Esquadrilha da Fumaça

EDA – Esquadrão de demonstração Aérea é o nome correto, mas popularmente conhecidos como a Esquadrilha da Fumaça, são 7 aviões que compõe um grupo da FAB – Força Aérea Brasileira, onde mecânicos e pilotos realizam demonstrações de belíssimas acrobacias aéreas pelo céu do Brasil e também pelo mundo afora.

Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça

De acordo com a própria EDA, o seu principal objetivo é o de promover uma aproximação entre os meios aeronáuticos, civis e militares, contribuindo assim para uma integração efetiva da Aeronáutica com as Forças Armadas oportunizando que a FAB marque presença em eventos aqui no Brasil e também no exterior.

História

Manobras

Manobras

A apresentação pioneira da Esquadrilha da Fumaça ocorreu aos 14 dias do mês de maio do ano de 1952, portanto há mais de meio século. Na ocasião foram utilizados os melhores aviões do mundo, modelo North American T-6 Texan, que seguiu sendo utilizado até o ano de 1977.

Durante um período de 6 anos a FAB interrompeu suas atividades com a esquadrilha da Fumaça, mas felizmente retornou as suas apresentações em dezembro do ano de 1983, quando passou a se utilizar de aviões modelo Neiva Universal T-25, que em seguida foram substituídos pelos modernos modelos Embraer EMB-312 Tucano, que estão sendo utilizados até os dias atuais. Os membros participantes da esquadrilha da Fumaça permanecem em atividade por um período de 4 anos, sendo posteriormente transferidos para outras unidades.

A base atual da Esquadrilha é em Pirassununga, Academia da Força Aérea em São Paulo. O Coronel Braga foi um dos pilotos mais famosos da Esquadrilha, ele pilotava um modelo T-6. Dentre os muitos acontecimentos notáveis deste grupo ocorreu, recentemente, um trágico acidente com um avião da esquadrilha que se chocou contra o solo, na ocasião lamentavelmente faleceu um de seus pilotos, o Capitão Anderson Amaro Fernandes, em apresentação na cidade de Lages, no Rio Grande do Sul.

Eventos

Apresentações

Apresentações

Entre os dias 28 de abril e 6 de maio a Esquadrilha da Fumaça se apresentará no exterior, o brilhantismo de suas apresentações conferiu a EDA o título honroso de “Embaixador do Brasil no Céu”, o que se justifica pelo seu extremo profissionalismo e eficiência. No Bicentenário da República Argentina que aconteceu nos dois primeiros dias do mês de maio, a esquadrilha realizou duas belas demonstrações, na ocasião houve um público se cerca de 400 mil pessoas, em cada dia, o que demonstra a importância deste evento naquele país.

Logo após estas apresentações parte do grupo retorna ao Brasil para se apresentar no Rio Grande do Sul, respectivamente em Santa Rosa e Garibaldi, dias 4 e 5 de maio. Não deixe de assistir, pois sem dúvida é um espetáculo que vale a pena. O Globo Repórter fez uma matéria especial com um dos pilotos da Esquadrilha, que deverá ir ao ar no dia 7 de maio em homenagem ao Dia das Mães.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.