Origem Do Rock And Roll: União De Brancos e Negros Na Música

O rock and roll surgiu como estilo musical nos Estados Unidos no início da década de 1950. Derivado direto do “rhythm and blues”, gênero da década de 1940 que se desenvolveu a partir de tons anteriores: Blues, boogie-woogie, jazz e música swing, também influenciado pelo gospel, country e western – tradicional musicalidade folclórica.

Origem Do Rock And Roll: União De Brancos e Negros Na Música

Origem Do Rock And Roll: União De Brancos e Negros Na Música

Desde meados dos anos de 1960 o ritmo é conhecido apenas pelo termo “rock”. A frase “balançar” e “rolar” (rock and roll) serviu para descrever o movimento do navio no oceano. No início do século XX começou a ser usada como significado de um fervor espiritual ou sexual.

Diversas canções de blues usaram a frase entre os anos trinta e quarenta do século XX antes dela se tornar de uso geral para referenciar o estilo musical. Em 1951, Cleveland, Ohio, Alan Freed começou a tocar o gênero no mesmo passo que tentou popularizar a sentença “rock and roll” para descrever a própria musicalidade.

Primeiras Gravações: Rock And Roll

Porque o desenvolvimento do rock and roll foi um processo evolutivo nenhum registro pode ser identificado como “o primeiro” de todos os tempos. Em termos de impacto cultural na sociedade norte-americana, Bill Haley ‘s, em “Rock Around the Clock”, foi gravado no mês de abril de 1954, tem relevância histórica.

Não se pode ignorar o fato de que a gravação mais antiga da frase em uso está em 1904, no “The Camp Meeting Jubilee”, trabalho composto pelo Quarteto Haydn.

Ao mesmo tempo a terminologia foi utilizada em contextos temporais, por exemplo, para descrever o movimento dos comboios ferroviários. Tem sido sugerido que também era usada pelos homens à construção de ferrovias que cantavam para manter o ritmo, balançando os martelos para baixo a furar um buraco na rocha.

Primeiras Gravações: Rock And Roll

Primeiras Gravações: Rock And Roll

No início do século XX as palavras eram cada vez mais utilizadas em conjunto na gíria afrodescendente secular com duplo sentido, referindo-se a “dançar” e “festejar”. Em 1922, o cantor de blues Trixie Smith gravou “My Man Rocks Me” com as duas palavras em contexto peculiar.

No ano de 1927 o cantor de blues Cegos Blake usou o dístico (máxima em dois versos). Na mesma época, Uncle Dave Macon com o seu grupo de bebedores gravou “Sail Away Ladies” e usou o termo “rock” no refrão.

Outra gravação notável que usam as palavras foram lançadas em 1938: “Rock It For-Me” (Chick Webb). No mês de agosto de 1939, Irene Castelo inventou uma nova dança chamada “The Castle Rock and Roll”, descrita como “um passo de balanço fácil”, apresentado no Dancing Masters of América, na convenção do Hotel Astor.

No ano de 1941, os Irmãos Marx lançaram o filme The Big Store, com a atriz Virginia O’BRIEN cantando uma canção começando com música de ninar tradicional, que logo se transformou em balanço boogie-woogie com versos como “Rock, rock, rock, baby…”. Embora o som fosse apenas um número de comédia curta, contém referências que na época teria sido entendido com facilidade pelo público em geral.

De acordo com o dicionário inglês Oxford, um dos primeiros usos da palavra “rock” para descrever um estilo de música foi no comentário de Metronome, em 21 de julho de 1938.

No início dos anos 1940, o termo “rock and roll” também foi usado em comentários na Billboard pelo jornalista e colunista Maurie Orodenker. Pelo menos duas músicas diferentes com o título de “Rock and Roll” foram registradas no final da década: Por Paul Bascomb (1947) e Wild Bill Moore (1948).

Desenvolvimento Do Estilo Musical

Rock and roll como música surgiu a partir da grande variedade de gêneros musicais que existiam nos Estados Unidos na primeira metade do século XX, entre os diferentes grupos étnicos e sociais.

Cada gênero foi desenvolvido ao longo do tempo através da mudança da moda e inovação. Os estilos trocaram ideias e elementos estilísticos. A maior contribuição veio das tradições musicais da população negra dos Estados Unidos, com uma antiga herança da narração oral, através da música de origem africana, geralmente com fortes elementos rítmicos e uso frequente das notas de “blues”.

Rock And Roll: Negros e Brancos

A música africana foi modificada pela experiência da escravidão e através do contato com estilos musicais compostos por brancos; Novos estilos de música secular surgiram entre os afrodescendentes norte-americanos no início do século XX, na forma de blues, ragtime, jazz e música gospel. Robert Palmer, historiador especializado em música, escreveu:

“Rock foi uma consequência inevitável das interações sociais e musicais entre brancos e negros no Sul e Sudoeste dos Estados Unidos. Suas raízes são complexas. Negros da igreja influenciaram com o blues. Foi uma influência de música negra na branca”.

Na década de 1930 os músicos afro-americanos, como Cab Calloway, Fletcher Henderson e Duke Ellington desenvolveram a música swing, que em essencial consiste no jazz jogado para dançar.

De acordo com Palmer, em meados da década de 1930, elementos de rock and roll foram encontrados em cada tipo de folk americano e blues. Algumas bandas de jazz, como Count Basie, tem música composta com bases de riffs, matéria prima das composições de rock.

Em Chicago, artistas de blues se formaram em pequenos grupos, como The Hamfats Harlem, para explorar o uso da amplificação. No Centro-Oeste dos Estados Unidos as bandas desenvolveram blues instrumental baseado em riffs, com solos de saxofone e vocais gritados.

Em Nashville e outros lugares a música country tocada por músicos brancos, como Jimmie Rodgers, incorporou estilos de blues e em alguns casos foi registrada por músicos negros.

No Texas e Oklahoma, bandas de swing, como Bob Wills, combinavam elementos da big band, blues e música country em um novo estilo de dance music. Como músicos de diferentes áreas e culturas ouviram a música dos outros, os estilos se fundiram para formar o rock and roll, junto com extensa lista de subgêneros.

Processos ativos de fertilização cruzada ocorreram entre a música tocada e ouvida por pessoas brancas influenciadas de modo direto por composições dos afrodescendentes.

Nos Estados Unidos o rock and roll ajudou a diminuir a segregação racial e espírito de igualdade entre diferentes etnias. O nascimento do estilo musical está relacionado aos anseios de maior liberdade e menos discriminação na sociedade.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.