Sistema Indiano De Castas

A Índia é um exemplo de país onde as tradições antigas ainda prevalecem com certa força nos dias de hoje. Isso não é exagero, devido ás divisões sociais existentes na sociedade indiana. Apesar de ser um país de terceiro mundo, a Índia vem crescendo em termos tecnológicos.

Mas, voltando ao assunto, na Índia, assim como em qualquer país, há uma divisão social, marcada pelos mais ricos e também pelos mais pobres. Os mais ricos, obviamente, ocupam uma posição de destaque na sociedade onde vivem, e os mais pobres, são marginalizados e sofrem diversos preconceitos.

Um sistema que explica muito bem isso é o Sistema Indiano de Castas. Existente desde a antiguidade, as castas são um jeito de se dividir a sociedade indiana. E é isso que você vai ver no nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse complexo e questionado sistema, além de algumas informações relevantes. Vamos lá?

Sistema Indiano De Castas

Sistema Indiano De Castas

O Sistema De Castas

Primeiramente, devemos esclarecer que o sistema de castas não se cumpre somente na Índia, mas em todos os países cuja religião Hindu faz parte do cotidiano das pessoas. Ou seja, o Nepal, por exemplo, é outro país onde o sistema de castas está presente fortemente. Voltando à Índia, a constituição do país diz que nada pode fazer contra esse sistema, já que ele é considerado a “base” de construção da nação, apesar de cair em desuso à medida que o tempo passa.  Isso é bastante perceptível, sobretudo nas grandes cidades presentes na Índia: nesses locais, a presença de castas é cada vez menor, porém, o mesmo não pode se dizer em áreas rurais do país. O governo da Índia afirma que esse sistema já foi extinto. Infelizmente, ele ainda é sentido na rotina dos indianos.

O Sistema De Castas

O Sistema De Castas

História Das Castas

De acordo com hinduísmo, as castas foram criadas pelo deus Brahma, sendo, por essa religião, o deus que criou todo o universo, embora isso seja contestado e outras teorias surjam, como a criação de tais castas de povos arianos que imigraram para a Península Indiana em meados do ano de 1600 antes de Cristo.

Os primeiros relatos de divisões semelhantes a castas remontam entre os anos 800 a.C a 250 a.C., de acordo com o Manue, livro sagrado indiano que foi escrito neste período.

Como o Sistema De Castas é Dividido?

Como já é de conhecimento, a divisão de castas é muito mais do que uma mera classificação. Significa ter mais prestígio ou até mesmo sofrer discriminação. Isso porque, nesse sistema, se encaixam desde os mais ricos até os mais pobres.

A primeira casta é o brâmane.

Brâmane

O Brâmane equivale á todos os sacerdotes e letrados que, de acordo com o hinduísmo, foram concebidos da cabeça do deus Brahma. Podemos dizer que é a classe mais alta das castas, conferindo aos seus ocupantes uma certa “fama” entre a sociedade.

Xátrias

Já os xátrias, que vieram dos braços do deus Brahma, são os guerreiros, que também ocupam uma casta elevada, por serem considerados “heróis”, pela sua condição profissional. Ainda, pela sua ocupação, os xátrias tem enorme participação na política.

Vaixás

Vindo diretamente das pernas do deus Brahma, os Vaixás correspondem aos comerciantes, que costumam ser muito ricos e também tem uma boa situação na sociedade.

Sudras

Os Sudras são a classe baixa, mas ainda estão em um sistema de castas. Correspondem aos servos, empregados, camponeses, operários e até mesmo artesãos. Segundo a religião hindu, os sudras nasceram dos pés do deus Brahma.

E agora, vamos falar dos que não estão classificados em nenhuma casta específica, conhecidos como párias ou intocáveis. São considerados a poeira que está embaixo dos pés de Brahma. São marginalizados pela população, sendo praticamente obrigados a fazer todo o trabalho ruim ou duro rejeitado pelos que ocupam um lugar em uma casta. Quem é um pária, isso se deve pelo descumprimento de alguma regra social, ou porque algum descendente foi um intocável no passado. Essa é outra característica do sistema de castas: Se alguém é um brâmane, por exemplo, seu filho também será. Se alguém é um Sudra, seu filho também será e quem é um intocável, seu filho também será.

Geralmente, os párias trabalham como coveiros, catadores de lixo, enfim. Isso mostra claramente o nível de divisão social além, é claro, de uma desigualdade imensa.

Novela Brasileira

A Globo, segunda maior conglomerado de mídia e informação no planeta produziu e exibiu, em 2009, a telenovela “Caminho das índias”, escrita por Glória Perez e que contava a história de famílias indianas, sendo que faziam parte de uma casta, elevada, e uma descendente de uma das famílias se apaixona por um pária, ou seja, um intocável, e que com certeza iria causar reprovação por parte da família.

E, no desenrolar da novela, pode- se acompanhar um pouco mais da cultura indiana, como as movimentadas vias, o uso de elefantes como meio de transporte, o culto as vacas, animais considerados sagrados pelos indianos, enfim. A novela também mostrou como o relacionamento entre um indiano e uma estrangeira não era bem visto, sendo que, dois casais foram formados, na novela, com uma pessoa estrangeira.

A novela teve como protagonista Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, sendo ela no papel de Maya, e ele, no papel de Raj. Outros nomes de peso da dramaturgia brasileira também atuaram na novela, como Tony Ramos, Lima Duarte, Laura Cardoso, Osmar Prado, Eliane Giardini, Vera Fisher entre muitos outros.

O Sistema De Castas Pode Ser Igualado a Uma Desigualdade Social?

Como vimos, o sistema de castas é muito semelhante a uma divisão social, pois, classifica pessoas pela casta de onde veio. Os que não pertencem a qualquer casta, como já se sabe, sofre preconceito e ainda deve aceitar os trabalhos mais desprezíveis.

A desigualdade social está perfeitamente equiparada ao sistema de castas, onde mostra apenas um pequeno grupo favorecido, enquanto outra parte, enorme, sofre as consequências.

Muitos apontam que o sistema de castas, embora abolido pelo governo, ainda resiste e é uma das principais causas da qualidade de vida regular da maioria dos indianos.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.