Instrumentos Musicais Para Crianças

Tocar um instrumento vai além de ter uma formação musical é um momento de prazer, lazer, mas que também auxila muito no desenvolvimento motor. Sem falar que pode estimular a criatividade e talvez outras habilidades que não seriam percebidas sem um instrumento musical. Enfim, tocar um instrumento pode levar-nos a ter benefícios de vários tipos.

Para uma criança os instrumentos musicais podem fazer tudo isso que já falamos e muito mais. Ela pode se descobrir através de um instrumento musical. O ideal é que essa escolha de qual instrumento aprender seja feita pela própria criança. Para que ela não só tire proveito de todos os benefícios que é tocar um instrumento, mas que ame a música e tenha dedicação suficiente para aprender bem.

É claro que a criança não conseguirá escolher sozinha um instrumento musical, serve a ajuda dos pais para que ela encontre o que tem mais a ver com a própria personalidade. Os pais têm papel fundamental nessa escolha, eles devem ser uma espécie de “guia”.

Para decidir entre um instrumento musical e outro é importante que a criança os conheça, pelo menos o mínimo para tomar a decisão final.

Vale ressaltar que um erro muito comum que alguns pais cometem é de matricular o filho em uma aula de um instrumento musical que eles gostam, que eles gostariam de tocar ou já o fazem. Alguns depois reclamam quando percebem a falta de interesse do filho nas lições musicais. Algumas crianças passam a odiar qualquer tipo de instrumento musical por terem sido em algum momento obrigadas a aprender algo que não as lhe interessava.

Por isso, o processo de escolha deve ser uma parceria entre filhos e pais e não uma determinação, obrigação.

Veja Alguns Instrumentos Musicais Para Crianças!

Com base em pesquisas de pedagogos apresentaremos a seguir alguns instrumentos musicais para crianças, isto é, que colaboram muito para o desenvolvimento delas. Esse pode ser o seu primeiro suporte como papai e ou mamãe para auxiliar na escolha do seu filho.

1- Violino: O violino pode não ser um instrumento muito comum na rotina do seu filho, mas o seu papel é fazer com que ele o conheça.

Esse instrumento permite que a criança o tenha em casa e que possa tocar sozinha e mais tarde em um grupo. Lembrando que o violino é vendido em vários tamanhos e é bom que o seu filho esteja na hora da compra e se sinta a vontade com o instrumento.

Outra vantagem do instrumento é que ele poderá ser transportado para um lado e outro e além do custo, que não é muito alto, cordas, resina e arco devem ser substituídos com o passar do tempo.

2- Piano: O piano, ao contrário do violino não dá para levar daqui para lá e o seu preço também é maior. Uma saída para o seu filho começar é escolher um teclado ou um piano digital, ambos mais baratos e com a possibilidade de transporte.

O instrumento é “solitário”, porém, desenvolverá a percepção, a coordenação motora e uma boa audição do seu filho.

Se você optar por um piano lembre-se que terá o custo também de alguém para afiná-lo de vez em quando e esses profissionais estão cada vez mais raros e não cobram pouco.

3- Bateria: A bateria é um instrumento que costuma agradar muito as crianças e principalmente os jovens. Talvez os mais incomodados sejam os pais, pelo barulho que o instrumento faz. Aliás, quem mora em casa, para não ter problemas com vizinhos, providencie um isolamento acústico.

A bateria permite que o seu filho toque sozinho em casa ou comece a pensar em montar uma banda. É com certeza um instrumento divertido, porém, não é barato e também não dá a possibilidade de transportá-lo. Em casa, precisa de um bom espaço para colocá-la.

4- Trompete: É um instrumento de sopro e que também faz um grande barulho. A vantagem é que o seu filho pode ir para um lugar aberto ou escolher onde não irá atrapalhar os vizinhos para ensaiar. Uma das grandes vantagens dos instrumentos de sopro é o trabalho de respiração que eles obrigam a fazer.

Porém, é muito comum que as crianças encontrem dificuldades na hora de soprar o instrumento. Mas, se cair no gosto delas, podem participar de bandas e tocar muitas músicas clássicas de jazz.

5- Flauta: A flauta é um outro instrumento de sopro e que também exige a boa respiração. É bem compacta e perfeita para carregar de lá para cá. Porém, não é um instrumento fácil de aprender, ele certamente exigirá dedicação da criança. Para ela levar adiante só mesmo gostando muito.

As flautas são vendidas de vários modelos, dos menos profissionais a superprofissional. Para experimentar, a criança pode começar com aquela mais simples e se ele for se apaixonando chegar em um modelo melhor.

6- Clarinete: Um outro instrumento musical para crianças é o clarinete, também de sopro. Além da boa respiração, o instrumento exige habilidade para usar uma peça que fica no bico de cor vermelha.

É bem leve e dá para levá-lo de um lugar para o outro e o objetivo do músico é dividir o palco com uma banda ou quem sabe uma orquestra. É muito comum que pessoas que queiram aprender a tocar saxofone comecem com o clarinete para irem se acostumando.

7- Guitarra: A guitarra depois da bateria deve ser o segundo instrumento musical que as crianças mais gostam. O roqueiro fazendo um solo no palco enche a cabeça de fantasia, principalmente dos meninos. É muito comum que em determinada idade uma parte deles queiram montar uma banda e a guitarra é sempre o instrumento favorito.

Porém, quando a criança ainda é muito pequena pode encontrar dificuldade na hora de pressionar as cordas. Ela pode começar com um violão. E são instrumentos que dão para serem levados de um lado para o outro.

A guitarra quando vai ficando mais profissional exige pedais, amplificador e cabos.

8- Bongô: Bongôs é um instrumento pouco conhecido, mas que pode cair no gosto da criançada. Porém, não dá para começar do zero. Eles vão precisar aprender a conhecer os ritmos que fazem parte da base da percussão.

9- Trombone: Outro instrumento de sopro que pode atrair as crianças é o trombone. Elas costumam gostar dos movimentos dele, porém, as menores não conseguem usá-lo porque é muito grande para elas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.