Sapatos De Couro: Como Conservá-los

Os sapatos de couro são muito bem aceitos no mundo da moda, já que o mesmo pode combinar com vários modelos de roupa. Ele também faz um diferencial muito grande quando é empregado a uma roupa social.

Sapatos De Couro: Como Conservá-los

Sapatos De Couro: Como Conservá-los

Mas, como tudo que é nosso, os sapatos de couro precisam de um cuidado muito grande, para mantê-lo novo por mais tempo. Só assim para que o calçado tenha a sua longevidade maior. Você sabe cuidar bem dos seus sapatos? Não? Tudo bem. Fique tranquilo. Mais a frente, iremos dar a você algumas dicas para auxiliá-lo a cuidar bem e manter novo os seus sapatos de couro. Mas, antes, vamos entrar na História e ver quando os primeiros sapatos foram confeccionados? Então, venha conosco.

Quando Os Primeiros Pares De Sapatos Surgiram No Mundo?

Os primeiros pares de calçados tem uma história, mas muito, muito longínqua. Baseando-se em desenhos rupestres cravejados nas pedras, foi estimado que eles surgiram cerca de 10 mil nos antes de Cristo. Podemos citar aqui, como percursor do sapato, as sandálias, pois foram elas a inspiração para a criação dos calçados fechados.

As sandálias, inclusive, tinham um uso bastante maciço pelos grandes faraós que governaram o antigo Egito. Somente tais governantes tinha o direito de utilizar as sandálias. O povo era obrigado a pisar com os pés desprotegidos, estando sujeitos a feri-los.

Os Mesopotâmicos antigos dispunham de um calçado, feito normalmente de couro cru. Homens e mulheres usavam desse modelo, que era amarrado com fitas que tinham o mesmo componente dos calçados.

Já na Idade Média, as pessoas usavam uma espécie de calçado fechado que sugeriria uma sapatilha. Homens, além de utilizar esse tipo de sapato, ainda usavam botas altas. Para os sapatos mais ‘’ralés’’, a matéria prima utilizada era o couro da vaca. Para os modelos mais ‘’luxuosos’’, a pele de cabra era o principal componente.

Mas, o Século XX Veio…

O tempo passou e, a partir dos anos 40, o couro foi sendo deixado de lado. Foram adotados outros tipos de matéria primas para confeccionar os calçados, como a borracha e até materiais sintéticos. E hoje, ainda podemos perceber nas lojas os mais variados tipos de sapatos de muitas matérias primas. Quando for comprar, fique atento para não comprar um produto de péssima qualidade.

Os sapatos feitos de couro não perderam o charme, e sempre é tendência. Entretanto, o seu preço hoje é meio salgado. Começam de 100 até mais de 300 reais.

Vamos conferir agora algumas dicas para podermos conservar os sapatos de couro?

Aprenda a Conservar Os Seus Sapatos De Couro

Confira conosco agora algumas dicas para manter o seu calçado de couro com uma cara bonita e nova. Vamos lá?

Aprenda a Conservar Os Seus Sapatos De Couro

Aprenda a Conservar Os Seus Sapatos De Couro

  • Depois de chegar de algum lugar e retirar os calçados, é recomendável que você não o guarde. Deixe-o ‘’tomar um ar’’. Em seguida, com o auxílio de um pano e água levemente morna limpe-os.
  • Se preferir, pode utilizar uma flanela para executar a limpeza. Mas, na hora da secagem, fique atento. Se colocá-lo exposto ao Sol, a umidade do couro pode fazer com que ele troque de cor.
  • Após 2 semanas, é bom você besuntar seu sapato com uma graxa, mas incolor. Isso auxiliará para que o brilho do calçado perdure por mais tempo.
  • Se o seu calçado for uma bota, é essencial a colocação de um rolo de papel ou uma garrafa pet dentro dela. Assim, aquelas dobras chatas não se formam no bico da bota.
  • Caso for limpar o seu calçado internamente, não utilize de maneira nenhuma água corrente. Prefira um pano levemente umedecido.
  • O couro não pode ser lavado com itens como detergente e outros solventes. Deve ser lavado somente com produtos especialmente feitos para esse fim.
  • Se o calçado vier a apresentar algum tipo de mofo, não pense duas vezes e passe sobre ele um pano úmido. Se necessário, passe pela segunda vez, mas certifique-se de limpar o pano cada vez que passar sobre o calçado. Depois desse processo, coloque-o para secar sob o Sol, mas por um pequeno tempo, já que a exposição excessiva pode causar manchas no calçado.
  • Para finalizar a limpeza, você pode fazer uso de um hidratante especial para couros, podendo ser facilmente encontrado em sapateiros. Se você não dispuser de um, qualquer hidratante branco, que não tenha ou tenha pouca fragrância pode ser utilizada. Passe com movimentos leves. Se o hidratante ficar acumulado, retire com papel toalha.
  • Lembre-se que, se seguir as regras acima, como hidratar e limpar bem o sapato, ele pode durar pela vida inteira. Deve ver também que, se o material não for um couro legítimo, e sim um sintético, o mesmo vem a se deteriorar, mesmo tomando todos os cuidados necessários para evitar que isso aconteça.
  • Uma escova com cerdas macias também podem ser utilizadas para se retirar poeiras e outras sujeiras mais grossas.

Zelão: Fábrica De Calçados De Couro

Nós podemos citar aqui uma empresa brasileira que produz calçados de couro. É a Zelão, fábrica que está localizada na cidade sul-mineira de Guaxupé. De lá, saem botas (masculina e feminina), sapatos, bolas, cintos, além de sapatilhas desse material.

Além desses, a empresa também produz chapéus, que são bastante cobiçados pelos fazendeiros locais e também regionais.

Antes De Você Utilizar o Seu Sapato De Couro

Antes de usar o seu sapato para sair, você deve, primeiramente, fazer com que ele se adapte ao formato de seus pés, evitando assim rachaduras e dobras, além de ferimentos causados pelo aperto. E é por isso mesmo que a população prefere os sapatos de couro aos sintéticos, já que duram muito mais tempo, são confortáveis e se adaptam ao molde dos pés facilmente.

Apresentamos aí algumas dicas para manter o seu sapato de couro mais bonito  e conservado. Certamente, você irá economizar muito dinheiro em vez de gastá-lo para comprar um novo modelo.

Lembramos também que, quando um calçado, ou uma roupa que você não utiliza mais, não pense duas vezes. Doe. Existem muitas pessoas que ainda podem usufruir daquela roupa ou calçado que não servem mais.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.