A Simbologia Maçônica

A Maçonaria é uma sociedade não muito conhecida, já que os seus adeptos são bastante discretos. Você deve compreender que, por discreto é entendido que as ações dos maçons (como são chamadas as pessoas que cultuam a Maçonaria) são muito reservadas, sendo que o interesse de tais ações é propriamente das pessoas que também seguem os preceitos maçons. Os praticantes exaltam os dons de fraternidade, democracia, igualdade e a liberdade, sendo, então, a maçonaria uma seita de ordem fraternal. Ou seja, já podemos até mesmo saber qual é, normalmente, o perfil de pessoa que faz parte da sociedade: Um indivíduo com bons costumes, e que não tenha preconceitos raciais e nem mesmo sexuais (Agir com naturalidade ao ver um casal do mesmo sexo se beijando, por exemplo), opiniões políticas, enfim. E, para firmar ainda mais essa doutrina aos seus praticantes, os maçons possuem uma série de símbolos, que tem isso como objetivo. Alguns opinam sobre tais símbolos, dizendo que eles são mensagens ociosas, onde um passado não muito bonito sobre a sociedade maçônica está descritos em tais mensagens. Mas tais significados estão muito mais longes do que se imaginam aos olhos dos seguidores da Maçonaria. Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre a Simbologia Maçônica. Vamos lá?

A Simbologia Maçônica

A Simbologia Maçônica

A Simbologia Maçônica

Na verdade, os símbolos maçônicos vieram para ajudar a entender os seus preceitos por parte dos maçons. Tais símbolos são, ao mínimo, curiosos aos olhos daqueles que não são praticantes da Maçonaria. Um deles, por exemplo, é composto de ferramentas geralmente utilizadas na construção civil. O significado do emprego de tais ferramentas no símbolo se explica no fato de que os maçons devem sempre buscar o aprimoramento do espírito, do intelecto e, principalmente, da moral. Para ser ainda mais específico, há, entre os maçons, a divisão de grau, ou seja, o processo que se deu na evolução dos maçons está especificado em graus, e, para cada um deles, há um conjunto de símbolo especial. Aí é que paira a questão: Qual é, de fato, o significado de cada conjunto em determinado grau. Nós devemos enfatizar que os símbolos não são uma espécie de ‘’amuleto’’ onde há magia. Por essa razão, você nunca irá ver algum maçon adorando e se curvando a algum símbolo maçônico. Ainda mais por que os símbolos são feitos pelos próprios seguidores da seita. Portanto, a interpretação do símbolo varia de seguidor para seguidor.

Os Principais Símbolos da Maçonaria

Vamos listar agora os principais utilizados na Maçonaria. Veja:

*Acácia

Na Maçonaria, a Acácia é uma planta-símbolo por excelência. Ela é, para os maçons, o sinônimo de clareza, segurança, pureza ou até mesmo inocência. A acácia é um símbolo maçônico pela mesma ser considerada na Antiguidade uma árvore sagrada, pelos hebreus. Como os povos antigos gostavam de utilizar plantas diversas para simbolizar, dentre outras coisas, qualidades que a alma possui e também virtudes, a acácia não poderia ser diferente. Ela pode ser descrita como uma ressurreição em alguma vida futura, ou até mesmo a iniciação de uma nova vida.

Acácia

Acácia

*Estrela de 5 Pontas

A Estrela de 5 Pontas é muito conhecida pelos cristãos, pois argumentam que essa é a estrela que guiou os pastores de Belém até onde estavam instalados João e Maria, junto com seu filho Jesus. Ou seja, a Estrela representa o Nascimento de Cristo. Na maçonaria, ela representa um Homem Perfeito, entre pai e filho, na humanidade. Ela também significa os cincos aspectos que o Homem Perfeito possui: Emocional, mental, físico, espiritual e intuitivo. O Homem também pode ser descrito como uma pessoa que sempre está disposta a acolher os outros, entretanto sem nenhum tipo de virilidade, pois emoções ligadas ao amor e ao desejo carnal foram todos ‘’domados’’ pelo Homem Perfeito.

*Colunas

As colunas, embora tenham significado de sustentação para as outras pessoas, na Maçonaria é diferente. Lá, elas delimitam o mundo criativo, da morte e também da vida. Os elementos femininos e masculinos, passivo e ativo também são representados por meios das colunas.

Colunas

Colunas

*Avental

O avental tem o mesmo significado para os maçons se comparados às outras pessoas. Indica o trabalho, de pele e branco, destinado aos companheiros e também aos aprendizes.

*O Número 9

Para alguns, somente mais um número; para os maçons, o número 9 significa a Luz de Deus, que, com sua luz, deixa claro qualquer pensamento, toda obra e desejo, além de também exibir a Obra Divina fora dos corpos. O número 9 também é o número dos Profetas e Iniciados.

*Compasso

O compasso, bastante utilizado nas salas de aula e em projetos para a criação de círculos perfeitos, tem um significado bastante interessante na Maçonaria: Ele é símbolo do pensamento (Em muitas formas diferentes do raciocínio). Além disso, o compasso também representa o espírito. Os círculos formados por tais compassos são lojas.

*Delta

Na Maçonaria, o triângulo significa a força em expansão.

*A Letra G

A letra G significa, para os maçons, o Divino Geômetra, ou seja, Deus. A escolha da letra G para representar Deus se deu por conta de que a letra está presente no nome de Deus em várias línguas (Como GOD em inglês, GUD em sueco, GAS em Siríaco, GOOT em alemão, entre muitos outros).

*A Trolha

Popularmente conhecido como ‘’colher de pedreiro’’, a trolha é aquela colher que os pedreiros utilizam para pegar cimento, assentar, enfim. Na maçonaria, ele é interpretado como um Símbolo tolerante, ou seja, conhecer e aceitas as diferenças e defeitos que o outro irmão possui. Ela também pode ser interpretada como um símbolo da fraternidade, do amor. Ou seja, como o cimento ‘’une’’ os maçons, utilizar a trolha é a mesma coisa que amar, perdoar, deixar no passado as diferenças, entre outras atitudes nobres. Resumindo, a trolha é um símbolo que deve ser visto como a Paz que deve estar sempre entre os irmãos maçons.

*A Pedra Bruta

A Pedra Bruta, aquela encontrada na natureza sem nenhum tipo de manipulação, simboliza a inteligência de um ainda aprendiz maçon. Isso porque ele está apenas iniciando a sua missão de aprendizagem dos mais variados mistérios que envolvem o universo maçon.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.