Os Melhores Livros de Alexandre Dumas

Os livros são companheiros essenciais de qualquer pessoa. Nada melhor que, num dia frio, se enrolar debaixo das cobertas e ler um bom drama, por exemplo. Os livros estão ficando mais acessíveis, podendo qualquer pessoa adquirir um exemplar de sua publicação favorita.

Os livros mais lidos são aqueles relacionados a contos, ficção científica, drama e também romances. Nós podemos citar vários exemplos de livros (Nada tem a ver com as categorias citadas anteriormente): A Menina que Roubava Livros, a saga Crepúsculo (Sucesso entre as adolescentes), O Diário de Um Banana, as obras do escritor brasileiro Paulo Coelho, dentre muitas outras.

Outro escritor que também é bastante renomado é Alexandre Dumas, que nasceu na França, no ano de 1802, e morreu em 1870. Vamos, neste artigo, falar um pouco mais sobre ele, e, também, explicitar algumas de suas melhores obras. Vamos lá?

Um Pouco da Vida de Alexandre Dumas

Alexandre Dumas era filho de um grande militar da época, chamado General Dumas. Era neto de um marquês, Antoine Davy e de Maria Césette Dumas, sendo a situação de Maria indefinida (Não se sabe se ela era escrava ou uma liberta).

Dumas, antes de virar um grande autor, ganhava a vida trabalhando em Paris, a cidade mais conhecida no mundo. Mas a sua ânsia de escrever não tinha começado após isso. Paralelo ao trabalho, Dumas redigia artigos para diversas revistas da época e também escrevia peças teatrais, sendo a primeira de suas peças a serem produzidas: Henrique III e sua Corte, que ocasionou num sucesso de público e de críticas, em 1829. Alexandre repetiu o feito no ano seguinte, com a peça Christine. O resultado obtido pelas duas peças permitiu que Dumas transformasse o ato de escrever em sua profissão.

Mas, no mesmo ano (1830), ocorreu a revolução que tirou o rei Carlos X de França do poder, sendo substituído por Duque d’Orleans (Anteriormente patrão de Alexandre), que adotou o nome de Luís Filipe de França.

Naquele ano, a tranquila França se viu num dilema, já que várias rebeliões internas contrárias a algumas leis proferidas não foram de bom grado aos cidadãos franceses. Mas, com o tempo, a serenidade retornou ao país, com a França se industrializando. Naquela época, a censura contra a imprensa também havia sido derrubada, o que dava ainda mais ânimo a Dumas.

Depois de outras peças que lhe renderam sucesso, Dumas começou a se dedicar aos livros de romance. Daí surgiram muitas obras que fizeram estrondoso sucesso. Mas, ao mesmo tempo em que ficou rico e famoso, Dumas não conseguia controlar os seus gastos, ficando sempre com dívidas acarretadas pelo seu desejo por mulheres e também para manter o seu luxuoso padrão de vida. Além disso, sua casa estava sempre cheia de pessoas desconhecidas, que se aproveitavam da bondade dele.

Algumas das Melhores Obras de Alexandre Dumas

Dumas morreu em 1870, e está sepultado no Panteão de Paris, um enorme mausoléu onde apenas as grandes pessoas (Escritores e filósofos) estão enterradas.

Mas as suas obras ficaram. E nunca saíram de moda. Seus livros já foram traduzidos para mais de 100 idiomas, fora os mais de 200 filmes que se inspiraram em algumas publicações do Escritor. Confira, agora, algumas delas:

Os Irmãos Corsos

É divido em três momentos: no primeiro, em que Alexandre visita uma família corsa, com dois filhos gêmeos que nasceram unidos entre si, tendo de ser separados através de meio cirúrgico.  Como os irmãos eram unidos, as dores, físicas ou espirituais de cada um eram sentido por ambos. Lucien, um dos irmãos, começa uma firme amizade com Alexandre.

No segundo momento, Alexandre conhece Louis, o irmão gêmeo de Lucien. Também vira amigo deste, e aceita um duelo em nome de sua mãe e Lucien, mesmo sendo inexperiente com armas. No final, ele não resiste e tomba ao término da briga, por causa do alto nível de instrução de seu desafiante.

No terceiro momento, Lucien vai até Paris, e, depois de uma visita do espírito de seu irmão, desafia o homem que matou seu irmão e o vence devido á sua experiência com armas.

O Conde de Monte Cristo

O livro O Conde de Monte Cristo é mais um dos populares livros de Dumas, frequentemente incluído na lista dos mais vendidos de todos os tempos. O livro conta a história de um marinheiro que foi encarcerado de maneira injusta. Enquanto está atrás das grades, conhece um clérigo, do qual vira amigo. Quando o clérigo vem a óbito, o marinheiro consegue se evadir da prisão, herdando uma fortuna suspeita. Como está com boas condições econômicas, o marinheiro pode vingar-se de quem o colocou na prisão.

Memórias de um Médico

‘’Memórias de um Médico’’ é uma saga composta por quatro livros escritos por Dumas, sendo o tema abordado pelos livros a Revolução Francesa. Os quatro livros são:

Joseph Balsamo, que abrange um pouco sobre o fim do poder de Luís XV da França, (1770 a 1774). Além, também da entrada de Maria Antonieta em território francês para o casamento com o futuro rei Luís XVI da França.

*O Colar da Rainha, que abordou o embaraçoso caso do Colar da Rainha, onde seus fatos foram cruciais para que a Revolução Francesa, de fato, ocorresse;

*Ange Pitou, onde o tema abordado dessa vez é relacionado á Queda da Bastilha, entre muitos outros assuntos;

*A Condessa de Charny, O livro com mais conteúdo da série, que abrange desde a instalação da família real da França na capital Paris, até a morte do Rei Luís XVI, executado na guilhotina, em 1793.

O Reconhecimento da França

A França reconheceu,  em 2002, que  embora há muitos autores e escritores de peso em seu país, nenhum chegou a ser mais lido do que Dumas. Por essa razão, seus restos mortais foram transladados do Villers-Cotterêts, um cemitério, para o Panteão de Paris. Dumas atualmente está sepultado do lado de dois colegas autores, também muito conhecidos: Voltaire e Victor Hugo.

Ou seja, Alexandre Dumas foi um dos escritores franceses mais importantes do século XIX, e suas obras causam impacto ainda hoje.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.