O Rap é um estilo musical que se adaptou muito bem ao Brasil, um país bastante diversificado em termos de cultura. Esse estilo musical se destaca em muitos pontos do país e se desenvolveu ganhando contornos de características próprias. Para quem gosta de rap, mas não sabe como o estilo se consolidou em nosso país fica a dica para continuar lendo.
Rap: O Que é?
Rap é um estilo musical presente em diferentes partes do mundo, o significado das três letras que nomeiam essa música é Rhythm And Poetry (Ritmo e Poesia). Surgiu na Jamaica em 1960 e de lá foi levado para os Estados Unidos. Essa música de grande força era muito ouvida em bairros menos favorecidos de Nova York.
Em 1970 o Rap passou por um grande impulso dado por um grupo de jovens negros e espanhóis que queriam um tipo de som diferente e novo. Nesse estilo a letra é apresentada com a forma de discurso. No Rap a maior parte da informação é transmitida pela letra e não pela melodia propriamente dita.
O Rap ganhou adeptos e impulso nos bairros mais pobres dos Estados Unidos e por isso as suas letras falavam sobre as dificuldades que a vida pode ter para aqueles que são menos favorecidos. O Brasil foi um dos países que melhor acolheu o Rap, certamente porque por aqui há grande parcela da população enfrentando dificuldades como aquelas mencionadas nas letras dos norte-americanos.
Onde Nasceu o Rap no Brasil?
O Rap nasceu em 1960 na Jamaica, mas no Brasil ganhou destaque somente no ano de 1986. O movimento nacional do Rap fez seu debute em São Paulo, a maior cidade do país. No início os adeptos do Rap enfrentaram grande preconceito já que o estilo era visto como uma música violenta e de periferia. Enfrentar o preconceito se mostrou mais difícil do que fazer rimas.
O começo do fortalecimento do estilo musical no país se deu no Teatro Mambembe. O DJ Theo Werneck foi um dos primeiros a se dedicar ao estilo. Com o passar dos anos o movimento foi ganhando cada vez mais força. Na década de 1990 o Rap passou a tocar nas rádios, algo que indicava que a música havia vencido uma barreira.
Nesse cenário de desenvolvimento surgiram os primeiros rappers brasileiros com destaque para DJ Hum e Thayde. Grupos que tem grande destaque até hoje em dia surgiram nessa fase sendo eles: Racionais Mc’s, Detentos do Rap, Câmbio Negro, Planet Hemp, Xis & Dentinho e Pavilhão 9. Embora alguns desses grupos não exista mais é importante mencionar que ainda fazem sucesso no Brasil.
Rap: Música de Protesto
A característica mais forte do Rap é ser uma música de protesto que chama a atenção para as principais necessidades do país. Trata-se de um estilo musical que ajuda a protestar de uma forma poética e salutar.
Esse desejo de fazer um protesto cheio de atitude e engajamento levou os primeiros grupos do movimento do rap nacional a se reunirem no final da década de 1980 na Galeria 24 de Maio e na estação São Bento do metrô de São Paulo. Dois locais considerados como o berço do movimento punk no Brasil.
O primeiro álbum do Rap nacional foi lançado em 1988 sendo intitulado de “Hip-Hop Cultura de Rua”. O álbum foi lançado pela gravadora Eldorado e contou a produção de Nasi e André Jung, ambos integrantes da banda Ira.
Conheça os Principais Rappers Nacionais
O Rap nacional possui uma grande variedade de artistas engajados para fazer com que o estilo cresça cada vez mais. A seguir você poderá conhecer melhor os principais nomes do rap nacional.
Racionais Mc’s
Esse grupo foi criado na década de 1980 na periferia da cidade de São Paulo.
Sabotage
Mauro Mateus dos Santos ficou conhecido no Brasil como Sabotage, um dos maiores nomes do Rap nacional. A inspiração de suas músicas é a favela do Canão, o local onde viveu.
MV Bill
Um dos rappers mais respeitados do país tem como seu nome verdadeiro Alex Pereira Barbosa.
Facção Central
O grupo de Rap que ganhou grande destaque no Brasil foi formado no ano de 1989. Até os dias de hoje o grupo permanece na ativa tendo passado por algumas mudanças de integrantes.
RZO
Um grupo bastante respeitado no meio do Rap nacional, sua origem é a periferia da Zona Oeste de São Paulo. Uma voz de grande força do estilo.
Kamau
Marcus Vinicius Silva, mais conhecido como Kamau, além de MC é matemático e skatista. Certamente um dos nomes mais versáteis do Rap.
Criolo
Chamado também de Criolo Doido é um rapper muito respeitado que ajudou a popularizar o Rap. Seu nome de batismo é Kleber Cavalcante Gomes.
Realidade Cruel
Um importante grupo de Rap do interior do estado de São Paulo. Foi formado em 1992 tendo como componentes: Minho, DJ Bolha e Moicano.
Slim Rimografia
A carreira de Slim Rimografia teve início em 1996 no Hip Hop. Além disso, também se destacou como um dos maiores grafiteiros de seu período.
Ndee Naldinho
Parte do começo da difusão do Rap no Brasil é um dos nomes que até hoje se mantém lembrado.
Claro que esses são apenas alguns dos principais nomes do Rap nacional, essa lista poderia ser muito mais extensa incluindo artistas como Marcelo D2, por exemplo. D2 conseguiu o feito de tornar o Rap uma música que faz parte até mesmo de trilhas sonoras de novela.
Considerações
O Rap se desenvolveu no Brasil em grande parte por permitir uma mistura flexível com outros estilos. Além disso, as letras duras falam sobre a realidade que muitos brasileiros encaram em seu dia a dia. Ter uma música que fala a respeito das dificuldades sociais é fundamental num país em que há muito que evoluir para se tornar mais justo para a sua população.
O estilo no Brasil começou a se desenvolver em São Paulo, mas de lá se espalhou para todos os estados. Uma música que fala diretamente a muitos brasileiros que vivenciam na pele as maiores dificuldades da falta de estruturação social do país.
Gostou de saber mais sobre o Rap no Brasil? Curta e compartilhe em suas redes sociais!