Origem Do Nome Dos Meses

Antes de a Roma ser fundada, algumas tribos latinas ocupavam as colinas da Alba, assim eles dividiam o ano em períodos que eram nomeados de acordo com os deuses deles. Depois então os romanos adaptaram esse calendário.

Antigamente, além de nomear os meses alguns dias especiais também eram nomeados e celebrados como até hoje isso acontece com datas especiais como Natal, dia das mães, dia das crianças, etc.

O calendário começou a ser usado na Roma Antiga, alguns séculos antes da Era Cristã. O primeiro calendário foi criado pelos romanos e foi estabelecido em 7 a. C., um ano possuía 304 dias e ele era dividido em dez meses. A contagem era iniciada no mês de março e acabava no mês de dezembro. Mas esse calendário possuía uma grande defasagem, pois uma no solar possuía 365 dia e um quarto.

Na época do grande imperador Numa Pompílio, ainda no mesmo século em que o calendário foi criado, ele criou mais dois meses,  janeiro e fevereiro, e assim o ano passou a ter 354 dias, mas não demorou muito para que outro ajuste fosse feito. Nesta nova tentativa de acertar na organização do calendário, o imperador Júlio Cesar introduziu em 46 a. C. o ano com 365 dias, ele se baseou no modelo egípcio sem alterar os nomes que os meses já possuíam.

Os seis primeiros meses do calendário receberam nomes homenageando algum deus e festividades da Roma e julho e agosto foram rebatizados homenageando Júlio César e seu sucessor César Augusto.

Muitas vezes paramos para pensar sobre a origem do nome de certas coisas e com os meses não deve ser diferente, então veja a seguir a origem de cada nome dos meses do ano:

Janeiro: Januarius, como era escrito antes é uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, ele é o encarregado em iniciar o inverno e o verão. Este deus possui duas faces, uma voltada para frente outra para trás, ele é o protetor das entradas e saídas, ele também é o Deus dos princípios e do começo, por isso é o homenageado no primeiro mês do ano.

Fevereiro: este mês recebeu esse nome pelo evento chamado Febrúlia, que acontecia nesta época do ano. Esse evento se refere a um rito de purificação, ondo os romanos faziam oferendas e também sacrifícios com animais para os deuses do panteão para que a primavera trouxesse muitas bonanças. Ate 27 a. C. este mês possuía 29 dias, mas quando o Senado criou o mês de agosto e julho, que tinham 31 dias, passou a ter 30 e então tiraram um dia de fevereiro e passaram para ele.

Março: este mês foi nomeado em homenagem a Marte, o Deus da guerra. Este era o primeiro mês do calendário antes da reforma que foi feita por Pompílio. Havia outra motivação para homenagear esse Deus, ele também regia a geração a vida com isso neste mês semeadura nos campos.

Abril: este mês possui duas hipóteses para o seu nome, a primeira é uma homenagem para a Deusa Afrodite, a deusa do amor, onde as mulheres dançavam no primeiro dia desse mês com coroas de flores na cabeça. A outra hipótese é que foi colocado esse nome derivando de “aperire” que significa abrir em latim, se referindo as flores que neste mês se desabrocham na regiam norte do planeta.

Maio: este mês é uma homenagem a Maia, a deusa da primavera, ela é responsável pelo crescimento das plantas. Ela é mãe de Mercúrio, o pai da medicina e também das ciências ocultas, por esse motivo esse mês é conhecido como “o mês do conhecimento”.

Junhoeste mês homenageia a deusa Juno, que era responsável pela proteção das mulheres, em especial as esposas legítimas. Juno era esposa de Júpiter e ela era considerada com uma poderosa entidade do panteão romano, sendo a guardiã dos casamentos.

Julho: antes esse mês se chamava Quintilis por ser o quinto mês do calendário mais em 44 a. C. ele começou a ser chamado de Julius em homenagem ao imperado Júlio César.

Agosto: este mês possuía o nome de Sextilis por ser o sexto mês do calendário mais em 8 d. C. foi rebatizado em Augustus para poder homenagear o imperador  César Augusto.

Setembro: este mês possui esse nome porque no calendário antigo ele era o sétimo, mas com a mudança e o acréscimo de novos meses ele não sofreu alteração em seu nome. Seu nome, septem, vem do latim e significa sete.

Outubro: este nome vem do latim e significa oito, no antigo calendário ele era o oitavo mês, mas mesmo com a alteração e o acréscimo de mais dois meses ele continuou com o mesmo nome.

Novembro: este nome vem do latim significando o nono mês, mesmo depois da mudança no calendário em que Pompílio acrescentou mais dois meses ele continuou com o mesmo nome.

Dezembro: este nome vem do latim e significa décimo. Este era o décimo e ultimo mês do calendário antigo, mas mesmo com o acréscimo de dois meses ele continuou com o mesmo nome.

Curiosidade

Quando Júlio Cesar adotou o calendário solar em 44 a. C. ele determinou o ano com 365 dias e um quarto. Por isso era necessário que  a cada quatro anos  era necessário que fossem atualizadas as horas acumuladas, com um dia extra. O calendário juliano possui onze minutos e quatorze segundo a menos, e esse é o único problema.

Por esse motivo de ter uma falta de minutos em 1582, o papa Gregório XIII anulou então os dez dias do calendário e determinou que os anos terminados em “00” só poderiam ser bissextos se forem divisíveis por 400. Se chama bissexto, pois na Roma eles celebravam no sexto dia do mês de março, então eles o contavam duas vezes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.