Sondas Espaciais Procuram Água na Lua

Dia 18 de junho finalmente foram lançadas no espaço as sondas LRO e LCROSS, do complexo de lançamento da NASA SLC-41 do Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, fato que é acompanhado pelo mundo inteiro com interesse e curiosidade.

Água na Lua

Água na Lua

O lançamento das sondas espaciais para procurar água na lua está programado desde o inicio do mês, mas foi varias vezes postergado por questões de segurança, em virtude das condições climáticas e também da necessidade de consertar um vazamento de gás que ocorreu horas antes da última tentativa.  Este lançamento é parte do projeto da NASA de enviar astronautas para a lua novamente no ano de 2020, para tanto as sondas devem investigar detalhadamente as condições da lua, e a possibilidade de haver água congelada naquele planeta, já que a última missão lá tem mais de 40 anos.

Sonda

Sonda

LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter  e LCROSS – Lunar CRater Observation and Sensing Satellite são duas sonda que foram lançadas em conjunto para o espaço através do foguete Atlas, e já no espaço as duas devem se separar e assim cada uma deverá seguir sua trajetória.

Sonda Espacial Procura Água na Lua

Sonda Espacial Procura Água na Lua

A sonda LRO tem a tarefa de mapear toda a superfície da lua, e assim dia 22 ela deve entrar na órbita da lua, e por dois meses ela estará efetuando testes de alta tecnologia nos diversos instrumentos que leva a bordo, para depois se colocar numa posição a 50km de altitude da lua e então pelo período de um ano vai fazer o mapeamento detalhado da lua  e depois haverá um período maior de observações e estudos que será acompanhado pelos cientistas da NASA. Com base nos dados coletados pela sonda LRO os cientistas devem projetar e definir locais adequados para novos pousos e pesquisas sobre a superfície lunar.

Já a sonda LCROSS tem uma missão mais delicada e também aquela que gera mais expectativas nos cientistas. Após três meses viajando a sonda deve chegar ao seu destino e então cumprir sua missão suicida que é de se arremessar sobre a superfície da lua. A LCROSS tem junto de si o Centauro, e este será arremessado no solo lunar antes da sonda, gerando uma poeira que deve envolver a sonda antes dessa também ser arremessada contra o solo da lua. O objetivo dessa manobra é que quando o Centauro se impactar com o solo levante poeira suficiente que deverá ser analisada e fotografada e os dados e fotos enviados pela sonda aos cientistas na base da NASA no período de 4 minutos antes da sonda também se chocar com a lua. Os cientistas têm muitas expectativas de fazerem grandes descobertas com os detritos resultantes do impacto, como partículas de água congelada, tipo de solo e muitas outras analises que poderão ser realizadas.

Usando de todos os avanços tecnológicos disponíveis as duas sondas devem enviar muitas informações e imagens para os cientistas, que já planejam o envio de novos astronautas para a Lua no ano de 2020, e num futuro mais além também para marte. Fala-se até no estabelecimento de uma base terráquea na lua!!! Parece um legítimo filme de ficção cientifica, daqui a algum tempo estaremos fazendo viagens no espaço como quem faz uma viajem de turismo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.