Histórias Para Contar Para as Crianças Antes de Dormir

Nada melhor do que histórias para “animar” o sono da criançada. Com boas histórias na hora de dormir o seu filho vai para cama sem resmungar que é “cedo demais”.

Você pode contar para ele uma história inventada, ler um livro que ele goste muito ou escolher entre tantas histórias que podem ser encontradas na internet. A seguir, algumas delas:

  • A princesa e a ervilha
  • A galinha dos ovos de ouro
  • A pequena sereia
  • Alice no país das maravilhas
  • A bela adormecida
  • O gato de botas
  • Branca de neve e os sete anões
  • Rapunzel
  • Os dois irmãos
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Cinderela
  • Os três porquinhos

Essas são algumas sugestões, mas você pode ir muito além. Mas, a pergunta é: você sabe contar histórias para as crianças antes de dormir? Apesar de parecer bem fácil, para que o seu filho realmente goste e tenha interesse de ouvir até o fim é bom aplicar algumas “regras”, que são dicas de pedagogas.

Quem conta a história para a criança antes de dormir é tão importante quanto a própria história. E graças ao modo que os pais introduzem esse hábito em casa, eles ao mesmo tempo estão estimulando a leitura no futuro. Sem falar que no momento da leitura de história os pais estão dedicando um tempo para interagir com os filhos.

A boa notícia é que no Brasil os pais estão estimulando o hábito da leitura nos seus filhos. Uma pesquisa recente revelou que entre as crianças de 5 a 10 anos, 66% delas estão acostumadas a ter acesso a leitura. Claro, que o desejável seria alcançar um índice ainda muito maior, mas considerando que a leitura não é um hábito do brasileiro, digamos, é um bom começo.

Como Contar Histórias Paras as Crianças Antes de Dormir

Agora que você já sabe o quanto é importante criar esse momento de interação com os seus filhos com a leitura antes de dormir, aprenda como fazer “render” esse momento. Isto é, o modo de ler os livros de modo que isso estimule as crianças a leitura. Além disso, o momento que os pais dedicam aos filhos para leitura é também uma troca de carinho, segurança e confiança. Um momento entre eles que é muito importante no desenvolvimento das crianças, garantem os pedagogos.

Alguns psicólogos vão mais além, dizem que os livros na vida das crianças e dos adolescentes podem representar um alicerce de confiança e autoestima. E com a participação dos pais, quando são crianças pequenas, fortalecem o sentimento de afeto.

Dicas de Como Contar Histórias Para Crianças Antes de Dormir

  • O ambiente deve ser agradável. No momento em que a criança for deitar ela deve encontrar um ambiante aconchegante e agradável. Não precisa ser necessariamente na cama, também pode ser no sofá antes de dormir, mas que não tenha barulhos e qualquer outra coisa que desperte a atenção dela. Os pais que não tem muito tempo, podem contar histórias para os filhos até mesmo no caminho para escola. Mas, é importante encontrar o tempo para o diálogo.
  • A criança precisa se envolver com a história que está sendo contada. Não importa qual o seu jeito de contar história, é um modo pessoal de cada um, mas não pode ser uma leitura e basta. Os personagens, com existem diálogos, devem ter as “próprias” vozes. Fazer perguntas para a criança durante a leitura também é um modo para interagir. E sempre questione se ela está entendendo a história.
  • Não é necessário seguir a risca o texto que está sendo lido. Você pode acrescentar uma coisa aqui outra ali para trazer a história para mais próxima da criança. O importante é que tenha sempre interação com ela.
  • A história também pode ser um meio para tratar de um assunto delicado com o seu filho. Se você souber que ele presenciou ou está passando por alguma situação difícil, como por exemplo, brigas constantes com os colegas de classe, use a leitura. Invente uma história para falar do assunto e que ela indique o caminho para acabar com o conflito. Porém, fique atento se a atitude persistir.
  • Nem sempre a hora de contar histórias antes de dormir é para o pai ou a mãe fazer a leitura. Você também pode combinar um dia da semana que é o seu filho que irá contar a história para você. Se ele quiser inventar, melhor ainda, para estimular a criatividade o raciocínio. Se ele quiser contar uma história que já leu, também ótimo, será um modo de estimular a memória e ainda o falar para outras pessoas. Se ela estiver lendo o livro e você perceber que ela fugiu da história não a interrompa, deixe que ela continue usando a imaginação.
  • Quando se conta uma história para uma criança o ideal é ser tão infantil quanto ela, deixar o seu lado criança tomar conta. Invente músicas, proponha um novo nome para o personagem, faça voz fina, voz grossa, até dance se for preciso. Mas, faça o momento da história, um momento especial de interação entre você e o seu filho.
  • Quando perceber que a criança está muito cansada, não insista em terminar a história. Combine de terminá-la no dia seguinte. E cuidado para não estressá-la antes de dormir ao invés de relaxar com a leitura.
  • As crianças maiores podem já começar a ter a própria “biblioteca”, deixe sempre livros à vista no quarto do seu filho e estimule a leitura. Peça que a cada semana eles separem as histórias que gostariam de ouvir antes de dormir. A tarefa de ter que ler o resumo do livro ou passar as páginas para escolher já é um trabalho que estimula a leitura.
  • Não tenha preguiça ao contar histórias para as crianças antes de dormir. Se a voz for lenta, as pausas longa, você começar a bocejar, certamente o seu filho perderá o interesse na história. Mostre-se animado e disponível totalmente para contar a história. E não interrompa para atender celular ou falar com outra pessoa.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.