Qual o País Que Inventou o Carnaval?

  • A Magia do Carnaval

Uma das festas mais abundantes no que  tange as diferentes classes sociais, quantidades de pessoas, e localidades com certeza é o Carnaval. Comemorado no Brasil de norte a sul, e de leste a oeste, essa festividade tem fortes raízes na cultura católica, e sua data vem programada de forma contextualizada com a Páscoa. Quarenta dias após a terça feira de Carnaval, complementando um período chamado de quarentena, acontece a data mais importante para o catolicismo. Essa data é a Páscoa, na qual Jesus, depois de ser crucificado, ressuscita 3 dias depois.

O Carnaval é comemorado em todo o mundo, e não apenas no Brasil como muitas pessoas pensam. Muito menos foi criado no Brasil (nossa versão pode ser a mais famosa, mas não é a mais antiga e original). Mesmo sem o posto de vanguarda, a festa no Brasil se desenvolveu mais que em qualquer outro lugar no mundo. Aqui, emissoras de televisão transmitem os shows dos maiores artistas brasileiros, enquanto os foliões em blocos, seguem os trios pelas cidades do país. Existem as cidades que as famosas escolas de samba, desfilam seus carros alegóricos, precedidos e sucedidos por sambistas e blocos; são as famosas alas.

Na maioria das cidades, o Carnaval é embalado ao ritmo do samba e marchinhas. Porém existem alguns lugares dentro do Brasil, que o som pode variar um pouco. Ao longo do país observamos muito axé influenciando os passos dos foliões. Os sertanejos também tem ganhado cada vez mais espaço entre os blocos, depois do crescimento do sertanejo universitário no mercado musical. Quase todos os outros ritmos musicais tem crescido bastante, inclusive o rock. Em Pedralva, sul de minas, existe um bloco que toca unicamente Pink Floyd durante todos os dias de Carnaval. O Carnaval pode ser aproveitado por todos, e todos os estilos musicais tem sua representatividade em algum canto do Brasil, basta procurar.

  • A Origem do Carnaval

Definitivamente não foi no Brasil, que o Carnaval teve seu início. Com origem fortemente relacionada ao catolicismo, o Carnaval foi criado quando sequer existiam as escolas de samba, remontando a Antiguidade.

Para se ter uma ideia, uma festa muito parecida com o Carnaval que acontece hoje no Brasil: cheio de comes e bebes, pessoas utilizando menos roupa que o normal, junto ao clima de alegria (que paira no ar entre o fim de fevereiro e início de março) acontecia na Roma Antiga. Essas festas romanas se chamavam Saturnálias, e aconteciam como referência ao Deus da agricultura, Saturno.

As Saturnálias contavam com eventos até um pouco mais curiosos que o Carnaval brasileiro, como seções de orgia e brigas de rinha, porém tinham em desacordo com a nossa festa, o fato de que essa acontecia em dezembro. Os carros alegóricos que carregavam pessoas sem roupas, tinham formato de embarcações navais. Alguns especialistas, afirmam que desses “navios” teria vindo a origem do nome carnaval; do latim carrus vanalis. Porém, essa afirmação não é totalmente aceita por historiadores.

Como dito anteriormente, o nosso Carnaval tem forte associação ao catolicismo. Para alguns historiadores, o Carnaval na verdade significa carne vale (adeus à carne). A data em que acontece o Carnaval brasileiro, antecede o período denominado quarentena que faz a preparação psicológica e espiritual dos cristãos, para a mais importante data do cristianismo, a Páscoa.

O elo de ligação entre a diversão dos carnavais da Roma Antiga, e o Carnaval católico que faz referencia a Páscoa (inclusive a mudança de datas), talvez tenha ocorrido com uma mudança no significado, realizado pela inquisição católica durante a Idade Média, que acabou realizando um processo de cristianizar algumas tradições, que antes eram consideradas pagãs e “pervertidas”. O nome carne vale (adeus a carne) faz referencia direta ao que aconteceu com Jesus durante a Páscoa, no qual ele desencarna e se torna espirito, ao ressuscitar no terceiro dia pós sua morte.

Ao analisarmos a história, não é difícil encontrar festas repletas de alegria e exagero, precedendo eventos de sacrifícios religiosos. Podemos nos atentar aos ensinamentos do Al Corão, promovidos pelo Islamismo. Antecedendo ao Ramadã, que é o mês de oração e jejum muçulmano, acontece uma grande festa repleta de comes e bebes; da mesma forma o Carnaval dá aos católicos um pico de diversão, antes de entrar na fase extremamente reflexiva que é a quarentena.

Al Corão

Al Corão

Hoje em dia, obviamente a relação do Carnaval com a Páscoa se dá única e exclusivamente nas datas. As festas que acontecem no Brasil e em alguns outros países do mundo, são repletas de atos que em teoria não são permitidos nos ensinamentos cristãos. O foco não é início de preparação espiritual, e muito menos acaba na terça-feira. Dentro do Brasil, em muitas cidades que tem uma forte tradição com trios e frevos, o Carnaval se estende por quase todo o mês de março. As diversões que essa festa proporciona, perpetuam por todas as idades e classes sociais, promovendo a festa brasileira, ao patamar de melhor Carnaval do mundo.

  • O Carnaval Pelo Mundo

O Carnaval não é apenas uma festa brasileira, como muitas pessoas pensam. Por vários países do mundo essa festa tem muita força, e inclusive chega a se assemelhar muito com o que acontece no Brasil, no fim de fevereiro e início de março. A festa em terras brasileiras chegou com a vinda da coroa portuguesa,  porém se tratavam de jantares regados a muita bebida sem dança nem música. Com o tempo conseguimos aperfeiçoar o Carnaval e deixa-lo nos moldes do que temos hoje.

Em Londres, na Inglaterra, o Carnaval é comemorado no último domingo e sexta feira de agosto. A festa é tão grandiosa, que a população anual estimada (que acompanha as mais de 50 mil pessoas que desfilam pelas ruas) gira em torno de 1 milhão e meio de pessoas. A separação etária por lá acontece de forma que, no primeiro dia as crianças se divertem; e no segundo dia é a vez dos adultos desfilarem.

Na Alemanha, o Carnaval é muito popular na cidade de Colônia. Cerca de um milhão de pessoas vão às ruas durante 4 dias. O primeiro dia é o das mulheres, o segundo é onde acontecem os desfiles secundários. O terceiro é o dia do desfile principal, e no quarto dia acontecem os desfiles dos blocos de fantasias (também conhecidos como alas).

Outro Carnaval europeu muito famoso (talvez  mais famoso de lá), é o Carnaval de Veneza. Essa linda cidade italiana, realiza a festa duas semanas antes da Quarta Feira de Cinzas. A festa estima anualmente mais de 3 milhões de pessoas. Os foliões se fantasiam, e vão pras ruas, onde também se encontram os carros alegóricos. Bailes caríssimos e repletos de atores e atrizes renomados, são realizados. Um exemplo é o baile da Vogue, que ocorre em Veneza nessa época (um baile com muito luxo, que geralmente ocorre em mansões na beira do rio da cidade).

Carnaval de Veneza

Carnaval de Veneza

Não é só no Brasil e na Europa que o Carnaval é popular. Na Colômbia, a festa é muito animada na cidade de Barranquilla. Pontualmente 4 dias antes da Quarta-Feira de Cinzas, mais de um milhão de pessoas vão as ruas. Quase todos fantasiados, se reúnem em um evento que foi considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. O Carnaval de Barranquilla reúne micro festividades como o enterro de Joselito Carnaval, que é o ato inicial da festa colombiana.

Na América Central a festa tem força em Trinindad e Tobago. A cidade de Porto de Espanha (capital do país), sedia essa festa que acontece dois dias antes da Quarta Feira de Cinzas. Reunindo quase meio milhão de pessoas, as festas tem danças, provas de calouros, concursos de artes e ruas lotadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.