Medicina Na UFRJ

A faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, que fica na capital fluminense, é uma das mais conceituadas do Brasil. Conseguir uma das vagas no vestibular para fazer o curso, requer muito estudo, primeiro porque o exame para ingresso exige um aluno verdadeiramente preparado e segundo que a relação entre candidatos e vagas é completamente desfavorável para quem quer entrar. Muitos candidatos e poucas vagas.

Medica

Medica

A faculdade de Medicina da UFRJ foi fundada no tempo do reinado no Brasil, seu fundador foi o príncipe regente D. João, em 5 de novembro de 1808, através de uma Carta Régia. A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi fundada com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia e era instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo.

Na época da fundação da agora UFRJ, não era de interesse do reinado deixar que os brasileiros tivessem acesso ao nível superior de escolaridade, a “ignorância” é mantida para que os nossos colonizadores tivessem mais facilidade em controlar a população. Pessoas com grau alto de instrução poderiam ameaçar os interesses da corte.

UFRJ

UFRJ

Os médicos do Brasil, na época colônia de Portugal, eram poucos e só eram formados porque tinham estudado na Europa.

A faculdade só começou a emitir diplomas e certificados para estudantes brasileiros, no ano de 1826, graças a um decreto de Dom Pedro I.

O nome Universidade Federal do Rio de Janeiro nasce somente em 1965, e em 1973, ela passa a ser fisicamente onde se encontra nos dias atuais. Já em 1978, foi criado o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Medicina

Medicina

Atualmente o curso de Medicina da UFRJ recebe regularmente quase 1.200 alunos, e sempre está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, segundo a avaliação do Ministério da Educação brasileiro.

Em 1994, a faculdade passou a oferecer também cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia, com cada um deles recebendo cerca de 350 alunos. Recentemente foram aprovados mais 2 cursos, que aumentarão as vagas oferecidas pela universidade, o curso de Medicina – unidade em Macaé, 30 vagas por semestre e o curso de Terapia Ocupacional, também 30 vagas por semestre.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também oferece cursos de pós-graduação, que são considerados os melhores no país na área médica. São 450 vagas para alunos interessados no Mestrado e 220 para os interessados no Doutorado. Os cursos são distribuídos em 30 setores.

Normalmente, o primeiro semestre tem início em fevereiro e término em julho e o segundo semestre se inicia em julho e termina em dezembro.

A única desvantagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como outras instituições públicas, são as constantes paralisações ou greves feitas pelos funcionários, que não comprometem o conteúdo, mas provocam grandes alterações no calendário escolar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.