O Campeonato de 95 marcou o início de uma nova forma de computar os pontos no Brasileirão: sob determinação da FIFA, todas as vitórias passariam a valer 3 pontos. (Anteriormente as vitórias valiam dois pontos, podendo ser computado 1 ponto extra por diferença de gols ou disputa de pênaltis, dependendo do regulamento de cada ano)
Na primeira fase, as 24 equipes, divididas em dois grupos, realizaram dois turnos, sendo que no primeiro deles se enfrentavam dentro do grupo e depois enfrentava o outro grupo. Tanto o turno quanto o returno garantiam as duas melhores equipes de cada grupo para a fase final.
O Cruzeiro e Botafogo, líderes do Grupo A no turno e returno respectivamente enfrentaram Fluminense e Santos líderes do Grupo B. Santos e Botafogo vencerma seus duelos e chegaram à decisão naquele ano. No duelo de Alvinegros, deu o Alvinegro carioca, campeão brasileiro pela primeira vez, com um placar agregado de 3×2, após uma vitória por 2×1 no Maracanã. O campeão Botafogo garantiu vaga na Libertadores, enquanto Santo (Vice) e Cruzeiro (terceiro) classificaram-se para a Supercopa.