Pilhas

As pilhas e baterias estão muito presentes em nosso cotidiano, nos computadores, relógios, notebooks, máquinas fotográficas, telefones celulares, e uma infinidade de aparelhos desenvolvidos pela moderna tecnologia. Atualmente até carros e motocicletas movidas às baterias já circulam pelas nossas ruas, de forma que para acompanhar o desenvolvimento de todas essas tecnologias as pilhas e baterias também precisaram evoluir, oferecendo uma maior autonomia.

Nesse artigo nós vamos tratar sobre as pilhas, sua criação e evolução, os tipos de pilhas, as formas corretas de descarte e outras considerações importantes dessa antiga invenção que parece a cada dia mais importante e mais útil para o homem contemporâneo.

Invenção da Pilha

Pilhas

Pilhas

A pilha foi inventada em 1800 por Alessandro Volta, que criou uma bateria alternando camadas de zinco e de papel mata-borrão encharcado de água salgada e de prata. Esse tipo de pilha ficou conhecido como sendo uma pilha voltaica. Daí surgiu o nome “pilha, pois era uma pilha de elementos que podia sobrepostos e a pilha aumentada até conseguir a voltagem necessária. Ao longo do tempo o homem foi aperfeiçoando a pilha para que ela pudesse atender as necessidades cada vez maiores dos aparelhos desenvolvidos pelas novas tecnologias.

O que é uma Pilha e como ela Funciona?

Baterias

Baterias

De uma forma simplista podemos dizer que uma pilha é um recipiente metálico, uma lata, que é cheia de elementos químicos que produzem elétrons. As reações químicas produzidas por estes eletros são as reações eletroquímicas, que são fontes de energia. As pilhas convertem a energia química acumulada em energia elétrica através das reações oxido-redução. Pilhas e baterias são dois instrumentos diferentes, a pilha apenas converte a energia química em energia elétrica.

Tipos de Pilhas

Utilidade

Utilidade

Basicamente existem dois tipos de pilhas, as pilhas primárias que são as pilhas tradicionais que não podem ser recarregadas e devem ser descartadas depis do uso. Existem vários tipos de pilhas primárias as mais comuns são as pilhas de zinco e carvão que são pilhas de baixa capacidade e baixo custo.

As pilhas alcalinas também são primárias, descartáveis, porém tem maior duração e o preço é um pouco maior. Já as pilhas secundárias são as pilhas recarregáveis, que embora existam há mais de duas décadas só recentemente, com o advento das câmaras digitais se tornaram populares chegando ao mercado para o público.

Tecnologia das Pilhas Recarregáveis

As pilhas recarregáveis estão cada dia mais sofisticadas, atendendo a demanda dos novos aparelhos que surgem incessantemente no mercado dos eletroeletrônicos e dos digitais. Inicialmente as pilhas recarregáveis eram as chamadas NiCd que apesar de recarregáveis tem pouca resistência e são bastante poluente. As atuais pilhas NiMH, possuem maior capacidade, e são menos poluentes além de possuírem outros benefícios. A nova geração de pilhas recarregáveis NiMH deve substituir as pilhas NiCd em breve.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.