Morar na Itália Vale a Pena?

Itália – Uma Visão Geral

A República Italiana – nome formal e não muito utilizado para a Itália – é um país que se localiza na Europa, mais precisamente em uma região centro sul do continente. Esse é um país peninsular, ou seja, ele conta com uma parte continental e outra parte cercada de água por todos os lados, menos pelo que conecta ao continente. A parte italiana peninsular é composta pela Península de Sardenha, Península de Sicília e Península Itálica. Já a parte continental do país faz fronteira com a França, com a Áustria, com a Eslovênia e com a Suíça.

A capital italiana é Roma, cidade essa que durante vários anos foi considerada um importante centro para os países do ocidente do planeta, sendo referência principalmente nos assuntos políticos e também nos assuntos religiosos. É exatamente por esse motivo que Roma ainda possui uma grande influência no mundo todo até os dias atuais. Hoje em dia a Itália conta com um regime político conhecido como republicano democrático, e dessa forma, todos os cidadãos italianos contam com o direito de participar da vida política do país, seja de forma direta – através do próprio voto – ou de forma indireta – através da votação dos representantes eleitos diretamente – mas acima de tudo, de forma igualitária.

Roma

Roma

Tudo o que já foi apresentado acima reflete no fato de a Itália ser considerada um país altamente desenvolvido, estando em vigésimo quarto lugar no rankings que diz respeito a esse assunto. Além disso, a Itália também possui o índice de qualidade de vida entre os dez maiores do mundo. Tudo isso acaba se refletindo em um outro ponto bastante relevante, o fato de que a Itália é, ano após ano, considerado um país mais idoso, ou seja, um país que de fato torna possível que seus moradores contem com excelentes condições de vida, tendo a possibilidade de existir de forma digna e confortável. Essa ideia de ser um país idoso está lado a lado com o cuidado que o país possui em assuntos como o bem estar e a saúde da população como um todo.

Essa ideia de que Itália é um país idoso despertou a curiosidade de diversos pesquisadores, que resolveram levantar dados e informações interessantes e surpreendentes a respeito desse assunto. Por exemplo, um desses estudos aponta estatisticamente que no país existem cerca de cento e sessenta pessoas idosas para cada cem pessoas jovens. (deve se entender como idosos pessoas que possuem mais de sessenta e cinco anos de idade).

Essa é uma alta extremamente relevante, que faz com que Itália se encontre no topo da lista que analisa o processo de envelhecimento das pessoas que vivem nos países pertencentes à União Europeia. O topo desse ranking é, na verdade, dividido entre Itália e Alemanha, sendo esses então, os países líderes e especialistas nesse assunto.

Andando junto com o fato de a Itália ser um país idoso, o que pode também ser observado é que lá a expectativa de vida é bastante alta, sendo que em média, as mulheres italianas vivem por cerca de oitenta e cinco anos e os homens italianos vivam aproximadamente oitenta. Assim, de maneira geral, a população italiana afirma se sentir bem a respeito da saúde, mesmo que muitas dessas pessoas também contem com doenças crônicas. Além disso, os italianos também tem muita consciência de que a saúde que lhes é oferecida é um imenso privilégio, e que é muito diferente do que acontece em vários países.

A taxa de criminalidade do país é um índice que sempre está em queda, ano após ano, porém, muitos moradores da Itália acabam relatando o contrário disso, e assim, a percepção da população não é compatível, já que eles apontam se sentirem cada vez menos seguros pelas ruas, e muitas vezes até mesmo em sua própria casa.

Após terem sido apontados tantos pontos positivos sobre a Itália nesse artigo, juntamente com seu modo de vida e sua cultura, um pequeno questionamento continua pairando: Vale a pena morar na Itália? Além do que já foi apresentado acima, é sabido que no país é possível encontrar uma incrível cultura e uma rica gastronomia, e tudo isso também deve ser levado em conta para responder a questão acima. Abaixo serão levantados outros pontos para tentar chegar a melhor conclusão possível a respeito.

Vale a Pena Morar Na Itália?

Morar Na Itália

Morar Na Itália

Após tudo o que já foi comentado, acaba parecendo ridículo levantar esse questionamento, já que a primeiro momento a resposta que vem a cabeça é SIM!  Porém, uma pessoa que deseja começar a planejar uma vida nova em um país diferente deve mudar um pouco a mentalidade, e deixar de pensar com a mesma cabeça de quem irá somente fazer uma viagem temporária para esse mesmo país. O ideal é que realmente se analise os prós e os contras antes de realmente se tomar uma decisão concreta e é exatamente sobre isso que será falado agora: os prós e os contras de se morar na Itália.

– Prós:

A maioria dos brasileiros que desejam mudar de país buscam qualidade de vida em primeiro lugar, e um dos itens que acabam por encabeçar esse quesito é a segurança pública, o que na Itália é uma realidade. Lá na maioria das vezes é bem possível utilizar tudo o que a cidade oferece sem o menor medo de ser assaltado a qualquer momento. Obvio que acabam existindo alguns crimes, mas eles são bem raros.

Outros pontos que definem muito a qualidade de vida são a saúde pública e a educação pública de qualidade. A respeito da saúde pública, na maioria dos locais ele existe e funciona bem, ainda que existam alguns serviços pagos, mas que são sobrados conforme a renda do paciente. Já a educação pública é extremamente excelente e totalmente gratuita. Somente as universidades que acabam contando com a cobrança de uma taxa anual.

– Contras

Praia do Sul da Itália

Praia do Sul da Itália

Desde o ano de 2008 a Itália vem passando por uma fase um pouco desfavorável no que diz respeito a economia, o que acarreta também numa alta do desemprego, inclusive entre asa pessoas mais jovens. Assim sendo, esse é um fato necessário de ser considerado, principalmente para pessoas que estão resolvendo mudar sem ter a certeza de nada.

Outro ponto negativo é que o custo de vida no país pode ser bastante elevado, principalmente nas cidades localizadas mais ao norte italiano. Além disso, a Itália é um país bastante burocrático, o que acaba dificultando até mesmo as coisas mais simples ou ainda as mais essenciais, como a de se alugar um apartamento, por exemplo.

Ainda na parte de desafios, o idioma pode ser um deles, já que é necessário no mínimo um ano de dedicação árdua para se começar a interagir bem em italiano e isso é um fator bastante relevante no que diz respeito a busca de empregos. Outro aspecto um pouco complicado é que os europeus de modo geral tem a tendência de serem um pouco intolerantes com estrangeiros, o que pode acabar resultando em preconceito e discriminação.

Outra coisa que é tão importante quanto é que, quando se muda de país, independentemente pra onde, é comum que se sinta muita falta de seu país de origem e das pessoas próximas e familiares, e isso acaba interferindo diretamente na adaptação no país novo. Mas para quem deseja de coração, isso vale a pena.

Esses foram os pontos apresentados, mas obviamente existem várias outras coisas que devem ser levadas em consideração nessa tomada de decisão, mas que variam de pessoa para pessoa. Dessa forma, é aconselhável a reflexão e a análise criteriosa antes de se mudar de fato, procurar conversar com pessoas que já passaram por essa experiência e pensar minuciosamente até que ponto vale a pena toda essa mudança para praticamente começar do zero.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.