Uma Breve História do Telefone

Muito já se ouviu falar do inventor do telefone, mas poucas pessoas sabem como ele se tornou tão importante, o que mais ele inventou, onde nasceu e a sua criação. Que tal conhecer um pouco mais sobre um homem tão importante para a história mundial? Vamos começar a entender um pouco da história dele.

Um Pouco da História de Graham Bell

Alexander Graham Bell, filho de Alexander Melville Bell e  de Eliza Grace Symond,  nasceu na cidade de Edimburgo, na Escócia, no dia 3 de março de 1847. Ele foi um inventor, cientista e fundador da companhia telefônica Bell e morreu em 2 de agosto de 1922, na cidade de Nova Escócia, no Canadá.

Mesmo Graham Bell sendo conhecido como criador do aparelho telefônico, a invenção foi creditada ao italiano Antonio Meucci, que vendeu o protótipo e projeto para Graham Bell nos anos 70, este fato foi confirmado pelo Congresso dos Estados Unidos por meio de resolução em 11 de julho de 2002.

O Pequeno Gênio

Graham Bell nasceu em uma família tradicional que era engajada na causa dos surdos. Sua mãe era surda e seu pai especialista em portadores de deficiências auditivas, sendo o inventor do sistema de educação para surdos.

O pai de Graham Bell era um especialista em problemas referentes à voz, à pronúncia e, sobretudo, às graves questões dos surdos. Ele teve a ideia de juntar um desenho a um som fonético para conseguir comunicação com os surdos e criou também mais material para educá-los. Seu pai realizava muitas experiências, onde seus filhos também participavam.

Graham Bell terminou seus estudos com 13 anos na escola real de Edimburgo. Ele foi preparado para responsabilizar-se pelas atividades da família e, assim, transformou-se em um mestre de voz. Na mesma época, começou a fazer estudos e experimentos com o aparelho de som como seu pai. Durante todo o período em que esteve na Escócia, Graham Bell se dedicou ao estudo da acústica para tentar uma possível melhoria da surdez da sua mãe.

Com o propósito de apresentar o método de ensino para surdos, Graham Bell foi para Boston (Estados Unidos), em 1871, no lugar do seu pai, um ano após abriu uma escola para treinar professores de surdos. Dois anos depois ele tornou-se professor oral de filosofia na Universidade de Boston.

Graham Bell, depois de ver uma invenção de seu professor (um estranho aparelho batizado de telefone, que transmitia sons), ele sentiu que podia aperfeiçoá-lo com a energia. Assim, desenvolveu um projeto de um piano que tinha a possibilidade de transmitir a música nele tocada por certa distância através da eletricidade. Assim surgiu o telégrafo musical. Ele gastou todas economia para aperfeiçoá-lo, tentando transmitir sons no lugar de notas musicais.

Graham Bell continuava fazendo experiências com as ondas sonoras no seu tempo disponível. O mecânico Thomas Watson o ajudava a transformar suas ideias em algo funcional. Em 1875, Graham Bell criou o projeto básico para o telefone (inspirado num telégrafo), ele idealizou um artefato que transmitia as vibrações através de dois auriculares. Ao testar sua invenção foram ouvidos sons, semelhante à voz do homem.

Outros Trabalhos de Graham Bell

Depois de conseguir a patente sobre o telefone, Graham Bell continuou seus estudos sobre a área de comunicação, o que resultou na invenção do “photophone”, que transmite o som por meio de feixes de luz, um primórdio para o atual sistema de transmissão por fibras óticas. Em paralelo ao trabalho na área das comunicações, ele continuou atuando no ensino da fala aos surdos, trabalhando em pesquisas médicas.

Ao total, Graham Bell obteve 18 patentes registradas em seu nome e também compartilhou mais 12 com colaboradores diversos, entre elas 14 envolvem o telefone e o telégrafo, quatro estão ligadas ao photophone, uma ao fonógrafo. Ele também tem cinco patentes voltadas para veículos aéreos, quatro ligadas a hidroaviões, e duas patentes para um modelo de pilha de selênio. Em 1888, foi um dos fundadores da National Geographic Society, vindo a ser seu segundo presidente.

As Honrarias Que Recebeu

Graham Bell foi agraciado com muitas honrarias, dentre ela a condecoração de Légion d’Honneur do governo francês. Os prêmios eram: 50 mil francos dados pela Académie Française, a medalha Albert concedida pela Sociedade Real das Artes e o título de Doutor honoris causa pela Faculdade de Würzburg, na Baviera.

Graham Bell se casou com Mabel Hubbard em 11 Julho de 1877, se tornando cidadão americano em 1882 após conseguir sua naturalização.

A Patente do Telefone

Graham Bell venceu uma guerra sobre sua patente do telefone. Ele a patenteou em 1876, nos Estados Unidos, por coincidência, Elisha Gray fez no mesmo dia um pedido de outra patente no mesmo gênero, o chamado transmissor de Gray, que é inspirado num antigo dispositivo onde dois diafragmas são ligados por um fio tracionado, a transmissão dos sons é realizada através da vibração mecânica transmitida pelo fio.

A patente do aparelho telefônico de Graham Bell foi diversas vezes contestada, onde sempre alguém reivindicava a real autoria sobre a invenção do telefone. O caso mais importante, que resultou no futuro na mudança no reconhecimento sobre o real inventor do telefone, foi o de Antonio Meucci, um italiano que demonstrou fortes evidências que era o verdadeiro inventor, em 1849, em Havana, Cuba.

Ele experimentou a transmissão de voz usando como meio a corrente elétrica, continuando sua pesquisa em 1852 e 1853. Em 1860, solicitou a um amigo que buscasse investidores para sua pesquisa na Europa. Em 1871, Meucci arquivou um pedido de patente no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos, a falta de recursos e uma doença não possibilitaram a conclusão de seu pedido de patente.

Alexander Graham Bell também fundou a Bell Telephone Company, em 1877, junto de seu sogro, que também o ajudou a fundar a New England Telephone and Telegraph Company. Em 1889, a Bell Company adquiriu da Western Union as patentes referentes ao microfone de carbono, grafite ou antracita, invenção de Thomas Edison, isso tornou o telefone um aparelho mais eficiente em chamadas de distâncias maiores sem a necessidade de falar em tons mais altos para que a comunicação fosse audível.

A mudança de base que uma única invenção trouxe ao mundo é exatamente o telefone. Conversando à distância, de forma à facilidade sem esforço e o conforto do lar de família é o benefício desta invenção. Neste mundo de celulares e telefonia pela Internet, a mudança fundamental para a sociedade que ocorreu com a invenção do telefone é um dado fundamentado.

Na escola, as crianças eram ensinadas a unir duas latas, utilizando um fio fino e a manter bem afastado um dos outros, permitindo a entrada de sons de um lado para o outro. Este telefone básico é aquele visto no desenho dos Flinstones, mas os verdadeiros requerem eletricidade e componentes.

Outros Métodos de Conversa “à Distância”

Uma Breve História do Telefone

Uma Breve História do Telefone

Este é um sistema totalmente diferente do utilizado em navios na forma de longos canos na ponta do navio podia ser levado para a sala de máquinas. O telégrafo elétrico foi inventado no início de 1800 e estava constantemente entupido com mensagens de todo tipo. Havia sempre um desejo de melhorar o telégrafo. O conhecimento das ondas sonoras através do ensino de Alexander Graham Bell a alunos surdos, deu uma idéia para inventar o telefone.

A Invenção de Bell

Tecnologia

Tecnologia

Graham Bell foi creditado como sendo o inventor do telefone. Ele quase perdeu a honra para Elisha Gray, outro inventor proeminente que pediu a patente para o telefone no mesmo dia, 14 de fevereiro de 1876. Infelizmente, o advogado de Bell e o secretário do escritório de patentes que tinham servido na Guerra Civil e que conspirou para o registro de patentes de Bell em detrimento ao de Gray.

O examinador de patentes paralisou o processo quando da percepção que ambos os pedidos foram semelhantes até que pudessem ser comprovados. Bell demonstrou a técnica desenvolvida por Gray e foi concedida a patente. Segundo os historiadores, Gray teria sido considerado o inventor do telefone, se Bell não demonstrasse seu invento em primeiro lugar.

O Primeiro Serviço de Telefone Comercial

Invenção

Invenção

Os cidadãos de Boston foram beneficiados pela primeira vez em 1877 com a instalação do primeiro telefone. As centrais telefónicas foram rapidamente inventadas para permitir que os assinantes pudessem falar com qualquer telefone conectado ao mesmo conjunto de linhas telefônicas. O serviço funcionou pela primeira vez em 1878 em New Haven. Após os três primeiros anos dos telefones comerciais, os Estados Unidos impulsionaram milhares de telefones. Com a invenção da central telefônica, o assinante precisava de uma maneira eficaz para manter contato uns com os outros sem se conectar a um operador.

O Telefone Residencial

O dispositivo de telefone utilizado em casa sofreu um desenvolvimento significativo em 1920, quando a Western Electric desenvolveu um telefone que consistia em um aparelho, incluindo o fone de ouvido e o microfone. Estes assinantes conseguiram falar enquanto se moviam pela primeira vez. O modelo Bell 102 era o primeiro desenvolvimento deste tipo de telefone ainda popular hoje.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.