Vai Depender da Sua Profissão
Quando uma pessoa trabalha em um escritório, ou em uma repartição publica, ou em qualquer outro cargo que ande bem vestida, logo é reconhecida por todos é cumprimentada e faz parte da sociedade. Podemos até dizer que as pessoas são rotuladas pelo que são e pelo que possuem. A sociedade “exige um padrão” para que as pessoas sejam respeitadas, pois um gari, por exemplo, uma faxineira e muitas outras profissões em que o trabalhador usa uniforme que não seja, digamos, elegante ou chique, passam despercebidos pela população, mesmo que estejam todos os dias ali no mesmo lugar fazendo o seu trabalho duro. Podem até faltar que ninguém vai notar, a não ser que o acumulo do lixo comece a incomodar.
Um Exemplo
No domingo a atriz global Camila Pitanga em função do papel que vai representar na próxima novela das 18 hs , resolveu se vestir de faxineira e ir para o Shopping fazer um teste para ver se seria reconhecida pelo publico, sabem o que aconteceu? Pois é foi incrível, mas ela conversou com varias pessoas e ninguém a reconheceu, simplesmente passou como se fosse a mulher invisível, e sabem por quê? Ela estava usando um uniforme de faxineira. Incrível como as pessoas são bitoladas a prestarem atenção só no que é agradável para os seus olhos, mesmo que seja algo importantíssimo como esse trabalho de estar mantendo limpo o Shopping. É incrível como as pessoas são preconceituosas.
O Preconceito
Por causa do preconceito elas não viram que por baixo do singelo uniforme estava uma estrela e que tem brilhado regularmente nas telinhas. Parece incrível, mas não é, por mais que o ser humano lute contra o preconceito ele existe e na maioria das vezes nem se da de conta que esta tendo uma atitude preconceituosa. Muitas pessoas trabalham e fazem a sua tarefa com maior dedicação e respeito para que seu trabalho seja reconhecido e para que as pessoas saibam da importância do mesmo e nem agindo assim dessa maneira elas são respeitadas, pois é muito mais simples ajudar uma pessoa bem vestida do que estender a mão para uma faxineira ou gari.
Concluindo
Por mais que seja falado e exposto o racismo para que seja eliminado da sociedade, ele continua existindo. É óbvio que de uma maneira mais sutil e menos agressiva, mas continua bem vivo no nosso dia-a-dia, por sermos pessoas egoístas não deixamos que a bondade e o bom senso nos dominem diariamente e na maioria das vezes deixamos que as pessoas passem despercebidamente pelo nosso caminho. A correria e as preocupações com o trabalho e a família são motivos pelos quais nos levam a tomar certas atitudes que não nos deixam muito tempo para praticar a solidariedade para com o nosso próximo, mas com certeza lá no intimo de cada ser humano esse sentimento ainda existe e esta pronto para ser resgatado.