Evolução da Prática de Natação no Brasil

A natação é considerada como uma das mais antigas atividades. Além de oferecer inúmeros benefícios para a saúde física, ao entrar em contato com a água, o nosso organismo liberar uma substância denominada endorfina, que nos proporciona maior sensação de prazer.

Portanto, para entender como foi o processo de evolução da prática de natação no Brasil, e qual é a ligação existente entre a água e o homem, é só continuar lendo.

Um Pouco Sobre a História da Natação

Como dissemos, a natação é, sem dúvida, uma das atividades mais antigas que existem. Afinal de contas, as primeiras imagens, ou registros a esse respeito podem ser observados em pinturas rupestres, datadas de 7.000 anos atrás. Além disso, as primeiras escritas sobre essa prática datam de mais de 4.000 anos atrás.

Sendo assim, podemos perceber que a natação é uma atividade que se encontra diretamente relacionada com o processo de evolução do homem. Afinal de contas, ela sempre desempenhou um papel fundamental na sobrevivência do mesmo, não só no momento de fugir de perigos na terra, como principalmente para a procura por alimentos.

Os filhos dos mais nobres, 3.000 a.C., no Egito Antigo, costumavam aprender a nadar desde muito cedo. Já na Grécia, essa atividade passou a ser considerada como um símbolo da beleza. Enquanto que na civilização romana, a natação se tornou uma base para o processo de preparação de soldados pertencentes ao império.

Porém, como o passar do tempo, foi criando-se uma crença de que essa atividade estaria diretamente ligada à disseminação de doenças. No entanto, para estimular a adesão da população à prática novamente, Luiz XIV, rei francês, criou várias piscinas públicas.

A Natação Como Uma Modalidade de Esporte

Conforme registros antigos, as primeiras disputas dessa atividade aconteceram na civilização grega, durante os jogos Ístmicos, que eram feitos para homenagear o Deus Poseidon.

No entanto, a 1º disputa oficial só aconteceu na Austrália, no ano de 1858. Pouco tempo depois, ocorreu o 1° campeonato nacional da Inglaterra. Em seguida, foi a vez dos Estados Unidos.

Em 1896, a natação como esporte ganhou ainda mais força, depois da 1° Edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, que aconteceu em Atenas. Na ocasião, foram realizadas provas aquáticas no mar, onde os atletas tinham que disputar os 100, 500 e 1200 metros livres. O 1° campeão nos 100 metros livres foi o húngaro Alfred Hajo.

A oficialização da natação como esporte no Brasil se deu no Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, do ano de 1897. Após um ano, aconteceu o Primeiro Campeonato Brasileiro, e foi em uma prova masculina de 1500m nado livre, que ia da fortaleza de Villegaignon até a praia de Santa Luzia.

Natação – Curiosidades

Abaixo, nós listamos algumas curiosidades bem interessantes sobre a natação. Confira!

  • O dia da natação: comemora-se em 8 de abril.
  • O atleta que possui a maior quantidade de medalhas que já foram conquistadas em toda a história da natação é Michael Phelps. Ele conseguiu esse feito depois das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. No total, foram 23 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata e mais 2 medalhas de bronze.
  • A maior piscina do mundo está localizada no Chile, e recebeu o nome de Lago de Cristal. Ela tem 1012 m de comprimento, mais 35 metros de profundidade.
  • Enquanto que piscina considerada mais alta do mundo localiza-se em Cingapura. Ela se chama Infinity Poll do Sky Park e está a uma distância de 200 metros do chão.
  • A única atividade física que é recomendada para as crianças com menos de 3 anos é a natação.
  • Benjamin Franklin, ex-presidente dos Estados Unidos, foi quem criou a 1° roupa de mergulho.

    Criança Fazendo Natação

    Criança Fazendo Natação

Benefícios da Natação Para a Saúde

Hoje em dia, a natação é considerada como um dos esportes mais completos que existe. Por isso, ela é tão recomendada. Abaixo, nós listamos alguns dos principais benefícios dessa atividade para a saúde. Confira!

  • Contribui para a perda de peso: a natação promove um enorme gasto energético. Com isso, ela contribui de forma efetiva para a perda de peso. Por ser uma atividade aeróbica, a natação se constitui em um exercício perfeito para queimar os quilos extras.
  • Contribui para uma melhoria na capacidade aeróbica: pois, como essa atividade exige bastante da nossa respiração, o corpo precisa de uma quantidade maior de oxigênio.
  • Ajuda a melhorar a postura: pois contribui para aumentar a flexibilidade da coluna, e combate a dor.
  • Não provoca nenhum impacto nas articulações: como a natação relaxa os músculos, ela ajuda a aliviar a tensão muscular.

  • Ajuda na circulação: a prática moderada de natação, de cerca de 30 minutos a 1 hora, duas vezes por semana, aproximadamente, promove uma melhoria na circulação sanguínea, ajudando no transporte dos nutrientes e de oxigênio paras células do nosso corpo, assim como também para os órgãos e os músculos.
  • Indicada para qualquer: isso também se deve ao fato de a natação não causar nenhum impacto. Por isso, ela é recomendada para pessoas de todas as idades. Principalmente para os idosos, as crianças e as mulheres.
  • Promove maior equilíbrio muscular: todos os movimentos feitos durante a natação envolvem a maioria dos músculos.
  • Promove uma maior flexibilidade dos músculos: a natação é excelente para as articulações, pois contribui para que elas fiquem sempre saudáveis, diminuindo o risco de problemas ósseos, como é o caso da osteoaortrite, por exemplo. A natação, assim como demais exercícios de baixo impacto, ajudam a manter os ligamentos necessários para a atividade em bom estado, e funcionando de maneira mais fluida.
  • Fortalece o coração: como a natação contribui para um melhor condicionamento físico, ela também ajuda a fortalecer o coração. Assim, o corpo passa a ter maior capacidade de bombear o sangue. Como resultado, há o aumento da circulação sanguínea e menos risco de doenças do coração.

Mais qualidade de vida: com todos esses benefícios da natação, ela promove, de maneira eficaz, muito mais qualidade de vida, pois é um esporte completo, super saudável e gostoso de praticar. Sem falar que a natação também ajuda a aliviar o estresse, e melhora a autoestima. É por isso que ela é muito indicada para pessoas de todas as idades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.