Não é muito difícil encontrar uma pessoa por ai que não curte o seu trabalho. Pessoas que odeiam sair de casa para uma rotina empresarial e sonham todos os dias com o sonho dos sonhos: a satisfação profissional. Mas ao contrário do que muitos pensam, estar em um emprego com a mesma paixão que você curte um hobby é possível. A isso se dá o nome de satisfação profissional, que não é uma utopia. Ela existe.
Satisfação profissional é estar em emprego que se curte, no cargo que se deseja e ter prazer em trabalhar. Mas na atual conjuntura econômica do país, ficou cada vez mais raro unir satisfação profissional e bons salários. As pessoas precisam pagar suas contas, ajudar na renda familiar e precisam de um emprego urgente, o que quer dizer uma escolha rápida pelo que oferece vagas e paga alguma coisa, não necessariamente pelo melhor salário. É quando surge a tal da insatisfação profissional.
Salário x Satisfação Profissional
Os dados são bem gritantes. Pesquisas revelam que metade dos trabalhadores ativos não estão felizes em seus cargos. E isso não é apenas em relação ao salário, mas sua função mesmo. Não é fácil estar em um cargo todos os dias o qual não curte, não gosta e ainda precisa dele. A relação salário x satisfação é uma das mais complicadas.
Para a maior parte das pessoas, um emprego é a única fonte de renda e por isso uma necessidade básica. Logo, quando não se pode deixar o emprego, tudo se torna mais complicado, pois a satisfação profissional vem de estar em uma área a qual se curte. Mas como não se consegue emprego em sua área, as pessoas acabam se conformando com seu destino de estar em um emprego o qual não curte, não quer ir para a empresa e ainda se sente frustrado por não conseguir o que tanto deseja.
Não Sente No Conformismo e Finque Raízes
É preciso não cair no conformismo. O primeiro passo para a busca da satisfação profissional é entender o que você deseja como emprego, qual área te faria feliz e sair na busca. Não adianta lamentar todos os dias por estar ocupando uma área a qual não aprecia, mas continuar sentado esperando um novo emprego cair dos céus. É preciso não entrar em desgosto e mexer-se.
Faça uma busca em paralelo. O mais comum hoje em dia é aceitar vagas de emprego para pagar as contas fora de sua área. Já é formado ou com curso técnico? Tenha um emprego para pagar as contas e continue buscando vagas em sua área escolhida como profissão. Nada te impede de, mesmo em uma rotina exaustiva, cadastrar currículos online, informar aos amigos sua pretensão de mudar de área e ainda ir buscando oportunidades em cadernos de emprego. O importante é não se deixar abater e parar a busca.
Encare Seu Emprego Atual Como Uma Escada Para o Sucesso
Sim, você precisa pagar as contas e por isso aceitou uma vaga no mercado de trabalho não tão satisfatória. Mas em paralelo, você pode buscar outras oportunidades mesmo estando empregado.
Para te deixar mais animado, pense no seu atual emprego como uma escala para o sucesso. Todo mundo começa de uma forma. Xuxa, por exemplo, foi modelo e até fez filme pornô até chegar onde está hoje em seu hall do sucesso. Silvio Santos foi vendedor de capinhas para títulos de eleitor como primeiro emprego. Todos os grandes empresários e homens de sucesso começaram de uma forma bem inusitada, mas chegaram onde queriam. Chama-se a isso ‘começo nada agradável de carreira’, mas necessário.
Faça Um Teste Vocacional
Se sua área não te satisfaz e você não escolheu outro seguimento ainda, talvez seja a hora de avaliar as demais profissões no mercado e qual se encaixa na sua personalidade. Pode ser algo bem diferente do que você faz hoje, mas você precisa saber.
Não existe idade para começar em uma nossa carreira. Pessoas com 60 anos voltam à faculdade apenas para uma realização profissional, o que pode ser o seu caso. Você pode também tentar entender mais sobre as demais profissões e avaliar qual se encaixa melhor em seu caso, seu perfil como funcionário. As vezes é questão apenas de conhecer as demais opções do mercado de trabalho.
Um teste vocacional irá indicar qual área mais se encaixa com seu perfil. Ele pode ser feito online, mas um resultado mais preciso pode ser obtido quando você faz com um psicólogo pessoalmente em sua cidade.
Busque Cursos Em Paralelo
Aproveite o seu emprego atual para buscar satisfação em sua área de fato. Você pode ir estudando em paralelo para entrar na área tão almejada, o que quer dizer pagar cursos extras e dá um tempo em sua vida social para ter tempo para alcançar o seu sucesso. Sim, será cansativo, mas qualquer rotina é cansativa e por isso você vai precisar se esforçar bastante para conseguir o almejado.
Você pode usar o seu emprego atual para pagar contas e também custear seus estudos para a área desejada. O sacrifício pode deixar as contas apertadas e por isso a desistência por um tempo de uma vida social agitada. Mas se você tem um objetivo, com certeza vai valer a pena.
Quando Se Faz o Que Gosta, é Muito Bom!
Não existe prazer melhor do que ter um trabalho gratificante. Infelizmente a maior parte das pessoas hoje não se sente assim. Mas como não dissemos antes, não existe idade para começar a buscar o seu sucesso profissional.
Não desanime com a questão idade. Você pode demorar um pouco a chegar a um cargo de sucesso aos 40 anos, mas não quer dizer que não consiga. Começar tudo de novo é uma prova de sua perseverança e, se você for bem preparado, irá chegar no status profissional que deseja. O salário alto será uma mera consequência de seu talento.