O Emprego Depois Dos 40

Todo mundo sabe que após os 40 anos o emprego fica mais difícil de encontrar, principalmente aos que não procuraram se atualizar das novidades do mercado e, em especial, da área de atuação. Mas algo de novo está pairando sobre o mercado e esta novidade é muito boa no sentido de valorizar o profissional mais “maduro”, as empresas estão de olho no profissional com idade um pouco mais avançada e que tenha um know-how, pois são mais bem vistos, tendem a ser mais estáveis e por isso, melhores para comandar cargos de confiança. O grande ponto de apoio que fez essa virada de rumos está sendo a falta de qualificação de mão de obra, então as empresas procuram profissionais mais maduros, com mais vivência e experiência para lidar com os problemas de uma equipe. Ainda há de se ressaltar que há um grande número de pessoas nesta idade ou até mesmo acima dela que estão também alcançando novos rumos na sua carreira, e tanto para a mudança quanto para o promovido é necessário conhecer informática e um segundo idioma.

Mercado

Período Difícil? Não é Bem Por Aí…

O grande problema da maioria é que pensam que quando se chega aos quarenta, as empresas não o vão querer mais por causa da idade e isso não é verdade. O grande foco de rejeição nessa idade é para as pessoas que não se especializaram ou ainda as que estão querendo ingressar no mercado de trabalho nessa idade. As empresas, pelo contrário, vêm seguindo uma crescente tendência de que o funcionário com quarenta anos é melhor que os demais, pelo seu convívio com o aprendizado e o início de carreira e por estar disposto ainda a aceitar novos desafios e ainda se interessar no aprendizado de novos horizontes. Quando se pensa numa pessoa de 40 anos, espera-se alguém que já tenha uma carreira  de 10, 15 anos e que esteja à altura de comandar, gerenciar e chefiar uma equipe, nesses casos o profissional mais maduro é até priorizado, enquanto os cargos menos importantes são preenchidos por pessoas mais jovens, para que estes, construam sua carreira.

Empregabilidade

Disposição e Experiência

O que o mercado demanda são profissionais que aliem a energia de um jovem de 25 com a experiência e tranqüilidade de uma pessoa de 40, e isso está mais do que provado que é possível. Nessa fase, o profissional que anda antenado com as novidades e por dentro dos conhecimentos, é um talento enorme, que deve ser polido e não jogado no lixo. Até a energia que se necessita é melhor equalizada com a experiência acumulada.

O Emprego Depois Dos 40

Um Caminhão de Grana

Esses profissionais geralmente por terem melhor conhecimento, experiência e formação acadêmica, reúnem cargos de liderança que demandam uma maior remuneração, o que por algumas vezes leva o profissional ser preterido a outro pouco mais jovem exatamente pelo ônus do empregado. Mas fica a lição de não desanimar, pois são muitas as vagas e bastante valorização aos profissionais de 40 anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.