Teoria do Caos

Uma das mais importantes leis do Universo

Teoria do Caos

Teoria do Caos

O Universo é regido por várias leis que são responsáveis por manter a ordem natural das coisas. Uma dessas leis é chamada de Teoria do Caos, cuja principal idéia é de que uma mudança pequena e aparentemente insignificante pode ser responsável por conseqüências gigantes e completamente desconhecidas, se essa minúscula mudança ocorrer no início de uma cadeia de eventos. Levando isso em consideração, é impossível prever o resultado de tais eventos, e por isso eles são imprevisíveis, caóticos.

Essa teoria pode fazer muito sentido, e para perceber isso é só pensar em pequenos detalhes da vida, como na seguinte hipótese: imagine que alguém tenha perdido uma entrevista de emprego em sua cidade porque o pneu do carro furou, e futuramente tenha encontrado outro emprego em cidade diferente. Ao chegar lá, conhece alguém e casa, abre um negócio próprio e tem três filhos. Se o pneu do carro não houvesse furado e a pessoa tivesse conquistado o emprego em sua cidade natal, essa série de eventos provavelmente nunca teria acontecido.

A Teoria do Caos

Pesquisadores

Pesquisadores

Essa teoria começou a ser estudada seriamente no início dos anos 60, pelo americano Edward Lorenz. Ele era meteorologista e observou que ao alterar algumas casas decimais (que teoricamente não deveriam alterar muito o resultado final do estudo) em um programa de computador de simulação de massas de ar, observou que os resultados foram completamente diferentes. Lorenz ficou impressionado com a diferença causada pela insignificante alteração, e disse que era como se “o bater de asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas”. Por causa desta frase a teoria ficou conhecida também como “efeito borboleta”.

Na década de 70 outros pesquisadores se interessaram pela Teoria do Caos, e estudos levaram a conclusão de que o caos estava presente em praticamente tudo no Universo, e parecia ser o responsável por moldar a natureza. Isso foi observado pelo matemático Benoit Mandelbrolt, que estudava o desenvolvimento de fractais.

O que Mandelbrolt percebeu é que as equações que ele usava com os fractais eram extremamente semelhantes às que Lorenz usava para calcular as correntes de ar. Segundo estudiosos, o fenômeno se repente constantemente: equações iguais são encontradas em eventos caóticos mesmo que eles não tenham nada a ver entre si. Um exemplo são as equações de Lorenz, que aparecem em experimentos com raios laser.

Elementos da teoria do Caos

Gráfico

Gráfico

Embora a teoria do caos trate de eventos que podem se tornar imprevisíveis por menores que sejam as motivações de inicio, os pesquisadores conseguiram definir um gráfico que permite saber se determinado comportamento é caótico ou não. Esse gráfico se chama atrator.

O movimento de um pêndulo é previsível, e isso pode ser indicado em um gráfico de formato definido. Já um evento caótico origina fractais, que demonstram a imprevisibilidade do evento.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.