O simbolismo é uma tendência literária, da poesia e também de outras artes que surgiu no final do século XIX na França, e era oposta ao Realismo, ao Naturalismo e também ao Positivismo da época. As duas últimas décadas do século XIX observaram, em todos os planos do conhecimento, a uma forte reação contra o espírito científico, materialista, positivista mecanicista e determinista.
Invertendo-se a tendência dominante, a Ciência até há pouco dona da verdade, passa a ser questionada, impondo-se um forte desencanto, pois a Ciência, que tudo enquadrava em uma forçada relação de causalidade, mostrava-se impotente, deixando intocadas as maiores questões da vida, que continuavam como um grande mistério.
É exatamente esse mistério que vai seduzir os filósofos e artistas desse período, na busca, muitas vezes, de um modo supra-racional de conhecimento, este caminho é o coração (o coração tem razões que a própria razão desconhece) e será logo, para muitos filósofos, a intuição, ou aquilo que, desde há muito tempo, tem experimentado os místicos.
As Principais Características do Simbolismo

Simbolismo
Os simbolistas dão Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos e
desconsideram as questões sociais que eram bastante abordadas pelo Realismo e Naturalismo. As características predominantes no Simbolismo são:
Subjetivismo
Os simbolistas possuem grande interesse pelo particular e individual, deixando de lado a visão geral. Possuem visão individualista, pois a visão objetiva não desperta interessa, e estão focados sob o ponto de vista individual. A poesia simbolista se opõe a poesia Parnasiana, mas se aproxima da estética dos Românticos, mas os simbolistas voltam-se para além do coração, eles buscam o mais profundo do EU, buscam o sonho, o inconsciente. A obra simbolista possui caráter individualista.
Musicalidade

Artes
A estética simbolista possui muita musicalidade. Para que haja uma aproximação da poesia com a música, os simbolistas deixaram de lado alguns recursos como, por exemplo, a aliteração (repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal) e também a assonância (repetição de fonemas vocálicos). A Estética Simbolista se destaca pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música).
Transcendentalismo
Os simbolistas têm como princípio básico sugerir por meio das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade, e davam grande ênfase na fantasia e também no imaginário. Para interpretar a realidade, os simbolistas se auxiliam da intuição e não da lógica ou da razão. Os simbolistas dão preferência ao indefinido ou impreciso e ao vago. As produções de obras de arte no Simbolismo se baseiam na intuição, descartando a lógica e a razão.
O Simbolismo No Brasil

Características
O Simbolismo no Brasil teve início no ano de 1893, com a publicação de duas obras do autor Cruz e Souza, as obras eram Missal (prosa) e Broquéis (poesia). Esse movimento teve grande força até o movimento modernista do início da década de 1920.