Métodos para Parar de Fumar: Terapias Naturais e Dicas

O hábito de fumar está bastante difundido no mundo atual. Muitos viciam nesse ‘’canudo mortal’’, que acarreta muitos problemas de saúde, tais como insuficiência respiratória, doenças cardíacas, entre outros males que serão citados mais adiante.

Podemos considerar o cigarro, juntamente com o álcool, como ‘’drogas’’, só que legalizadas. E, infelizmente, alguns adolescentes e não porque citar crianças, que entram para esses vícios. Apesar de proibido para menores, o consumo não é controlado.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Felizmente, várias pessoas que são adeptas do cigarro sonham em, um dia, se livrar desse terrível vício, mas nem sempre conseguem. Pensando nisso, alguns pesquisadores iniciaram estudos para encontrar tratamentos e terapias para que tal vício cesse.

Se você é fumante, confira este artigo até o fim. Você vai conhecer do que o cigarro é composto, além de seus males a saúde e, também, algumas terapias naturais para tentar livrar-se do vício. Vamos lá?

A Composição do Cigarro

O cigarro é considerado o produto mais comercializado no planeta. E, consequentemente, o produto que mais lucra. O problema é que, como ele é legalizado, o acesso é muito fácil, e, quando o vício é iminente, com o passar do tempo, a pessoa fica vulnerável a doenças e, se não parar logo, pode vir a sucumbir.

Entretanto, o governo vem tentando reduzir o consumo do cigarro, estampando nas embalagens de cigarros alertas para os problemas recorrentes do fumo, além também de uma foto de quem foi prejudicado por anos de fumo. Além disso, ele tem fechado o cerco para os fumantes, proibindo-os de fumar em locais fechados.

Segundo várias e incansáveis pesquisas feitas sobre o cigarro, foram comprovadas várias substâncias constituintes que fazem um mal tremendo á saúde. Várias delas são cancerígenas, ou seja, pode vir a causar algum tipo de câncer.

Há estudos que dizem que há, pelo menos, cerca de 700 variados tipos de substâncias químicas, a maioria nociva ao organismo. Mas há ainda algumas pesquisas que indicam que pode haver muito mais: Aproximadamente 4000 substâncias. Entre as substâncias, até materiais pesados e que não podem sem jogados juntamente com o nosso lixo foram encontrados. Isso nos dá uma noção de como o hábito de fumar é perigoso, sem contar com o mau hálito e a cor amarela que o dente adquire com o passar do tempo.

Quem fuma coloca o pulmão a perder, já que o mesmo é obrigado a aguentar cerca de 40 tipos de substâncias, sendo elas tóxicas, comprovadamente.

Até Quem Não Fuma Corre Risco

Você fuma? Não? Ótimo. Você convive com alguém fumante? Sim. Cuidado. Quem não é fumante tem uma probabilidade maior de vir desenvolver alguma doença relacionada ao pulmão e ao coração.

Por isso, evite ficar em locais ou próximo onde as pessoas fumem, para evitar inalar a fumaça.

Livre-Se Disso

Livre-Se Disso

Alguns dos Componentes do Cigarro

Confira agora alguns dos componentes do cigarro que são bastante nocivos á nossa saúde. São eles:

  • Acetona
  • Amoníaco
  • Alcatrão
  • Arsênico
  • Formol
  • Nicotina
  • Mercúrio

Entre muitos outros que podem causar um número muito alto de doenças.

Terapias e Métodos Naturais para Parar de Fumar

Para quem não quer se dopar com remédios, existe algumas alternativas que também ajudam a quem deseja parar de fumar. Algumas terapias, como a acupuntura, por exemplo, é um grande aliado nessa luta.

Há alguns outros métodos, não naturais, que podem ajudar a combater esse mal. O chiclete de nicotina, por exemplo. Funciona assim: você o masca sempre que o desejo de fumar aparece. Mas há um número determinado de chicletes que podem ser mascados por dia.

Há, também, alguns emplastros com nicotina. Ele, aos poucos, libera uma pequena quantidade de nicotina, saciando, assim, o desejo da pessoa. O emplastro e o chiclete de nicotina são usados somente no começo do fim de fumar, cerca de 3 meses. Para que tal tratamento de certo, é necessária muita força de vontade por parte do paciente. Há alguns relatos de ex- dependentes que acabaram com o vício somente por usar tais métodos.

Há ainda alguns que dizem que a Hipnose é o meio mais rápido e eficaz de a vontade de fumar acabar. Entretanto, ainda não há provas que confirmem que o método funciona mesmo.

Mas, devemos enfatizar que os métodos acima citados, sem o devido acompanhamento médico nem o apoio familiar do paciente, não valem a nada. Então, um bom médico e uma família que entenda o problema e faça o máximo para apoiá-lo é a peça chave para que o tratamento tenha sucesso.

Outros Meios Que Ajudam a Parar de Fumar

Não são somente os tratamentos que o paciente necessita. Acabar com alguns hábitos também pode contribuir para o tratamento, tais como:

-Não ir a locais onde você costumava a fumar. Procure fazer outras coisas. Se quando fumava você se sentava em uma cadeira, evite fazer isso.

-Não pense que, já que faz tempo que você parou com o cigarro há muito tempo, não tem problema ‘’tragar’’ alguns. Tem sim. Você pode vir a ter uma recaída e recomeçar a consumir novamente o cigarro.

– Não caia nessa de que ‘’os cigarros de palha’’ são menos prejudiciais, já que são feitos artesanalmente. Tais cigarros tem um teor tóxico ainda maior, já que não dispõem de um filtro, como o cigarro industrializado.

-Se, em algum momento do tratamento você tiver uma recaída e fumar, não fique desanimado nem com raiva de si mesmo. Isso é previsto ocorrer. O que não pode é você se render novamente ao vício por se considerar fraco.

-Sempre tenha em mente que o cigarro nada mais é que um malefício que precisa ser combatido. Se você fumou por cerca de 20 anos e achar que é tarde demais para um tratamento, não desanime.  Alguns fumaram por anos e, depois que pararam, não obtiveram nenhum problema grave de saúde.

Apresentamos aí algumas dicas para quem quer parar de fumar. Certamente, esse artigo irá ajudar e muito quem luta a cada dia para largar o vício. Lembre-se: Desistir, nunca. Tendo forçar de vontade, nós podemos vencer qualquer obstáculo.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.