Dicas Para Afastar o Estresse do Trabalho

O estresse é uma quantidade de reações do corpo e da mente as quais são manifestadas como forma de resposta do organismo para extravasar as situações de irritação, de fadiga e ou de frustração. Sim, essas respostas do corpo causadas pelo estresse são possíveis de serem evitadas, em especial no ambiente de trabalho, sendo que o melhor modo de lidar com momentos estressantes é proporcionar meios de relaxamento e descontração ao longo da rotina de trabalho de um único dia. Segundo pesquisas científicas recentes feitas por estudiosos da área da Psicologia constatou se um fato o qual já é de conhecimento da maioria das pessoas que trabalham, seja qual for a profissão: um terço dos trabalhadores ativos no mercado de trabalho sofrem de estresse crônico motivado por situações que acontecem no ambiente de trabalho. Quando o quadro de estresse é grave, tendo como base outras pesquisas cientificas sobre o tema, as chances de ocorrer um derrame ou de um ataque cardíaco são aumentadas, estimulando, ainda, o desenvolvimento de uma série de outras doenças graves. O que muitas pessoas não fazem idéia é que se pode adotar no dia a dia pequenos hábitos simples  para reduzir os níveis de estresse imediatamente, em meio às tarefas estressantes e com prazos curtos. Enquanto as desejadas férias não chegam ou os oportunos feriados também não aparecem, confira uma série de dicas logo a seguir para saber quais são os pequenos hábitos os quais podem ser inseridos na rotina de quem tem uma vida atribulada de tarefas no trabalho:

Dicas Para Afastar o Estresse do Trabalho

Dicas Para Afastar o Estresse do Trabalho

• Para não se perder na tarefas do dia e nem acabar acumulando afazeres para o dia seguinte, tornando os afazeres da semana um bola de neve, a dica é escrever à mao em um papel ou, como uma melhor escolha, em uma agenda. Desse modo você grava melhor na mente o que tem para ser feito e, de acordo com estudos realizados, o ato da escrita feita à mão colabora para a organização das idéias e, também, ajuda a visualizar que é possível sim fazer tudo o que tem para ser feito naquele dia. Ou seja, a sua insegurança acaba, porque você terá a certeza visual de que as tarefas podem ser cumpridas.

• A máxima de que tempo é dinheiro é um fato. Mas uma outra máxima deve ser levada mais em conta, a de que saco vazio não para em pé. É verdade que essa frase é muito utilizada para se referir a uma boa alimentação, mas também pode se referir à cultivar uma vida com bons amigos, familiares queridos por perto, animais de estimação bem cuidados e um tempo para praticar os hobbys. Ou seja, dedicar a sua vida para o trabalho, sem se preocupar com as pessoas que estão ao seu redor, é ter uma vida vazia. Portanto, dedique se sempre em primeiro lugar para quem te ama e, depois, adéqüe o trabalho a sua vida.

• Durma bem! Segundo pesquisas, indica se que o ideal para uma boa noite de sono é dormir entre seis a oito horas por noite. Assim se garante um corpo e mente dispostos para encarar uma nova maratona de afazeres no dia seguinte. Caso não consiga dormir tantas horas por dia, garanta que ao menos no fim de semana isso será feito. Outra dica é relaxar por meia hora logo após o almoço, tirar o famoso cochilo para ficar mais descansado para o segundo turno de trabalho do dia.

• Não perca tempo vendo a vida alheia passar. Ou seja, fuja das redes sociais que não agregam conhecimento algum a sua vida. Leia um bom livro, de qualquer assunto que te interesse, leia uma revista, escute uma música ou converse com o colega ao lado nos períodos em que você puder descansar entre uma tarefa e outra. Para manter o contato com os amigos use o telefone, marque encontros de happy hour, mas não perca tempo na internet.

• Faça exercícios ao ar livre. Caminhe sem compromisso com a velocidade do passo, passeie de bicicleta ou corra. A proposta é fazer um exercício que faça você se movimentar e sair sim do lugar. As academias são locais mais seguros, mas não são tão relaxantes quanto um parque arborizado.

• Alimente-se de vitamina C. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Trier, na Alemanha, comprovou se que a ingestão de frutas ou de sucos os quais contém essa substância, tem a capacidade de reduzir significativamente os níveis de estresse. A dica é, ao invés de manchar os dentes e estimular uma gastrite bebendo café, de preferência para sucos de frutas que tenham a vitamina C, além de relaxar essa vitamina possui propriedades antioxidantes.

• Aposte nos óleos de essências. É um fato comprovado que esses óleos tem características relacionadas ao alívio das tensões. Muito utilizado para as sessões de aromaterapia, em infusões ou diretamente aplicado na pele, esses óleos relaxam o corpo. A dica é ter na bolsa um frasco de óleo para passar algumas gotinhas nos pulsos e logo atrás da orelha, como se fossem perfumes. O cheiro do óleo e o calor das mãos ao passar o óleo no corpo, vão te relaxar de imediato.

• Outra dica é substituir os litros de café por litros de chá. Existem chá de variadas ervas, frutas e flores, com certeza há algum aroma que irá te agradar. Como dica, vove pode começar pelo poderoso chá verde, ou pela hortelã com lascas de gengibre e, também, pela excelente calêndula, somente para citar os chás mais conhecidos. Tomar mais que uma xícara de café por dia faz mal para a saúde. A dica para não ficar muito relaxado com os chás é alternar chás com sucos refrescantes para dar uma acordada.

O estresse não é um mal passageiro e requer sim  muita atenção, pois essa condição está diretamente relacionada a mais de oito males de saúde, como por exemplo a digestão mal feita, ao ciclo menstrual irregular e ao ganho e perda de peso sem estar seguindo uma dieta para tal. Cabelos e pele são os primeiros a sofrer com o estresse, fios quebradiços e acnes por todo o rosto são os primeiros sinais de que o estresse está tomando conta do seu corpo. Portanto, reveja seus hábitos se quiser viver muitos anos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.