Mc Guimê: O Rei Da Ostentação

O nome de batismo de MC Guimê é Guilherme Aparecido Dantas, nascido em Osasco no dia 10 de dezembro de 1992 o funkeiro é um dos mais famosos cantores do estilo conhecido como funk ostentação sendo considerado por muitos como o precursor do estilo no Brasil.

Saiba mais sobre o trabalho musical de MC Guimê e também um pouco mais sobre o estilo funk ostentação que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia. Mostrar os bens materiais nunca foi tão bem visto como hoje em dia.

Mc Guimê: O Rei Da Ostentação

Mc Guimê: O Rei Da Ostentação

Os Primeiros Trabalhos Musicais De MC Guimê – 2010-2013

MC Guimê é cantor do estilo funk ostentação que consiste em falar sobre roupas de grife, dinheiro, joias, vida boa enfim o oposto do que fala o funk tradicional que enfoca das desigualdades sociais. Entre os principais sucessos do começo da carreira de Guimê estão as músicas “Tá Patrão” e “Plaque de 100”.

Aliás, com o clipe de “Plaque de 100” Guimê teve um dos clipes mais assistidos de 2012 no YouTube. Porém, antes de se tornar um “ostentador” Guimê não teve vida fácil, pois é filho de um ajudante de eletricista que para ajudar em casa trabalhou na feira dos 13 aos 16 anos.

Nessa época em que ele trabalhava na quitanda da feira começou a compor as suas primeiras músicas. Com o sucesso das suas músicas a realidade de MC Guimê mudou muito, pois para se ter uma ideia ele fatura numa noite cerca de 25 a 30 mil reais com seus shows.

A média de shows é de três ou quatro pó noite e num mês a média é de 60 a 70 shows. Num mês Guimê fatura cerca de 500 mil, bem diferente daquela época difícil da feira. Desde os seis meses de idade ele é criado apenas pelo pai o qual chamava de mãe quando era pequeno.

Guimê cresceu em Osasco e estudou até o terceiro ano do ensino médio quando decidiu que perseguiria o sucesso até se tornar um grande nome do funk.

Os Primeiros Trabalhos Musicais De MC Guimê – 2010-2013

Os Primeiros Trabalhos Musicais De MC Guimê – 2010-2013

O Luxo Nas Canções

Quando se escuta uma música de funk ostentação é natural se perguntar se o MC que está cantando aquelas grifes e todo aquele dinheiro realmente vive assim. No começo da carreira Guimê não tinha dinheiro e obviamente não tinha muito o que ostentar então a ideia das músicas daquele garoto humilde vinham de clipes de rap americano em que os artistas aparecem em meio a muito luxo em carros incríveis, cercados de lindas mulheres e muitas joias.

MC Guimê sempre ressalta que é fã do rap americano e que adora esses clipes de onde ainda tira alguma inspiração para as suas músicas.

O Sucesso De MC Guimê

Uma das principais marcas dessa fase de sucesso de MC Guimê é a música “Na Pista, Eu Arraso” de 2013 em que o artista fala sobre carros, dinheiro e muita festa. A música tem um clipe que foi gravado na Praça Charles Miller em São Paulo e também na casa noturno Lions.

Mas, nem só de luxo vive as canções de MC Guimê que também em 2013 gravou a música “Século XXI” que contou com a participação do rapper Emicida. A música fala sobre a Copa das Confederações e sobre o jogador de futebol Neymar. Outra parceria da carreira de Guimê foi com a dupla conhecida como Bonde da Stronda na canção “Na Atividade” que faz parte do álbum “O Lado Certo da Vida Certa”.

Se aventurando pelo rap Guimê também fez uma participação na música do rapper Terra Preta “Os Muluke é Zika” que contou com um clipe que chegou apenas no primeiro dia a 86 mil acessos.

Aparições Na Mídia

O grande sucesso de MC Guimê fez com que a barreira invisível, mas que existe em relação aos cantores de funk e a grande mídia, fosse dissipada. Guimê participou de muitos programas de TV como Legendários, Programa do Ratinho, Hoje em Dia, Programa da Tarde, Programa Raul Gil, A Liga entre outros.

Confira a participação de MC Guimê no programa A Liga da Band que falava sobre funk ostentação http://www.youtube.com/watch?v=qrtY5Fiup2Y.

Aparência é Tudo

No funk ostentação é muito importante ter a estampa certa, ou seja, mostrar o que se tem e como a riqueza e o luxo faz parte da vida no dia a dia. Por isso MC Guimê ostenta com orgulhos cordões pesados de ouro, roupas de grife, carros de luxo e muito mais. As tatuagens no rosto e em boa parte do corpo fazem parte dessa embalagem de artista da ostentação.

A atitude também conta para que um MC conquiste mesmo o seu espaço nesse meio e possa ser visto como um nome forte desse estilo. O funk ostentação precisa contar com os artigos de luxo, com a atitude do artista e claro com letras que falem dessa vida glamouroso e chia de diversão.

O Que é o Funk Ostentação?

O funk ostentação é também chamado de funk paulista e surgiu em São Paulo entre 2009 e 2010. Enquanto o funk tradicional do Rio de Janeiro fala sobre a dura vida nas comunidades pobres o funk ostentação fala de riqueza e tudo o que ela pode oferecer para um vida perfeita.

No foco estão as roupas de grife, os carros esportivos superpossantes, joias, mulheres, festas e todo tipo de bens materiais. Dentre os principais representantes desse estilo podemos citar o próprio MC Guimê e MC Lon que também tem tido grande repercussão com as suas canções de ostentação.

Porém, como nem tudo são flores alguns incidentes tem reforçado a atenção dos MC’s da ostentação para a sua segurança. Em julho de 2013 MC Daleste outro reconhecido MC da ostentação foi assassinado com um tipo durante um show e muitos acreditam que isso é um tipo de represália pelas músicas falarem de luxo enquanto o funk tem a sua origem aqui no Brasil nas periferias.

O estilo funk ostentação tem ganhado novos fãs a cada dia e os seus principais expoentes têm garantido um lugar a um sol bem quente com um sem número de shows por mês. Temos que aguardar para ver se o estilo veio para ficar, por enquanto tem muitos fãs.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.