Relação Entre Postura e Sentimento de Poder

Novo Estudo Científico

Uma recente pesquisa norte-americana feita em universitários, constatou que os indivíduos que tinham uma postura mais expansiva, apresentavam melhor desempenho em variáveis que mediam o pensamento abstrato, a motivação para agir e a sensação de poder. Eles apresentavam os braços estendidos e a perna cruzada sobre os joelhos, enquanto os outros que não apresentaram um bom rendimento na pesquisa, tinham uma postura mais constrita, ou seja, ombros caídos e pés juntos.

Realização do Experimento

Relação Entre Postura e Sentimento de Poder

Relação Entre Postura e Sentimento de Poder

Foram feitos três diferentes experimentos,onde os pesquisadores comprovaram que os indivíduos que apresentavam um físico com uma postura mais expansiva, ou seja, posições em que eles ocupavam todo o espaço em sua volta, parecia provocar neles uma sensação de poder, como se eles estivessem numa posição superior às outras pessoas, como no caso da relação de patrão e empregado.

Outras pesquisas já havia constatado que existem várias maneiras de aumentar o sentimento de poder que o indivíduo apresenta. Os pesquisadores revelaram que não é o papel desempenhado pela pessoa e sim sua postura corporal, que determina se o indivíduo está pronto para ter uma determinada atitude. A vontade de fazer uma ação e a capacidade do pensamento abstrato são aspectos avaliados em pesquisas científicas, para calcular a sensação de poder da pessoa.

Participação na Pesquisa

Origem

Origem

Os pesquisadores avaliaram homens e mulheres que participaram de cada grupo, e constataram que os resultados foram bem semelhantes. Os voluntários que participaram desse estudo assumiram de forma aleatória a função de empregado e empregador, sendo orientados antes que deveriam se portar ora como patrão , ora como empregado, ao mesmo tempo que teriam de solucionar um determinado problema. O objetivo dos pesquisadores era medir o impacto da função exercida com a postura corporal nessa, e em diversas outras atividades.

Em um dos grupos, os voluntários foram colocados tanto em posturas constritas como expansivas, em seguida tiveram que falar a primeira palavra que vinham à sua mente,sendo que os pesquisadores pontuaram somente as que estavam relacionadas com o poder. O cientistas constataram então, que os indivíduos que apresentaram a melhor pontuação foram aqueles que tinham sido colocados em posições expansivas.

Importância do Estudo Científico

Vida

Vida

De acordo com os pesquisadores, a importância desse estudo científico reside na constatação de que os seres humanos e também os animais, apresentam a expansão corporal como algo inerente a sensação de poder, influenciando de maneira bastante significativa o comportamento tanto do homem quanto dos bichos

A tendência das pessoas é achar que o poder está baseado no papel que ela desempenha em uma empresa ou na sociedade da qual faz parte. No entanto, o mais interessante no resultado dessa pesquisa foi a relação apresentada entre postura corporal e poder em comparação com a posição real de poder, mostrando que a postura do corpo apresenta um impacto muito maior sobre o sentimento de poder no nível psicológico dos indivíduos em geral.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.