Wayan Significado

Você conhece alguém chamado Wayan? Se sim saiba que esse nome é de origem indonésia e significa entre outras coisas ‘primeiro filho’. Embora no Brasil o nome possa ser pronunciado erroneamente há que se destacar que se trata de um nome comum em lugares como Bali. Que tal saber mais sobre esse nome diferente e que carrega tanto da cultura da Indonésia?

Wayan: Nome Comum em Bali

Há uma tradição balinesa em que o primeiro filho do casal é nomeado como Wayan, Gede ou Putu. É exatamente daí que vem o significado de primeiro filho atribuído ao nome Wayan, muitos primogênitos em Bali recebem esse nome. Ressaltamos que a tradição local não se restringe somente ao primeiro filho. O segundo filho de um casal recebe o nome de Kadek ou Made. Por sua vez o terceiro filho pode ser chamado de Komang ou Nyoman. Para o quarto filho fica o nome de Ketuk.

Se o casal tiver uma filha só precisa acrescentar a partícula Ni diante do nome, o nome Ni Wayan é comum para as meninas. Já para os casais que tem mais de quatro filhos a recomendação é voltar ao início da sequência. As possibilidades de apelido para quem se chama Wayan são Yan e Way. Certamente para quem recebe esse nome devido a tradição balinesa há um significado especial em referência a ser o primogênito.

Wayan: Maduro

Dentre os significados que o nome Wayan pode ter estão maduro ou velho e por esse motivo é uma das opções de nome para filhos primogênitos. O nome deriva do sânscrito ‘vayas’ que significa força, idade e energia. Em outros idiomas, como português e inglês, pode oferecer alguma dificuldade para ser pronunciado corretamente. Nada que um pouco de paciência não resolva, não é mesmo?

Conheça o Significado de Outros Nomes Tradicionais de Bali

Abaixo você poderá conferir os significados de alguns nomes comuns na ilha de Bali, um lugar em que a forma como uma pessoa se chama diz muito sobre ela e sobre a sua família.

Kadek

É uma derivação de ‘adik’ que significa irmão mais novo, é um nome tradicionalmente concedido ao segundo filho de uma família.

Gusti

Esse nome significa líder para os balineses.

Made

Vem do sânscrito e significa meio sendo uma das opções de nomes dados ao segundo filho de uma família balinesa.

Ketut

Nome tradicional do quarto filho de uma família é uma palavra balinesa que tem como significado ‘banana pequena’.

Nyoman

Nome tradicional do terceiro filho de uma família balinesa tem como significado ‘restante’ ou ‘fim’.

Putu

Outro nome que é tradicionalmente dado aos primogênitos significa ‘neto’.

Mas, Como Diferenciar os Nomes Balineses?

Bandeira do Bali

Bandeira do Bali

Algumas pessoas ficam confusas com esse hábito balinês de dar os mesmos nomes para os primeiros, segundos, terceiros e quartos filhos. Buscando criar diferenciação entre os indivíduos os balineses adicionam nomes hindus ao nome dos seus filhos como, por exemplo, Setiawan (fiel), Dewi (deusa) ou Suardika (luz guia).

Também são atribuídas alcunhas e apelidos para os nomes dos balineses para que seja mais fácil diferenciá-los mesmo quando tem nomes iguais. Outro recurso é o uso de prefixos como ‘I’ para os homens e ‘Ni’ para as mulheres. Viu como não é tão difícil?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.