O Que São Gorduras Saturadas?

As palavras “gordura saturada” têm causado pesadelos para muitas pessoas, porém, antes de sair fazendo uma caça as bruxas é importante entender o que significam essas palavras e mais quais são os perigos delas para a saúde.

Definição Científica de Gordura Saturada

Cientificamente falando as gorduras saturadas são aquelas compostas por triglicerídeos e que contêm ácidos graxos saturados. A ligação que é feita entre os carbonos é do tipo simples e quando está na temperatura ambiente é encontrada no estado sólido.

Um tipo de gordura que é sintetizada por animais e até por alguns vegetais como o coco e a palma, eles apresentam um ácido graxo de cadeia média (entre 8 e 12 carbonos). O mais importante de destacar é que o consumo de coco e palma não leva ao aumento de colesterol no sangue.

Gordura Saturada

Gordura Saturada

A gordura saturada pode ser encontrada na banha, manteiga, queijos curados, bacon, toucinhos e carne. Dependendo da fonte de gordura saturada que você ingere e da quantidade pode estar se expondo a possibilidade de se tornar obeso, ter arteriosclerose, colesterol alto e vários tipos de cancro.

O problema é que a gordura saturada eleva a taxa do colesterol ruim (LDL) que está presente na corrente sanguínea e pode resultar numa produção de placas de gordura que vão se acumulando nas artérias e obstruindo as mesmas.

O Perigo da Gordura Saturada

Como você já pode perceber a gordura saturada pode ser um grande inimigo da sua saúde. Para se ter uma ideia o Governo Federal, com vista a reverter um quadro de excesso de peso e obesidade entre os jovens, criou medidas para tentar melhorar a alimentação dos estudantes.

Você provavelmente ouviu falar da polêmica proibição de frituras em cantinas escolares, tudo com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares dos jovens. Isso tudo numa cruzada contra o consumo de gorduras saturadas.

Essa decisão tão radical de proibir as gorduras saturadas se deu diante de um panorama de que a população de jovens de 10 a 19 anos no Brasil consome 34% de alimentos que possuem altos teores de gordura. Isso vem causando um grande número de pessoas obesas e com incidência de doenças cardiovasculares.

Precisamos de Gorduras?

As gorduras são macronutrientes necessários para a composição do nosso metabolismo, elas devem estar presentes em cerca de 15% a 30% da nossa dieta. Grande parte da sua importância está na obtenção de ácidos graxos a partir da digestão da gordura. Para se ter uma ideia as gorduras são componentes fundamentais dos fosfolipídios que são constituintes das membranas celulares.

As gorduras também são responsáveis pelo transporte de várias vitaminas como A, D, E e K. Porém, ainda é importante dizer que a gordura tem alto teor calórico, cerca de 9 kcal/g. Sendo assim quando ela é ingerida em excesso causa problemas de saúde.

Algumas pesquisas descobriram que os ácidos graxos saturados e também as gorduras trans podem ser alguns dos possíveis causadores de doenças cardiovasculares isso porque aumentam os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) no sangue. Nesse ponto entra a importância de ler os rótulos dos produtos que se está levando para casa.

As gorduras saturadas são diferentes dos outros tipos de gorduras e para que você possa fazer as melhores escolhas para o seu organismo é importante conhecer todos os tipos.

Confira a Diferença Entre as Gorduras

Em geral as gorduras são derivadas de ácidos graxos saturados. Existe apenas uma única diferença entre gorduras e óleos, os últimos são insaturados e tornam-se líquidos quando em temperatura ambiente. As gorduras saturadas (aquelas que possuem apenas ligações simples nas suas cadeias carbônicas) se apresentam na fase sólida nas condições ambientes.

A gordura pertence a classe dos lipídios, ésteres que quando reagem com água resultam num ácido graxo e um monoálcool graxo ou então num poliálcool (glicerina) e em algumas situações em outros compostos. Os lipídios são classificados em quatro grupos diferentes e um deles é o dos glicerídeos.

Os glicerídeos são triésteres que se formam a partir de três de moléculas de ácidos graxos e de uma molécula de triálcool glicerina. Nesse grupo estão as gorduras que tem como principais componentes triacilgliceróis e três moléculas de ácidos graxos.

Sendo assim entendemos que os ácidos graxos formam as gorduras e os óleos podem ser saturados ou insaturados. Dessa forma as gorduras que se formam a partir de ácidos graxos saturados são as saturadas e aquelas que se formam a partir de ácidos graxos insaturados se chamam insaturadas.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os Malefícios Que a Gordura Saturada Pode Causar

É difícil encontrar uma pessoa que consiga se privar das gorduras saturadas todos os dias da vida. Não é preciso deixar de comer tudo, mas consumir com cuidado e atenção, pois o excesso de gordura traz grandes problemas para a sua saúde.

Quando a gordura é consumida dentro de uma quantidade recomendada pode trazer benefícios, mas quando em excesso pode acarretar em problemas como o entupimento de artérias no cérebro e também causar doenças como obesidade e diabetes.

Alguns estudos ainda chegaram a demonstrar que o consumo excessivo de gordura saturada de origem animal pode causar uma inflamação no hipotálamo (a região do cérebro que faz o controle da fome e da saciedade). Basicamente os neurônios são destruídos e a pessoa não tem mais a sensação de saciedade.

As células são estressadas e acabam desorganizadas, assim a gordura deixa de ser instalada apenas nas células adiposas e passa a se instalar também em alguns órgãos como o pâncreas e o fígado.

Digestão Lenta

Outro grande problema de consumir muita gordura no dia a dia é a digestão mais lenta, a gordura demora mais tempo para ser eliminada do estômago. O estilo de vida das pessoas atualmente é um dos grandes responsáveis pelo grande aumento do acúmulo de gorduras no organismo.

Tomar muito refrigerante, comer em fast foods, usar misturas industrializadas entre outros hábitos ajudam a potencializar o aumento de gorduras no organismo. Quando for ingerir um alimento que contêm gorduras saturadas lembre-se que ele irá demorar bastante para ser digerido, ou seja, terá tempo de causar muitos danos para o seu organismo. Não se trata apenas de uma questão de ter um corpo bonito, mas também de ter mais saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.