Cultura Inútil

Coisas que não vão servir pra nada, mas que é sempre bom saber! Mais uma série de mistérios desvendados – coisas que muitas pessoas sempre quiseram saber, mas não tinham aonde procurar. 

Espaço

Eleições de Terça-feira

Aqui no Brasil, as eleições sempre acontecem aos domingos. É que nesta data menos pessoas estão trabalhando, então não impacta para os trabalhadores. Em suma, não tem desculpa para não ir votar. Nos Estados Unidos, as coisas são bem diferentes: por lá, as eleições são de terça-feira. Essa tradição começou em 1845, quando foi definido que a primeira terça-feira de novembro seria o dia de eleger um representante. Essa data foi escolhida pois era o fim do período das colheitas, pouco antes do inverno, um mês importante para os americanos. E a terça-feira era o melhor dia para os cidadãos poderem viajar, já que muitos viviam em áreas rurais, e domingo era dia de ir à missa. Só sobrava a segunda para viajar, e assim todo mundo só chegava às cidades na terça-feira.

Propagandas Pontuais

Tente observar as propagandas que exibem relógios. Na maioria delas, você notará que o relógio estará marcando sempre a mesma hora: 10h10min. Por que isso acontece? 

Revista

O motivo é a simetria gerada pelos ponteiros, quando estão posicionados nessas marcações. Além disso, os ponteiros acabam formando uma carinha feliz – não parece um sorriso no relógio, o formato desenhado pelos ponteiros?
Ao contrário, colocar a hora 08h20min ficaria desagradável, pois pareceria uma cara triste. 

Contagem Regressiva

Todo mundo já usou a contagem regressiva alguma vez na vida, mas poucas pessoas sabem quem teve essa idéia genial primeiro. O primeiro registro público do uso da contagem regressiva data de 1930, durante as filmagens do filme “A mulher na Lua”, dirigido pelo alemão Fritz Lang. Acontece que no roteiro do filme havia um foguete, que deveria ser lançado quando a contagem atingisse o 10 (o roteiro descrevia a contagem normal, de 0 a 10). Mas quem deveria contar era a platéia, e o diretor ficou com medo de alguém se atrapalhar e não saber exatamente quando seria o fim da contagem. Para resolver o problema, ele pediu a todos que contassem ao contrário – afinal, contando regressivamente o ultimo número sempre vai ser o zero – a não ser que algum engraçadinho resolva contar -1, -2… A idéia pegou e hoje a contagem regressiva é utilizada em diversos lugares. 

Cultura Inútil

Tosse de cachorro

Muita gente não sabe nem que a expressão existe. Mas ela existe sim e define a tosse seca e persistente, típica de pessoas que contraem coqueluche – esse tipo de tosse é bem semelhante à tosse de cachorros que se contaminam com algum tipo de virose. O som é estridente e o tempo de cura de ambas as doenças é semelhante, por isso relacionaram as coisas e começaram a usar a expressão. 

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.