Diferentes Sotaques Brasileiros

No mundo podemos encontrar muitas línguas distintas e o Brasil é um país muito rico que possui quinze dialetos, sotaques diferentes que são utilizados pelos estados do país.  Conheça quais são esse dialetos, algumas de suas principais características e em qual região do país eles são mais utilizados.

  • O Dialeto Caipira: O dialeto caipira é uma língua portuguesa brasileira que é falada pelas pessoas que morar no interior dos estados de São Paulo, leste do estado do Mato Grosso do Sul, sul do estado de Minas Gerais e no sul do estado de Goiás. Essas pessoas modificam a língua quando eles falam, como nas palavras que têm as consoantes “lh” eles substituem apenas pela semivogal “i”, tornando a palavra com uma fonética diferente. As palavras que são terminadas com a consoante “l” eles trocam e usam a palavra como se ela terminasse com a consoante “r”. Essas são algumas características do dialeto caipira.
  • Dialeto Cearense: O dialeto cearense é uma língua portuguesa brasileira que é falada pelas pessoas que moram no estado do Ceará. No dialeto cearense algumas características marcantes são: nas palavras que tem “r” no meio das palavras eles a deixam com um som mais forte, mas quando ela é usada no final da palavra eles usam como se a letra “r” fosse muda.
  • Dialeto Baiano: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que é usado pelos moradores dos estados da Bahia e do Sergipe, e um pouco também no norte de Minas Gerais e no leste dos estados de Goiás e Tocantins. Consta que o dialeto baiano foi o primeiro a ser usado no Brasil, com isso, ele possui influência nos demais dialetos existentes agora no Brasil, eles também trocam a vogal “o” pela vogal “u”.
  • Dialeto Gaúcho: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que é falado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Este dialeto sofreu uma grande influência na língua usada pelos italianos, e espanhóis. Se assemelha bastante com o padrão, o formal da língua portuguesa brasileira. Na escrita e na fala eles não usam o pronome “você”, mais sim o “tu” e suas conjugações.
Dialeto Gaúcho

Dialeto Gaúcho

  • Dialeto Mineiro: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que é usado pelas pessoas que moram no centro do estado de Minas Gerais. Este é o dialeto que possui a mais fácil distinção dos dialetos brasileiros. Ele é diferenciado do dialeto caipira que também é usado neste país, pois sofre influência do estado de São Paulo. O dialeto mineiro faz uma simplificação na língua portuguesa padrão, pois é como se engolisse algumas letras. No dialeto o mineiro, ao invés se falar “você”, eles dizem “cê”, entre outras palavras que são modificadas.
  • Dialeto Nordestino: Este é um dialeto usado pela maioria dos estados do nordeste do Brasil, sendo o que mais possui falantes. Neste dialeto é feita inversão das palavras na hora de montar uma frase e em algumas palavras que possui a consoante “s” eles a trocam e usam “sh”, dando um novo som as palavras.
  • Dialeto Nortista: Este é um dialeto que é usado pela maioria dos estados no norte do Brasil, como na região amazônica. Este dialeto é usado, principalmente, pelas cidades de Manaus e Belém. Não possui muitos vícios se for comparado aos outros existentes no Brasil. Eles usam a forma curta dos verbos que são colocados na segunda pessoa.
  • Dialeto Paulistano: Este é um dialeto da língua portuguesa que é usado pelas pessoas que moram na cidade de São Paulo e nas também nas regiões Metropolitanas. É considerado como o mais correto dos que existem no Brasil segundo uma pesquisa feita pela Faculdade de Letras da Universidade de Minas Gerais.
Dialeto Paulistano

Dialeto Paulistano

  • Dialeto Sertanejo: Este é um dialeto da língua portuguesa que é falado pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e em algumas partes de Minas Gerais.
  • Dialeto Sulista: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que usado pelas pessoas que moram nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sul de Goiás e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se pelos fenômenos de redução de vogais e também de harmonia vocálica.
  • Dialeto Florianopolitano: Este é um dialeto que é usado pelas pessoas que moram em Florianópolis, a capital de Santa Catarina. É caracterizado pela presença de indianismo e de africanismo. Este dialeto pode ser conhecido também como “manezinho da ilha” ou até mesmo de “manezês”.
  • Dialeto Carioca: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que é bastante típico da região Metropolitana do Rio de Janeiro e de cidades localizadas no interior Fluminense. O dialeto carioca é um que tem muita influência nos outros dialetos, pois a cidade do Rio de Janeiro ficou sendo a capital do país por um bom tempo e a sede de uma das maiores emissoras de televisão aberta é localizada sua sede no Rio de Janeiro, esta emissora é a Rede Globo.
Dialeto Carioca

Dialeto Carioca

  • Dialeto Fluminense: Este é um dialeto da língua portuguesa que é usado pelas pessoas que moram no estado do Rio de Janeiro e nos estados vizinhos. Este dialeto possui algumas características que são semelhantes as da língua portuguesa de Portugal. Uma dessas características é a troca do “e” por “i” e a troca do “o” por “u”.
  • Dialeto Brasiliense: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que é utilizado pelos moradores da cidade Brasília. É considerado um “sotaque branco”, pois ele é uma junção, uma mistura de todos existentes no país. Isso aconteceu quando começou a ser construída a cidade e aconteceram as migrações.
  • Dialeto da Serra Amazônica: Este é um dialeto da língua portuguesa brasileira que é usado pelos moradores do Amazonas. Ele se caracteriza pelo forte uso nas pronúncias do “s”.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.