Iniciar Bem Feito, Para Prosseguir Bem Feito

O tubo digestivo

Você sabe onde começa e onde termina o tubo digestivo? Você sabe o que é o tubo digestivo? Bom, o tubo digestivo começa na boca e termina no ânus. Pesquisando em matéria voltada para o assunto, caro(a) leitor(a), você verá que ali está inserida uma sequência de etapas, com fornecedores e clientes. Só para falarmos na importância de cada envolvido em um processo fazer bem feito a sua parte, pensemos na boca, que possui o conjunto inicial de trituradores, que são os dentes. Você tem dentes, não? Pois é, se não os tem mais em sua totalidade, que pena, deixou uma das maravilhas de seu organismo se perder; geralmente, por descuido. Cuide bem dos caquinhos, que poderão lhe fazer falta!

Formando

Formando

Voltando à função dos dentes, eles foram feitos para promoção da primeira quebra do alimento, do combustível, que entrará em seu corpo, a perfeita máquina. Enquanto o alimento está sendo mastigado, é liberada a ptialina para quebra do amido. Bom, não entremos no mérito da questão, mas se não mastigamos convenientemente, o alimento descerá pelo esôfago em formato não adequado, chegando ao estômago, do jeito inadequado, pois afinal, os dentes não fizeram “legal” a parte deles. Seguindo o processo digestivo, cada cliente não estará recebendo adequadamente a matéria-prima que deverá trabalhar. Conclusão: o processo será completado, mas sem a qualidade para a qual o organismo fora projetado. Obteremos menos, com mais esforço, da máquina toda.

Kate Winslet Òscar

Kate Winslet Òscar

O processo produtivo no mercado

Você já se dirigiu a uma repartição de serviços, pública ou privada, onde o atendente fica lhe dando informações cortadas, fazendo com que você perca tempo em andanças desnecessárias atrás de um serviço ou produto? Já, não? Pois é. O mercado está cheio de “bocas sem dentes” que não fazem direito seu serviço, por incompetência, ignorância ou má fé, fazendo com que muitas e muitas e muitas unidades de moeda sejam desperdiçadas com o retrabalho de irmos e virmos até completarmos a missão.

Cada vez que somos negligenciados em um balcão de informações, estaremos voltando para casa sem a devida resolução de uma questão, consumindo combustível, pagando hora não trabalhada em sua empresa e causando desgaste ao seu organismo, por chateação de não ser tratado da maneira bem sucedida, em contrapartida à maneira eficiente que o sistema lhe cobra os impostos e taxas de serviço.

Time Campeão

Time Campeão

O Custo Brasil é altíssimo, e talvez, por sermos “um povo divertido”, algumas vezes nos esquecemos que devemos ser sérios também. Cada vez que não “mastigamos adequadamente um processo”, estamos terceirizando para nosso cliente, seja ele interno ou externo, trabalho extra. É justo? É ético sabermos que se não fazemos bem a primeira etapa, a segunda sofrerá as consequências?

Autor: Dirceu Pereira Mendonça

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.