O Grande Problema
O jovem paquistanês de 18 anos, Sain Mumtaz está sendo alvo de uma das maiores incógnitas do mundo científico dos últimos anos, tudo por causa do crescimento anormal dos ossos de sua cabeça. Os médicos que estão avaliando o caso de Sain ainda estão diante de um problema de difícil resolução, pois não há relatos anteriores semelhantes e não se sabe quais tratamentos e os motivos desta anormalidade.
Diagnóstico Errôneo
Quando ainda na fase infantil de sua vida, Sain foi diagnosticada de maneira errônea como portador da Síndrome de Proteus, mas o fato é que a doença de Proteus afeta somente um dos lados de uma determinada área, o que não se comprova devido a deformidade simétrica de ambos os lados da cabeça de Sain sugere que ele está sofrendo provavelmente de uma outra condição, mas os médicos não sabem do que se trata justamente por esta ser uma condição ainda não relatada na literatura médica, e por isso, inédita a todos.
O grande problema da condição médica de Sain é o peso exagerado que sua cabeça exerce sobre o pescoço, fato este que poderia ser amenizado caso a família de Sain fizesse o que ele mesmo está fazendo agora, que é maior de idade e dono de seus atos: procurando auxílio médico especializado. Quanto a sua vida pessoal Sain diz que almeja possuir seu próprio negócio, após estar com seu quadro clínico melhorado, mas diz ainda que não vê condições ainda de enxergar a construção de um casamento e de uma família. Ele acredita que é da maneira como ele é porque Deus o amaldiçoou. Ainda de acordo com seu modo de pensar, a maldição veio para que somente ele, e mais ninguém, suportasse a dor de sua maldição, por isso não quer o casamento.
Pesquisas
Um dos mais conceituados geneticistas clínicos australianos, o Dr. Edwin Kirk, do Hospital Infantil de Sydney e da Universidade de New South Sales, na Austrália, tem uma vasta experiência em diagnosticar extremas deformidades congênitas. Ele está ansioso para viajar ao Paquistão para examinar Sain, agora com 18 anos de idade, para testar, verificar e diagnosticar a doença que está causando os seus problemas. Ao voltar para Austrália, ele vai se consultar com o médico especialista Dr. Glen Marshall sobre o tratamento que melhor serviria Sain. Existe algum tratamento com base em drogas que podem ajudar neste caso raro? Será que Sain poderia aceitar a idéia de um procedimento através de ato cirúrgico para fazer a correção da deformidade? E será que ainda este procedimento cirúrgico não iria acarretar uma série de complicações que iri por em risco a vida do jovem paciente?