É Verdade Que Parar de Fumar Engorda? Por Que Isso Acontece?

Por mais curioso que pareça muitos fumantes resistem à ideia de deixar esse péssimo hábito para a saúde de lado por medo de engordar. No entanto, fica o questionamento sobre a veracidade desse fato, será que parar de fumar realmente leva ao ganho de peso? Se sim, por que isso ocorre? Continue lendo para entender mais sobre o assunto e lembre-se que largar o cigarro é sempre a melhor escolha.

Parar de Fumar Engorda?

Uma pergunta que a ciência vem tentando responder a um bom tempo e que parece ser uma grande preocupação para uma parcela significativa de fumantes. Já foram realizados diversos estudos com ex-fumantes e de maneira geral a análise de dados leva a crer que eles pesam mais do que fumantes e não fumantes. Estima-se que as mulheres tenham um aumento médio de 3,8 kg ao deixar de fumar e os homens 2,8 kg.

Os estudos também identificaram que os chamados fumantes intensos (que fumam mais de 20 cigarros por dia) tendem a apresentar um índice de massa corporal (IMC) mais elevado do que aqueles que são considerados fumantes leves (um cigarro por dia). Além disso, os primeiros tem maior tendência ao desenvolvimento de obesidade.

Dados de Estudos Científicos

Parando de Fumar

Parando de Fumar

De acordo com um estudo publicado no Journal of Health Economics quem deixa de fumar apresenta um aumento médio de 1,9 no IMC e tal ganho não desaparece com o tempo. Um estudo realizado na Universidade de São Petersburgo, na Rússia, concluiu que mulheres ex-tabagistas ganham peso por aumentar o seu consumo calórico ao deixar o cigarro.

Um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, também indicou ganho de peso em homens que foram submetidos a abstinência do cigarro. Ainda existem divergências entre os pesquisadores a respeito do fato de que mulheres tendem a engordar mais do que os homens ao deixar de fumar, no entanto, há consenso sobre o ganho de peso decorrente de deixar o tabagismo.

O Papel dos Hormônios no Ganho de Peso

Hormônios

Hormônios

Os cientistas realizam estudos e pesquisas há muito tempo para entender qual é o papel dos hormônios no ganho de peso de homens e mulheres que deixam de fumar. Os hormônios mais investigados são a grelina (relacionado ao desejo de comer) e a leptina (ligado à sensação de saciedade). Até o momento os resultados são inconclusivos.

Para entender melhor a relação entre deixar de fumar, engordar e os hormônios cientistas realizaram um experimento em 2018 com 14 voluntários que fumavam mais de 10 cigarros por dia. Os participantes foram submetidos a duas situações diferentes, metade deles pode fumar dois cigarros no intervalo de 15 minutos e os demais apenas puderam segurar o cigarro sem acendê-lo e nem fumar.

Passados 45 minutos os voluntários foram convidados para fazer uma refeição a vontade e foi detectado que aqueles que apenas seguraram o cigarro sem fumar consumiram em média 150 calorias a mais. Contudo, não houve nenhum tipo de alteração hormonal ou sentimental em relação a ingestão de alimentos. Concluindo não foi possível estabelecer uma conexão entre o desejo de comer mais e não ter fumado com os hormônios.

Nicotina: Viciante e Inibidora de Apetite

Estima-se que mais de 85% dos fumantes quer parar de fumar, no entanto, somente entre 15% e 20% consegue ser bem-sucedido nessa missão, pois não é nada fácil se livrar da influência viciante da nicotina. Essa substância atua no organismo como um estimulante metabólico e também como um inibidor de apetite. Sendo assim o tabagismo pode impactar sobre o peso corporal. Já foram feitas experiências de ingestão de nicotina no organismo de ratos que apresentaram supressão alimentar. Contudo, ainda não há confirmação do impacto em seres humanos.

Essa potencial relação entre tabagismo e manutenção do peso é um fator que corrobora para que muitas mulheres continuem fumando. No entanto, é válido ressaltar que ainda que ocorra ganho de peso é sempre melhor viver com saúde e livre dos males causados pelo tabagismo.

Maus Hábitos Alimentares

Maus Hábitos Alimentares

Maus Hábitos Alimentares

Estudos focados nos hábitos alimentares de fumantes demonstra que eles têm a tendência a se alimentar pior do que pessoas que nunca fumaram. Suas dietas costumam ser pobres em frutas e verduras, geralmente não dão atenção para questões como refeições balanceadas e correta ingestão nutricional. No grupo dos fumantes é mais comum problemas como obesidade, glicemia alta e colesterol elevado.

O hábito de fumar faz com que sejam adicionadas diversas substâncias tóxicas no organismo que poderiam encontrar uma barreira nos nutrientes provenientes de alimentos, no entanto, acabam livres para agir quando em conjunto com uma alimentação desregulada.

Mas, Será Que Dá Para Parar de Fumar Sem Engordar?

A resposta para essa pergunta é sim, pois muitas pessoas deixam de fumar e não ganham peso por causa disso. Porém, é válido mencionar que quando se deixa de fumar é natural querer comer mais, isso é um reflexo da desobstrução das papilas gustativas, você passa a sentir o sabor dos alimentos com mais intensidade. Quando o organismo estiver livre da nicotina passará a trabalhar normalmente, algo que pode acarretar em ganho de alguns quilos.

Há pessoas que ficam extremamente ansiosas ao deixar de fumar e tentam compensar essa sensação angustiante com o consumo de alimentos mais calóricos. No entanto, fica a dica de que essas são situações e condições passíveis de serem controladas. A prioridade deve ser deixar de fumar e em seguida considerar como resolver um eventual ganho de peso.

Mesmo que o indivíduo ganhe um pouco de peso após deixar de fumar reduz consideravelmente as suas chances de desenvolver uma doença cardiovascular. Ao deixar o tabagismo o indivíduo também está fazendo algo importante para a sua saúde mental. Contar com acompanhamento médico pode ajudar a tornar o processo mais tranquilo.

Dicas Para Não Engordar ao Deixar de Fumar

Para reduzir o ganho de peso ou até evitar aumentar o número na balança é importante manter uma rotina de prática de atividades físicas assim como uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras. Aproveite que você passará a sentir melhor o gosto dos alimentos e dê uma chance para opções naturais e mais saudáveis.

Gostou de saber mais sobre a relação de parar de fumar e engordar? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.