Rock in Rio 2011, a Volta do Filho Pródigo

O Brasil definitivamente é “a bola da vez”, a sensação do mundo. Pelo menos vários acontecimentos registrados nos últimos anos apontam para isso. Basta lembrar a escolha para ser sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas, e a vinda do presidente do Estados Unidos, Barack Obama, que já indicam que vivemos em um país especial.

E, em termos de business, principalmente o musical? Já reparam quantos artistas de várias nacionalidades fazem questão de dar uma passada por aqui? Nesse quesito, é inegável que criamos um certo know-how. Pode-se se dizer que, sem dúvida, grande parte desse fascínio que os artistas tem por nosso país se deve à criação de um evento de porte internacional, idealizado por um brasileiro, Roberto Medina, em 1985: o Rock in Rio.

Evento

Esse evento colocou o Brasil definitivamente na agenda internacional da música. De lá para cá, foram três edições: 1985, 1991 e em 2001, realizadas no Brasil. Com o sucesso desse festival, Medina decidiu levar o festival para outros países.

Portugal sediou o evento em 2004, 2006, 2008 e 2010. Aliás, em 2010, o evento aconteceu tanto em Portugal, quanto na Espanha. Agora, esse ano, o evento voltará pela quarta vez a ser realizado no Brasil e nesse retorno, as novidades prometem ser muitas.

Atrações Confirmadas

Novamente, o festival voltará a ser realizado em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Entre os dias 23 de setembro a 2 de outubro de 2011, as apresentações acontecerão nas sextas, sábados e domingos, no Parque Olímpico Cidade do Rock, que inclui um palco de 150 mil metros quadrados, todo reformado. No palco Mundo, haverá a apresentação de artistas internacionais, no Sunset ocorrerá o encontro entre artistas brasileiros e convidados e haverá também uma tenda eletrônica com Djs nacionais e internacionais.

Bandas

O que se sabe, até o momento, é que quinze artistas já confirmaram suas participações, tais como Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Capital Inicial, NX Zero, Stone Sour, Metállica, Slipknot, Motorhead, Coheed and Cambria, Coldplay, Skank no Palco Mundo, faltando confirmar ainda as presenças de Lady Gaga e Shakira. O show de abertura será feito por Elton John. No mesmo dia, se apresentarão também as cantoras Katy Perry e Rihanna.

Já no palco Sunset, espaço em que todos os dias receberão quatro encontros especiais entre artistas já consagrados e novos nomes nacionais e internacionais, e que foi criado na versão do Rock in Rio realizada em Lisboa, em 2008, estão confirmadas as participações de quinze artistas, sendo que entre eles destacam-se os duetos entre Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes, Tom Zé e Os Mutantes, Ed Motta e Rui Veloso, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi, Milton Nascimento e Esperanza Spalding, Angra e Tarja Turunen, Sepultura e Tambours du Bronx, entre outros.

Artistas

O que vale nesse espaço é a total criatividade, para isso há liberdade para improvisar. Para se ter uma ideia da grande expectativa que cerca esse evento, somente nas primeiras semanas em que os ingressos foram postos à venda, foram vendidos mais de 62 mil e a expectativa é que a edição desse ano seja vista por mais de 600 mil pessoas.

Diante desses números, o que se espera é que esse ano, o Rock in Rio, em seu retorno ao Brasil, apenas consolide um fato: que o país efetivamente tem todas as condições de fazer parte da cena do showbusiness mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.