Desenvolvimento e história

História Antiga do Japão
O desenvolvimento e a história antiga do Japão antes da era feudal famosa pelos samurais envolve a proto cultura Kyushu que deu origem aos Yayoi(que deram origem ao povo japonês que reconhecemos hoje), dentro dos quais é destacada a liderança da família Yamato.
Antes de 200 a.C. o Japão era esparsamente habitado, por povos que ainda usavam ferramentas de pedra e sobreviviam de caça, pesca e coleta. E aproximadamente nesta época floresceu a cultura Kyushu, que dominou o bronze e o ferro, a criação de ferramentas e a agricultura de arroz. Esta nova cultura provavelmente surgiu a partir da chegada de imigrantes, provavelmente coreanos, aonde tais tecnologias já existiam.
Os Yayoi

Sobre
Povos desta nova cultura, então chamados Yayoi ou Japoneses, se expandiram guerreando outros povos nativos, e aproximadamente na época de Júlio César alcançaram a planície de Kanto, aonde um dia haveria Tóquio. Eles domesticaram cavalos e vacas, caçavam e pescavam e cultivavam arroz aonde podiam.
De seus contatos com o restante da Ásia adquiriram técnicas aprimoradas de cerâmica. Da China e Coréia eles importavam moedas, espelhos de bronze, braceletes e contas, facas e espadas de bronze e ferro. Então começaram a confeccionar suas próprias armas e ferramentas de ferro forjado.
Com estas várias fontes de comida, a população Yayoi japonesa crescia rapidamente, se expandindo sobre os outros povos nativos do Japão. Criaram estradas e frotas de barcos para comércio, interagindo bastante com a Coréia, inclusive trazendo literatos e especialistas desse país. Mas é da China que vem alguns dos registros históricos sobre os antigos japoneses:
Historiadores chineses descreviam sua sociedade feudal e organizada em clãs, com senhores ricos e poderosos, tecnologia militar importada do continente, como cavalos e armas de ferro. E também o sistema de vassalagem dos guerreiros que muito depois daria origem a classe samurai.
Os Yamato

Povos
De maneira similar a outros povos, havia muita guerra entre os diversos senhores japoneses, que viam a expansão territorial como forma de assegurar o poder. Dentre as inúmeras famílias que guerreavam, uma das que obteve maior sucesso foi a dos Yamato, que dominavam terras férteis aonde hoje são as cidades de Osaka e Quioto. As famílias que dominavam se tornavam vassalos, administrando suas terras mas pagando tributos a eles e ficando sob observação de seus administradores.
Os governantes Yamato se denominavam Tenno (senhor celestial) e seguiam a crença de que eram descendente de Jimmu e outros deuses, governando por direito divino, característica que permaneceu no sistema de poder japonês por longa data.
Em cerca de 300 d.C. os Yamato já dominavam todo o Japão e dispunham de um complexo sistema burocrático de governo, importado em parte da China. O contato com a Coréia também se intensificara e com isso a tecnologia se desenvolvera amplamente nas áreas da arte, escrita, ciência, medicina e sistemas políticos e legais. Por volta de 500 d.C. iniciou-se a prática do Budismo, religião que se tornaria muito forte no Japão.