A Ascensão de Donavon Frankenreiter

Cada vez mais artistas com estilo chamado Surf Music vem fazendo sucesso internacionalmente. No entanto, aqui na América do Sul, poucos são conhecidos. Esse é o caso de Donavon Frankenreiter, cantor norte americano que além de surfar, sabe como ninguém fazer músicas focadas para uma praia, para um luau. Apesar de não ter o sucesso de Jack Johnson ou Bem Harper, Donavon leva o estilo surf muito mais que seus amigos, assim como uma pegada um pouco mais rock’n roll.

Albúm de Donavon

Albúm de Donavon

Tanto é que o seu estilo é muito utilizado por diversas marcas do esporte nos Estados Unidos. Tanto o seu estilo como as suas roupas e modo de viver, são uns dos pontos fortes que aumentam a popularidade do cantor, assim como a sua música. Ele começou a ganhar certa fama por aparecer em vídeos no Drive Thru, uma série de vídeos sobre surf. Nele, Donavon aparece várias vezes no mar, pegando várias ondas.  Foi nessa época, quando era ainda adolescente, que ele conheceu o cantor Jack Johnson. Em uma de suas viagens, ele alugou um quarto no Havaí dos Pais de Johnson, tornando-se amigos.

Donavon Frankenreiter

Donavon Frankenreiter

Carreira Musical

O norte americano começou sua carreira musical tocando guitarra na banda Peanut Butter and Jam com 18 anos. No entanto, a diversão começou a ficar mais sério apenas em 1996, quando se juntou ao grupo Sunchild. Assumindo apenas a guitarra, eles tocavam músicas dos anos 70 e até chegaram a gravar dois discos, sendo o primeiro lançado em 1997 com o nome Barefoot & Live e o segundo chamava California Honey. No álbum de estréia, eles tocavam covers de bandas como Rolling Stones e Van Morrison. O grupo se desfez em 2001.

Show de Donavon

Show de Donavon


Após o fim dos Sunchild, Donavon Frankenreiter começou a sua carreira solo. Logo em 2002, ele assinou contrato com a Brushfire Records, gravando apenas seu primeiro álbum. O disco, que leva o seu próprio nome, teve a produção de Jack Johnson e do brasileiro Mario Caldato Jr. e conseguiu chegar à lista entre os 40 melhores de 2004 na Austrália.

Em 2006, ao assinar contrato com a gravadora Lost Highway Records, produziu mais dois discos nela. O primeiro, lançado logo em 2006, se chama Move by Yourself. O segundo, lançado em 2008, se chama Pass it Around. O mais novo trabalho do músico é o álbum chamado Glow, feito em sua própria gravadora lançado no final de 2010.

No Brasil

O cantor já passou duas vezes pelo país. A primeira foi em 2007, quando tocou no Festival Alma Surf ao lado de bandas como Animal Liberation Orchestra, G. Love e Matt Costa. A última passagem foi no começo de 2011, quando tocou num show promovido pela Skol na praia de Campeche, em Florianópolis. Depois disso, ele fez algumas apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.