Origem e Função do Mito

Algumas histórias são tão mentirosas e mágicas que você com certeza duvida da verdade delas. Mas como são usadas para explicar alguns fatos importantes ou evitar que as pessoas façam algumas coisas, não são bem mentiras. São mitos.

Do grego mythos, a palavra mito quer dizer ‘história’ ou ‘palavra’, estudado pela mitologia. E assim como as histórias, os mitos possuem personagens que sofrem ou evoluem em uma seqüência ordenada de eventos. Mas como o conhecemos hoje, o mito tem uma configuração bem diferente de sua origem.

O Mito Como Folclore

O termo ‘mito’ passou a se referir a um determinado gênero (ou categoria) de histórias que partilham características e formam narrativas orais, como as lendas e os contos populares. Muitas definições de  um mito repetem aspectos gerais semelhantes do gênero e podem ser resumidas como contos simbólicos de um passado distante que dizem respeito a cosmogonia (a origem e a natureza do universo), podem ser conectados a sistemas de crenças ou rituais, e podem servir para orientar a ação social e os valores morais.

A definição clássica do mito a partir de estudos de folclore diz que os mitos são definidos como contos transmitidos como verdadeiros, geralmente sagrados, situado no passado distante ou outros mundos ou partes do mundo, ou ainda como algo extra humano, desumano ou heroico dos personagens.

Mito

Mito

A preocupação da cosmologia com a ordem do universo encontra narrativa, expressão simbólica nos mitos, que, assim, muitas vezes ajudam a estabelecer valores importantes ou aspectos da visão de mundo de uma cultura.  Para muitas pessoas, os mitos permanecem como um discurso carregado de valor que explicar muito sobre a natureza humana. Em palavras mais simples, o mito seria o conjunto de histórias que pode explicar o que o homem não pode.

Um exemplo: as pirâmides do Egito, que teriam sido construídas por extra terrestres. Este é um dos mitos já desvendados, mas que perdurou e foi contado em diversos livros diante de tamanha magnitude da construção.

Os Mitos Podem Explicar A Origem do Universo

Os mitos podem ser narrativas relacionadas com a origem do universo. São os mais comuns e passados de povos em povos, em especial quando não havia uma ciência tão desenvolvida a ponto de explicar fatos importantes, como a primeira vida na terra, como foram construídas as pirâmides do Egito e como os animais teriam sido escolhidos para povoar a terra.

Um dos mitos mais conhecidos é da origem do homem, que seria divina pelo casal Adão e Eva. No mesmo mito do casal que povoou todo mundo também surgem a origem da maldade no mundo, do pecado e da força divida para punir os homens que não andarem na linha.

Mitos Como Organizador Social

Os mitos são narrativas formativas ou reflexiva de ordem social ou valores dentro de uma cultura. Um exemplo? Histórias que sua avó contava que ouviu de sua bisavó sobre algo que não poderia fazer porque causava uma doença improvável. Neste caso, o mito age para organizar a sociedade para que costumes não sejam tomados se não há leis.

Um exemplo: manga com leite mata. Você sabe por que este mito surgiu? Os antigos escravocratas nacionais não queiram que seus escravos comecem a manga da fazenda e só bebessem seu leite, alimentação obrigatória para trabalharem mais. O mito de que manga com leite mata foi então espalhado. E como muitos escravos que faziam a mistura eram mortos por desobedecerem à lei, acabaram ajudando a propagar ainda mais o mito.

Saiba Mais

Saiba Mais

As Funções do Mito Ao Longo dos Tempos

Ao longo dos séculos, houveram muitas outras funções e implicações atribuídas ao mito. Eles foram muitas vezes altamente valorizados intrigantes, embora muitos não os reconheça como um gênero da cultura.Os mitos muitas vezes envolvem personagens extraordinárias ou episódios que parecem impossíveis em nosso mundo, mas os feitos extraordinários e traços de protagonistas míticos só são possíveis porque eles atribuem a um período fundamental e formativa no crescimento e desenvolvimento da civilização.

A conotação contemporânea do mito como uma mentira, muitas vezes em oposição à ciência, provavelmente, decorre do reconhecimento da inverdade nas histórias. Os mitos também parecem em oposição à ciência, porque eles não são testáveis, que é o caso do mito do Deus criador de todas as coisas. Até então não podemos provar isso.

Os mitos e a ciência oferecem explicações do cosmos. A diferença fundamental é que a informação sobre o universo apresentada nos mitos não é testável, enquanto a ciência é projetada para ser testada repetidamente. A ciência também depende de conhecimento atualizado com freqüência, enquanto o mito é baseado em histórias passadas e crenças.

Mitos podem mudar ao longo do tempo, principalmente após o contato com outras culturas, mas não mudam e se adaptam a novos períodos e desenvolvimentos tecnológicos da mesma forma que a ciência faz.

Os Mitos e A Cura de Doenças

Os mitos podem ser promulgados através de rituais, mas geralmente não têm efeitos físicos no mundo real, como na cura de doenças sérias. As pessoas podem acreditar que são curadas pela fé, mas isso é pouco provável.

Os Antepassados Acreditavam Nos Mitos

Nossos ancestrais entendiam metáforas, assim como nós. Isso não significa que os nossos antepassados ​​viveram exatamente como nós ou tinham a crença de que todo mito era uma verdade incontestável. Mas os mitos serviram para ajudar os homens antigos a melhor compreender o mundo e aceitar a sua capacidade de expressão intelectual e artística complexa. O mito ajudava, até certo ponto, ao homem viver melhor consigo mesmo na imensidão do universo inexplicável.

Os mitos, como explicações do mundo, podem viver lado a lado com a ciência de muitas maneiras. No entanto, por causa de suas diferenças em relação a ciência, eles muitas vezes parecem insignificantes, lunáticas, inúteis ou primitivas para as pessoas contemporâneas.

Muitas pessoas lamentam a queda de mitos, porque eles prometem orientação moral e conforto que ajuda a enriquecer a vida. Por estas razões, muitas pessoas continuam interessados ​​em mitos e procuram reviver ou reverenciá-los.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.