existe e consequentemente também não se faz uso do carvão para queimar o mesmo, o que significa que não há liberação de fumaça em alta temperatura, e nem de suas substancias tóxicas.

Porém, é bom ficar atento e se certificar a respeito das substancias que são usadas no narguilé eletrônico, para saber que tipo de substancia está sendo inalada.

Inúmeros estudos feitos recentemente, têm apontado malefícios provocados pelos cigarros eletrônicos, pois mesmo sem fazer uso do tabaco propriamente dito, os cigarros eletrônicos podem ser causadores de outros tipos de danos ao corpo do usuário.

Fique esperto e não cometa este erro. Viva feliz e saudável!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.