Máscara de Bali Significado

Visão Geral Das Máscaras

As máscaras são um acessório de ornamentação e beleza, mas que também carregam consigo outros objetivos que são mais focados e mais pontuais, como por exemplo, o objetivo de tampar o rosto e escondê-lo de alguma maneira. Porém, como já foi dito, existem outros objetivos por trás do uso das máscaras, podendo ser principalmente de cunho lúdico, como quando são usadas em festas como o carnaval ou como o baile de máscaras, que são excelentes exemplificações desse tipo de motivação para o uso desse artefato.

A utilização das máscaras também podem ter motivos ligados a arte de forma geral, a algum tipo de religião, ou ainda algo mais técnico e sério, como o uso da máscara de uma forma que envolve praticidade, que é o exemplo das máscaras de proteção dos equipamentos de proteção individual, os EPIs.

O termo “máscara” se originou do idioma latim, no qual já continham palavras semelhantes, como “mascas” e “mascus”, que significavam algo mais ou menos como “fantasma”. Porém, essa não é a única possibilidade de origem da palavra, sendo uma outra alternativa a criação do termo do idioma árabe “maskharah”, que quer dizer “palhaço” ou ainda “homem disfarçado”.

As máscaras são também um importante artigo e um dos principais elementos que contribuem para a linguagem cênica de maneira geral, sendo também um dos elementos mais antigos, que conta desde o princípio a história do teatro. Esse é um dos motivos que o símbolo das artes cênicas é constituído de duas máscaras, provando ainda mais sua importância.

O uso – na parte artística – desse artificio também faz bastante referência ao que representa as figuras que são mitológicas e / ou imaginárias, podendo ainda servir também como representação de animais, que acabariam não ficando tão adequados se fossem representados de outra forma, como com maquiagem por exemplo. Tendo isso em mente, é possível analisar que outra possibilidade de uso das máscaras é retratar de uma forma personificada, e algumas vezes até mesmo caricata, um personagem, mas também pode oferecer um ar de ocultismo, mistério e / ou medo.

As máscaras ainda podem carregar outro tipo de simbologia, e isso se dá principalmente quando ela para de ser um adereço corriqueiro e comum e passa a ter um aspecto mais suspeito e duvidoso, que é o caso que acontece nas histórias em quadrinhos por exemplo. Nesse caso citado, a máscara não tem a função de caracterizar somente, mas sim de esconder totalmente a identidade de um certo personagem e acabar fazendo uma severa transformação na vida de quem está a utilizando.

O exemplo mais clássico desses citados são os super heróis, que na grande parte das vezes começam a utilizar as máscaras quando se tornam pessoas absurdamente diferentes, que passam a apresentar identidades secretas e super poderes. Dessa forma, nesse caso que foi citado, a máscara funciona exatamente como um disfarce, objetivando fazer com que o leitor ou telespectador não saiba quem é quem realmente na história.

Disfarce de Máscara

Disfarce de Máscara

Além de toda a parte artística que as máscaras acabam contribuindo e que já foram apresentadas brevemente nesse artigo, existem outros aspectos de cunho cultural que devem muito ser levado em consideração, como é o caso das máscaras que são utilizadas em tribos, como por exemplo as africanas, onde elas contam com um significado totalmente distinto e talvez até mesmo mais interiorizado e pessoal, já que elas estão presentes em vários rituais, como os ritos de passagem e outros tipos de cerimônia de maneira geral.

Outro local onde as máscaras também eram utilizadas muito amplamente é na Grécia Antiga, mas lá elas possuíam outros fins, já que as pessoas as utilizavam na época das festividades do deus do vinho – Dionísio – e ela significava uma forma de comemoração. Nesse tipo de festividade era comum que as pessoas cultivassem hábitos de dança, canto, além de beberem e utilizarem as máscaras feiras de folhas de parreiras, o que representava que dessa forma, deus Dionísio estaria ali junto naquele momento.

Máscara na Grécia Antiga

Máscara na Grécia Antiga

Além desse significado, as máscaras também eram utilizadas na Grécia no aspecto artístico e cênico, e o principal objetivo era diferente de todos os que já foram citados aqui: era a necessidade de deixar o rosto de um ator maior, acentuando assim de forma geral, os traços de seu rosto que eram mais expressivos, beneficiando assim os espectadores daquela peça, já que na maioria das vezes todo as intenções e o caráter do personagem são refletidos em seu rosto, e assim, tudo ficava mais claro e com uma interpretação mais fácil.

O Uso De Máscaras Na Mitologia

Como já foi amplamente mostrado acima, as máscaras são itens que tem uma ligação extremamente forte com a mitologia, que é, de uma forma bastante resumida, o estudo dos mitos de uma determinada sociedade. Desse modo, a mitologia tem o papel de estudar todas as coisas que são reproduzidas em um certo período de tempo em variadas culturas, como o que acontece com a mitologia grega, que se enfoca ao estudo de mitos que já foram criados e conseguiram se difundir na Grécia Antiga.

Porém, é comum que no vocabulário popular a palavra mito passe a significar uma história mentirosa ou falsa, mas falando a respeito disso em nível acadêmico, a mitologia não se preocupa somente com a veracidade ou não de uma história, mas sim, tenta entender o que fez com que todas essas narrativas tivessem forças para passar de geração em geração, com algumas delas começaram a se tornar até mesmo sagradas, e de que maneira elas acabaram influenciando a sociedade, o mundo e a humanidade de uma maneira geral. Também é papel da mitologia entender como essas histórias ainda refletem nos dias de hoje e como as pessoas lidam com isso. Dessa forma, de um modo mais geral, é possível definir a palavra “mito” como um conjunto de estudos variados que envolvem uma história mais tradicional.

São inúmeras as vezes que os mitos são construídos através de historias onde a base vem de tradições ou lendas que tentam explicar coisas que as pessoas que são mais leigas acabam tendo pouco ou quase nenhum conhecimento concreto sobre. São exemplos disso a criação do mundo, os fenômenos da natureza, o universo, a morte, entre vários outros. Acontece que os mitos muitas vezes acabam perdendo esse estilo mais explicativo com o passar do tempo e continuam sendo contados da mesma maneira, o que faz com que interferências divinas e até mesmo sobrenaturais sejam levadas em conta.

Deuses da Mitologia Grega

Deuses da Mitologia Grega

É possível encontrar figuras mitológicas nas mais diferentes religiões, principalmente aquelas mais antiquadas, como é o caso da mitologia egípcia, da miologia nórdica, da mitologia grega ou da mitologia romana, sendo que essas já foram quase que totalmente extintas.. Nos dias de hoje é possível encontrar ainda vários devotos a mitologia do cristianismo, e seus seguidores acabam permanecendo na ideia que lhes foi passada incialmente, e acabam enxergando todas as outras possibilidades de crença apenas como invenções ou ficção.

Os personagens da mitologia grega que fazem o uso de máscaras são os que tem a figura de deuses ou de heróis, e suas historias são inesperadas, gerando assim uma quantidade bem grande de conteúdo, atraindo até mesmo as artes cênicas, que usam a máscara como um auxiliador na interpretação, com já foi salientado anteriormente.

As Máscaras de Bali

Máscaras de Bali

Máscaras de Bali

Além da Ilha de Bali ser totalmente paradisíaca, ela é ainda uma região com uma riquíssima mistura de culturas e de aspectos espirituais, sendo muito influenciada pela religião de maneira geral. E essa influência não seria diferente nas formas de arte que compõe toda a cultura de Bali, resultando em artes belíssimas e únicas, que se espalham ao redor de todo o mundo.

Um fator que está bastante ligado com as tradições de Bali são as máscaras, que costumam fazer parte das danças, teatros e das cerimônias religiosas há milhares de anos, sendo que esse uso não entra em decadência naquela região, e pelo contrário, só supera. Por isso é que os artesãos se dedicam cada vez mais na produção desse tipo de máscara e elas tem ficado mais belas do que nunca, se tornando assim um item decorativo, que virou um objeto de desejo e de coleção de pessoas ao redor de todo o planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.