Origem do Dia dos Namorados

Os Dias dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data muito importante para os casais apaixonados, pois nela é comemorada e celebrada a união amorosa. Geralmente, um presenteia o outro como uma troca de afeto, são comuns os cartões com lindas mensagens e as famosas e adoradas caixas de bombom. Esta data é comemorada em quatorze de fevereiro em Portugal e alguns outros países, mas no Brasil possuímos o costume de comemorar no dia doze de junho, que é também véspera do dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro.

http://www.youtube.com/watch?v=9aL_AJZVF6I

História da Data de 14 de Fevereiro: Dia de São Valentim

A história do Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, remonta a época do Império Romano, homenageando São Valentim. Valentim era um bispo que lutou contra as varias ordens do Imperador Cláudio II, que naquela época da Idade Média havia proibido o casamento durante a Guerra, pois os homens solteiros se saiam melhor nas batalhas. Este bispo, então, realizava casamentos escondido e também se casou secretamente mesmo com a proibição do casamento. Com o descobrimento da traição do bispo, que estava fazendo casamentos contra a vontade do imperador, ele foi preso e condenado à morte. Enquanto ele ainda estava preso, recebia várias flores, bilhetes que jovens mandaram, dizendo que eles acreditavam no amor. Na cadeia, Valetim acabou se apaixonando por uma filha cega de um carcereiro e por um milagre, antes de cumprir sua sentença, ele devolveu-lhe a visão. Antes de morrer escreveu uma mensagem para ela de adeus onde ele assinava com “Seu Namorado” ou “Seu Valentim”. Este bispo é considerado pela igreja um mártir que ariscou sua vida pela sua fé. O dia de sua morte, dia 14 de fevereiro do ano de 270, marca a vésperas do “lupercais”, festa anuais celebradas na Roma antiga em honra a Juno, que é a deusa da mulher e também do matrimônio, e em honra de Pan, que é o Deus da natureza. Um ritual que era bastante comum é o da Fertilidade, em que os homens faziam uma passeata onde eles saiam batendo nas mulheres com correias de coro de cabras para assegurar a fertilidade.

História do Dia dos Namorados no Brasil em 12 de Junho

O motivo em que está data é comemorada no Brasil é bem diferente do resto do mundo, e está relacionada com o frei português Fernando de Bulhões ou mais conhecido com Santo Antônio. Ele acabou se tornando símbolo do amor, pois quando realizava suas pregações sempre falava sobre a importância do amor e também do casamento. Com isso ele acabou ganhando a fama de um santo casamenteiro. Aqui no Brasil, a data da comemoração do Dia dos Namorados é no dia 12 de junho nas vésperas do dia de Santo Antônio e como em muitos outros países existe o costume de trocas de presentes entre os casais de namorados apaixonados e também de pessoas casadas que são eternos namorados. Esta tradição veio para o Brasil através de um comerciante paulista, João Dória, que trouxe a ideia do exterior e apresentou para os outros comerciantes para que as pessoas comprassem coisas para presentear seus namorados. Esta ideia, então, acabou se espalhando por todo o país e hoje em dia todos a conhece e a adotam.

História do Dia dos Namorados no Brasil em 12 de Junho

História do Dia dos Namorados no Brasil em 12 de Junho

O Dia dos Namorados nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, as pessoas chamam esse dia de “Valentine’s Day”, e é celebrado no dia 14 de fevereiro. Uma comemoração feita de uma forma um pouco diferente da brasileira, pois essa data é comemorada por pessoas casadas, namorados, noivos, amigos e também por pais e filhos, independente do que forem uma para o outro eles comemoram o amor pelo outro. Eles também presenteiam um ao outro com bombons flores e cartões que eles mesmos têm os costumes de faze,r deixando uma coisa mais criativa e livre. Não só nos Estado Unidos, mas no mundo inteiro, o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é a uma das datas comemorativas mais lucrativas do ano inteiro, pois as pessoas sempre querem agradar o máximo possível a sua pessoa amada, com vários mimos, desde os mais simples até os mais sofisticados.

O Dia dos Namorados no Japão

No Japão o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é chamado de “Sei Barentain Dee”, mas o diferencial desta data para eles é que é um dia reservado apenas para as mulheres. São apenas elas que presenteiam seus amados, normalmente com chocolates em formato de coração, mas quem faz esse presente são elas mesmas. Nesta data alguns iniciantes de um trabalho podem presentear seus superiores e veteranos colegas de escolas também trocam presentes. Já no próximo mês, os homens retribuem a gentileza da mulher na data chamada “White Day”, onde eles presenteiam com chocolates brancos, biscoitos e até mesmo marshmallow.

O Dia dos Namorados no Japão

O Dia dos Namorados no Japão

Algumas Dicas de Presentes

Aqui no Brasil não existe uma tradição de presente para o Dia dos Namorados que deve ser seguida a risca. As pessoas normalmente presenteiam seus amados com chocolates e cartões com lindas mensagens, mas não significa que necessariamente deve ser assim. As pessoas presenteiam seus amados com os mais variados presentes, ele será escolhido de acordo com a personalidade e também o gosto da pessoa.

Alguns outros tipos de presentes são ursos de pelúcias, roupas, cestas de café da manhã, objetos de decoração, etc. E não precisa necessariamente ser algum objeto material, pode ser algo como uma surpresa, um lindo jantar que você mesmo pode fazer ou levar a pessoa a um belo restaurante, arrumar o quarto com belas flores, deixando ele em um clima romântico, entre outras ideias que podem ser usadas. Basta usar a imaginação e se inspirar nas coisas que a pessoa amada mais gosta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.