Como Fazer Churrasqueira de Tijolo Baiano

As Churrasqueiras

A ideia de um churrasco já deixou de ser uma simples preparação de carne há muito tempo aqui no Brasil, passando assim a ser quase que uma tradição para a maior parte da população, ganhando realmente a forma de um evento propriamente dito. Esse fato é bastante positivo, já que na maior parte das vezes os churrascos são feitos para comemorar ou celebrar algo, se tornando assim um forte sinônimo de coisas boas, ligadas a integração a e confraternização.

São esses os pontos que fazem com que o churrasco em nosso país seja totalmente distinto do que acontece nos outros, já que fora daqui, essa somente é uma forma alternativa de preparação de carne para o consumo. Já aqui, o churrasco é um evento que pode durar horas e horas, se estendendo por uma tarde toda, por exemplo.

Por ter se tornado um evento absolutamente típico e famoso, é extremamente normal que grande parte dos brasileiros sempre sintam uma grande vontade de ter em sua casa uma churrasqueira exclusiva, já que assim, toda a organização e realização de eventos do tipo se torna muito mais simples e prática, não necessitando assim de alugar algum local, ou algo do tipo, o que reflete também no aumento da realização desse tipo de festejo, já que é a churrasqueira o item mais imprescindível nessa situação.

Esse desejo que foi citado que grande parte dos brasileiros possuem, de ter sua própria churrasqueira, não é algo difícil de ser conquistado, já que há uma ampla gama de opções e modelos de churrasqueiras para serem escolhidas, e dessa forma, com certeza existe pelo menos uma que se encaixa com os gostos e necessidades de todas as pessoas, inclusive no que diz respeito a caber em todos os bolsos.

As principais diferenças entre uma churrasqueira e outra dizem respeito principalmente ao material pelos quais elas são constituídas, além do peso a e também das dimensões das mesmas, bem como o preço que elas são comercializadas e o modo como a fumaça é liberada, podendo ainda existir variabilidade de outros fatores.

Acontece que, além de desejar contar com uma churrasqueira, existem pessoas que sentem uma vontade um pouco maior: a de possuir todo um espaço voltado para a realização desses eventos. Ainda que esse desejo pareça supérfluo, ele é na realidade um facilitador na vida das pessoas que tem o hábito de fazer churrascos em casa, já que contar com um espaço reservado para isso faz com que tudo fique mais organizada e a “bagunça” fique reunida somente em um ambiente, bem como todos os itens utilizados em um churrasco, como os espetos, as grelhas, entre outras coisas.

Churrasco

Churrasco

Dessa forma acaba não sendo necessário se preocupar com a arrumação do restante da casa após o evento e nem com a dispersão das pessoas ao longo da casa. Nesse ambiente reservado para o churrasco, as pessoas tendem a interagir e socializarem mais. Vale ressaltar que nesse caso é importante que se projete uma saída adequada para a fumaça, fazendo que a exaustão e nem mesmo o cheiro contramine toda a casa ou até mesmo a vizinhança.

O primeiro modelo que vem a cabeça quando se pensa em uma área com churrasqueira é a churrasqueira de alvenaria – que é também o foco do artigo de hoje. – Esse tipo de churrasqueira conta com chaminé e pode também ser implementada juntamente com um fogão a lenha, servindo assim como um complemento. Por mais que esse tipo de churrasqueira seja a mais clássica, ela pode acabar não sendo totalmente indicada para todos os espaços e nem para todas as necessidades, já que a demanda de espaço e também de investimento financeiro acabam sendo bem altas, o que pode acabar servindo de vantagem para outros modelos de churrasqueira.

Churrasqueira de Alvenaria

Churrasqueira de Alvenaria

A churrasqueira de alvenaria e uma das mais desejadas pelas pessoas e um dos principais motivos para isso acontecer e para ela se tornar muito clássica é o fato de que por ser alimentada por carvão, o gosto da carne fica realmente forte e marcante, sendo essa a principal característica do churrasco: o sabor defumado. Porém, um ponto negativo desse tipo de churrasqueira é o fato de que ela produz uma quantidade elevada de fumaça e isso faz com que seja absolutamente necessário o planejamento e a projeção de um sistema de escoamento de gases adequado, para que ele seja construído da melhor forma possível. A melhor das opções é fazer uma espécie de duto que seja exclusivo para proporcionar a exaustão da fumaça.

Como foi possível perceber, essa é a churrasqueira mais queridinha de todos os tempos, e por ser construída de alvenaria, sua principal matéria prima são os tijolos. Abaixo será falado um pouco sobre um estilo de tijolo.

O Tijolo Baiano

Tijolo Baiano

Tijolo Baiano

Antes de realizar qualquer tipo de construção é natural que as pessoas desejem fazer uma pesquisa sobre os materiais utilizados antes de realizar a compra, e isso não é diferente quando a construção a ser feita é uma churrasqueira, já que a ideia é que ela seja um item bastante duradouro e que não necessite de reparos e reformas a curto prazo. Dessa forma, como já foi dito, os tijolos são os principais materiais que constituem a churrasqueira de alvenaria, então é de um tipo dele que será falado agora.

O tijolo baiano é um dos mais utilizados nas mais variadas construções – ainda que não muito nas churrasqueiras –, que são aqueles que possuem de seis a oito furos. Ele é um dos tipos mais baratos de tijolos, mas um ponto a ser considerado é que ele não é o mais indicado para suportar grandes cargas estruturais, porém, ele oferece um ótimo desempenho no que diz respeito a temperatura. As ranhuras que existem ao longo do tijolo são extremamente importantes no auxilio da aderência do mesmo, já que assim a argamassa consegue penetrar melhor no material, deixando assim o resultado da construção em uma ótima forma.

O tijolo baiano é um item bem leve, e isso faz com que todo o seu transporte e sua logística sejam facilitados. Ele é extremamente utilizado para fazer divisões internas de cômodos e as mais variadas outras construções.

Como fazer churrasqueira com Tojo Baiano

As dicas para se fazer churrasqueiras com tijolo baiano – ao invés das mais clássicas de tijolinho – são um pouco escassas, já que isso não é muito comum. Porém, pode ser algo inovador e não tão complexo de fazer, como é possível ver no vídeo a seguir:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.