Medo de Comparação das Mães

Estudo Britânico

De acordo com um site britânico, as mães tem a tendência de omitir o modo como educam seus filhos quando conversam entre si pelo medo das possíveis comparações.

Segundo os estudiosos, temas relacionados ao modo de seus filhos se alimentarem ou quanto tempo passam diante da televisão e do computador e até seu relacionamento com o marido, por exemplo,não são revelados para as outras mulheres.

Ideal de Perfeição

Segundo essa análise, que contou com a participação de cerca de cinco mil pessoas, as mulheres são pressionadas pela sociedade em geral para que sejam perfeitas, por esse motivo acabam omitindo algumas atitudes e comportamentos adotados na educação dos filhos, pelo medo de serem julgadas pela sua atuação no papel de mães.

Não Falam

O site que fez esse estudo é voltado exclusivamente para temas sobre educação infantil e maternidade. De acordo com os fundadores do site,as mulheres deveriam ser mais francas umas com as outras sobre o modo como conduzem a educação das crianças.

Situações Inverídicas

Segundo os analistas do site, em média dois terços das mães que foram entrevistadas revelaram que tinham omitido a verdade, sobre como estavam desempenhando seu papel de mãe e esposas, e quase cinquenta por cento não revelou que tinha preocupações financeiras.

Papel de Mãe

Outras quatro por cento das entrevistadas, omitiu a quantidade de horas que deixavam os filhos ficarem em frente ao computador ou a televisão, e cinco por cento delas exageraram sobre o período de tempo que se dedicavam exclusivamente a brincar com seus filhos.

Outras Situações Reveladas pelo Estudo

De acordo com os autores dessa pesquisa, uma outra situação bem comum onde as mães não contam a verdade é quando conversam com outras, quando levam os filhos para a escola.

O motivo principal é que a maioria delas não se sentem confortáveis quando são comparadas as outras, pois sofrem uma pressão social muito grande para se adequarem ao ideal de perfeição materna.

No estudo, cerca de nove entre dez entrevistadas admitiram que costumavam se comparar às outras mães.

Campanha do Site

Para tentar minimizar a situação detectada pela análise do estudo feito, os fundadores do site estão fazendo uma campanha para motivar as mães a aceitarem o modo como vivem na realidade, ao invés de inventarem situações que não aconteceram somente para tentar se adequar ao mito da mãe perfeita.

No entanto, as participantes da pesquisa revelaram que não é muito fácil dizer a verdade, e algumas até não se sentem bem depois de omitir determinadas situações que envolvam a educação dos filhos

Opinião de Especialistas

De acordo com profissionais especializados em educação e sociologia, os pais frequentemente sofrem pressões sociais para serem perfeitos na educação de seus filhos, sendo julgados de uma forma ou de outra.

Educar

Segundo especialistas em psicologia, a primeira atitude que os pais devem tomar é não se comparar mais uns com os outros, buscando sempre o melhor para si para o filho.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.