Curiosidades da Natação e Fatos Interessantes do Esporte

Tudo Sobre Natação – Visão Geral

De uma maneira mais técnica e conceitual é possível entender a natação como a habilidade que os animais (inclusive os seres humanos) possuem de se locomoverem através de algum líquido, ou seja, de se movimentar e cruzar alguma distância. Na maior parte das vezes o líquido em que ocorre essa movimentação é a água, seja ela em piscinas, lagos, ou até mesmo no mar. Em grande parte das situações esse nado acontece sem o auxilio de nenhum artefato ou utensílio complementar, porém, caso algum deles seja utilizado, existe uma nomenclatura especial para modalidade, que será apresentada com maiores detalhes mais abaixo.

Indo além dessa definição mais formal e generalizada, a natação pode ser tratada simplesmente como uma forma de exercitar o corpo, e mais do que isso, ser um exercício que é recreativo e que leva as pessoas a exercerem uma atividade de lazer, não deixando de lado as contribuições como exercício físico, que inclusive e reconhecido como um dos mais versáteis, já que pode ser realizado nos mais diversos lugares, sejam em praias, piscinas residenciais ou clubes, o que faz com que a natação possa ser bastante democrática e agradar os mais variados tipos de pessoa.

O registro sobre natação mais antigo no qual se tem conhecimento são pinturas dentro de cavernas datadas da era pré histórica, ou seja, as pinturas rupestres. De modo mais especificado essas pinturas podem chegar a ter mais de sete mil anos, o que mostra o quanto essa prática é extremamente antiga. Já ao se tratar de registros feitos por escrito, os mais antigos que são conhecidos, estimam-se ser datados no ano dois mil antes de Cristo, que são obras épicas e clássicas, como é o caso, por exemplo, de A Ilíada, A Odisseia, A Epopeia e Gilgamesh e até mesmo a Bíblia Cristã, sendo essa última provavelmente a mais famosa e conhecida entre elas.

Em todos esses registros que foram apresentados acima, a natação nunca era tratada como uma forma de competição, mas sim simplesmente como uma maneira de lazer e / ou de locomoção. O cunho competitivo passou a fazer parte da natação somente no começo do ano de 1800, no continente europeu, sendo que nessa época o estilo de nado mais predominante era o nado de bruços, sendo ele o mais realizado. Alguns anos depois (mais precisamente em 1873) um outro estilo de natação começou a ganhar espaço, que era o nado trudgen, nado que recebia esse nome pelo fato de ter sido pensado e desenvolvido por um profissional da área chamado Arthur Trudgen. Porém, existem algumas controversas a respeito da criação desse nado, já que muitas pessoas apontam que ele é somente uma cópia de um estilo já existente na época, que era o estilo crawl. O nado crawl era muito praticado pelos índios americanos.

Alguns anos após o nado trudgen ser criado, a natação começou a ser realmente um esporte olímpico, ou seja, passou a fazer parte da lista oficial dos Jogos Olímpico. A oficialização da entrada do esporte nas olimpíadas aconteceu no ano de 1896, na cidade de Atenas. A partir daí a natação passou a crescer bastante e assim foi vista a necessidade da criação de um órgão regulamentador desse esporte, e dessa forma, no ano de 1908 foi criada a Federação Internacional de Natação, a FINA. Esse órgão ganhou o papel de organizar e regulamentar corretamente a natação, da forma mais padronizada possível e assim, outros estilos de natação foram sendo criados e ampliados, chegando ao que conhecemos nos dias de hoje.

Já foi mostrado o quanto a natação é uma atividade versátil em termos de localidade de realização, mas mais do que isso, a versatilidade do esporte também é vista nos aspectos de movimentação do corpo no momento em que está sendo realizado, já que a natação consegue fazer com que todas os músculos e parte do corpo sejam movimentados, e isso a torna um esporte muito completo, tanto quando se considera a parte física, quanto a parte psicológica.

A natação tem a capacidade de tonificar e fortalecer os músculos, e isso acontece principalmente pelo fato de o atleta estar trabalhando vários grupos musculares de forma simultânea, o que geralmente não acontece em outros esportes. Os músculos mais trabalhados com a natação são os dos membros – tanto inferiores, quanto superiores – e também do peitoral, do abdômen e das costas. A natação também é um ótimo contribuinte no que diz respeito ao emagrecimento, já que em uma aula de cerca de uma hora, é possível gastar cerca de quinhentas a seiscentas calorias, variando claro com a intensidade do nado.

Por fim, além de todos os benefícios físicos, a natação também consegue contribuir me aspectos mentais e psicológicos, como por exemplo, na forma de benefícios para as atividades cerebrais, já que uma pessoa que pratica natação de forma regular tende a ter melhorias na memória, no foco e na concentração. Além disso, a natação também estimula a produção de hormônios importantíssimos para o psicológico das pessoas, que são os hormônios pertencentes ao chamado “quarteto da felicidade”, que é composto pela endorfina, pela dopamina, pela serotonina e pela ocitocina. Com eles, as pessoas tendem a ter melhorias na redução da ansiedade e do estresse, e no aumento da autoestima.

Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Esporte

Todos os benefícios e os conceitos que envolvem a natação foram apresentados no tópico acima. Porém, o que muitas pessoas acabam não tem conhecimento é o quanto esse esporte pode carregar consigo muitas curiosidades e fatos interessantes, e são a respeito de alguns deles que iremos tratar agora.

Uma das primeiras curiosidades é que ainda que hoje as tão importantes provas olímpicas aconteçam em piscinas divididas com raias e com várias outras regras e regulamentos estabelecidos, antigamente as provas eram feitas diretamente em mar aberto, o que poderia fazer com que alguns atletas se sobressaíssem a outros, já que as condições poderiam acabar sendo diferentes entre os competidores. A realização em mar aberto aconteceu nas três primeiras edições dos jogos olímpicos da era moderna, passando depois a ser realizado nas piscinas, de forma mais parecida com as que conhecemos hoje.

Mulher Fotografada Nadando

Mulher Fotografada Nadando

Falando ainda da natação como esporte de competição, uma coisa muito curiosa é que estima-se que o tempo de reação dos nadadores entre o tiro da largada e o salto na água varia entre duzentos e quatrocentos quilômetros aproximadamente, o que influencia totalmente na realização das provas. Inclusive, os registros de maiores velocidades realizadas por atletas até hoje são: no nado crawl: 7,2 km/h; no nado borboleta: 6,6 km/h; no nado de costas: 6,5 km/h; no nado de peito: 5,7 km/h. Como foi possível perceber o nado crawl é o que já atingiu a maior velocidade, e ele é realmente o estilo mais veloz e por isso também é o preferido dos nadadores no estilo livre, já que nela eles podem escolher qualquer uma das modalidades.

Os imensos benefícios da natação foram brevemente apresentados anteriormente, e eles se refletem até mesmo em uma das curiosidades aqui apresentadas hoje, já que a natação é o único exercício físico indicado para crianças menores de três anos realizares, já que entre vários outros pontos positivos, ela pode ajudar na prevenção de doenças respiratórias e também no desenvolvimento geral da criança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.