O Que o Chocolate Tem a Ver Com a Páscoa?

Para entender exatamente o que o chocolate tem a ver com a Páscoa, temos que mergulhar a fundo na história dessa data, desde as tradições mais antigas, até os tempos atuais.

A Páscoa é considerada como uma das comemorações mais tradicionais do calendário cristão. E todas as suas origens estão fundamentadas tanto em traições judaicas, como em alguns outros elementos que foram sendo, de certa forma, tomados pelos povos cristianizados.

Muito antes da vinda de Jesus, a Páscoa já era comemorada por povos antigos, onde tinham trocas de ovos de galinhas, e festas comemorativas nessa data. A Páscoa mais antiga já era comemorada por datar a entrada da primavera, e era conhecida como a festa da lua, onde haviam comemorações que deixaram suas marcas até atualmente.

Essa festa sempre era realizada na primeira lua cheia, que seguia o equinócio do dia 21. Porém, a Páscoa como conhecemos em nossos dias atuais só tomou força quando, no passado, os judeus começaram a comemorar o chamado pessach. E então, após isso, houve a intervenção dos cristãos.

Originalmente, era concebida por rituais de primavera realizados por agricultores e pastores hebreus, que ofereciam pães e animais de seus próprios rebanhos para sacrífico. Essa festa acontecia desde meados do século 12, os anos sempre se iniciavam com o equinócio da primavera, que estava diretamente ligado à lua, que era considerada uma divindade no Oriente Médio.

A deusa homenageada era chamada de Ostara, e era venerada pelos povos pagãos europeus. Ostara é a deusa da primavera, e sua imagem é representada por uma mulher segurando um ovo em suas mãos, enquanto observa um coelho.

Ostara

Ostara

Mas os coelhos não botam ovos. Então, por qual motivo eles são também um importante símbolo da Páscoa? Isso acontece pelo fato de que o coelho ser o símbolo da fertilidade. E, juntamente com o ovo e a deusa, eram responsáveis por demonstrar esse simbolismo de vida nova.

Os povos antigos e pagãos comemoravam essa chegada de primavera decorando ovos. E essa tradição veio do rei Eduardo I, que tinha o hábito de banhar ovos em ouro, e oferecer aos seus amigos e aliados.

Qual a Verdade Sobre os Ovos de Chocolate na Páscoa

A verdade por trás dos ovos de chocolate na Páscoa é na realidade muito simples. Surgiu da tradição de presentear os amigos e familiares com ovos de galinha decorados, que já era um costume muito comum. Mas esses ovos decorados não eram próprios para consumo, justamente por serem pintados e decorados.

Ovos de Chocolate

Ovos de Chocolate

A inclusão do chocolate nesses ovos foi feita somente no século 18, com a chegada do chocolate na França. Naquela ocasião, os confeiteiros resolveram testar as novas possibilidades com esse ingrediente totalmente novo, e os testes deram certo, acabando por fazer um grande sucesso, e se tornando um costume para população também, já que agora era possível comer os ovos.

Curiosidades Sobre a Páscoa

Reunimos aqui algumas curiosidades muito interessantes e divertidas sobre a Páscoa, desde o começo das comemorações até os dias atuais, e também de vários países diferentes. Afinal, a Páscoa é muito mais do que só alguns dias de folga, onde devoramos quilos e mais quilos de chocolate.

Existem algumas tradições comuns. Mas algumas dessas práticas são específicas e variam de país para país. Costumes são celebrados em todo o mundo, e de maneiras diferentes, mas todos com o mesmo propósito: celebrar a mesma data.

  • O Chocolate

A tradição do uso de chocolate veio bem depois dos ovos de galinha quando, no século dezoito, franceses resolveram esvaziar ovos de galinha e rechear com chocolate. E só a partir do século 19, os ovos foram começar a ser fabricados, em sua totalidade, por chocolate.

  • O Peixe Serviço na Sexta-Feira da Paixão

O costume de comer peixe na Sexta-Feira da Paixão se espalhou como um tipo de ação de sacrifício, que foi proposto pela bíblia, e que funciona como uma homenagem a Jesus Cristo, pelos aos 40 dias de jejum no deserto e à sua crucificação.

É por esse motivo que católicos evitam carne vermelha na quaresma, nos 40 dias que antecedem a Páscoa.

  • Assassinatos misteriosos

Em algumas partes do mundo, a Páscoa acaba por se tornar uma temporada para crimes. Na Noruega, há uma tradição de ler, ouvir e assistir histórias sobre investigações e crimes durante o feriado. Todo o país mobiliza seus meios de comunicação, especialmente para notificar histórias de assassinato e, em alguns casos, até caixas de leite contam histórias de crimes impressas.

  • Pipas na Páscoa

    Pipas na Páscoa

    Pipas na Páscoa

Nas Bermudas, existe o costume de soltar pipas durante o feriado, e é um dos passatempos favoritos dos moradores. Eles fazem as próprias pipas com papéis coloridos e varetas. Por fim, é colocado um papel especial, que faz um barulho muito parecido com o de um inseto. Existe também um festival de pipas que acontece na Sexta-Feira Santa.

  • A Páscoa Pelo mundo

Trata-se de uma festa móvel. A sus comemoração acontece no 1° domingo depois de lua cheia, e depois do equinócio de primavera, no hemisfério norte, tendo suas datas variando entre o dia 22 de março e o dia 25 de abril, dependendo do local.

  • Pretzel’s

Em Luxemburgo, é comemorado o Bretzelsonnden, ou também conhecido por Domingo de Pretzel, onde os homens presenteiam suas amadas com pretzel no domingo de ramos. Se a amada em questão aceitar o pretzel, significa que ele poderá visitá-la na Páscoa. Em troca, ela lhe dará um ovo.

  • Em Ouro Preto, Minas Gerais, no Brasil

Na noite que antecede a Páscoa, em Ouro Preto, em Minas Gerais, são utilizadas pétalas de flores para criar um super tapete de 4 Km, que se estende pelas ruas de toda a cidade.

Essas pétalas são usadas junto com areia e serragem colorida, formando um caminho para a procissão da semana santa. Uma tradição muito semelhante ocorre também na Guatemala, onde as pessoas utilizam flores frutas e legumes para as celebrações festivas da manhã de Páscoa.

  • Caça aos Ovos

A caça aos ovos é uma tradição muito conhecida não só no Brasil, mas em todos os países, e faze a alegria das crianças. Que acabam tendo que procurar pelos seus ovos espalhados pelo quintal e pela casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.